Potencial de implantação de greenways para transporte não motorizado em fundos de vale

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Resumo: O incentivo ao uso de modos de transporte não motorizados é cada vez mais necessário para reduzir os impactos negativos causados pela atual situação da mobilidade urbana Mas para esse incentivo surtir efeito, são necessárias ações, tais como a criação de infraestruturas seguras e confortáveis para o tráfego de pedestres e ciclistas Esses investimentos poderiam encorajar o uso da caminhada e ciclismo como modo de transporte, pois a oferta de opções convenientes e seguras é um dos objetivos do planejamento de sistemas de transportes O objetivo desse trabalho é avaliar a partir do ponto de vista legal, físico, ambiental e dos moradores e frequentadores da região de estudo, o potencial de implantação de greenways em fundos de vale de áreas urbanas Para isso, o fundo de vale pertencente ao Córrego Água Fresca, na cidade de Londrina/PR, foi selecionado como local de estudo Para realização do trabalho, foi feita a caracterização física e ambiental do local de estudo Os dados coletados no fundo de vale foram comparados com os dados de um trecho de vias urbanas, que foi selecionado abrangendo partes das duas vias mais utilizadas por ciclistas em Londrina, a fim de avaliar se os fundos de vale têm ambiente propício para a circulação de transporte não motorizado Um protótipo foi desenvolvido para coletar dados de parâmetros ambientais, tais como: índice UV; concentração de gases tóxicos na atmosfera, temperatura e umidade do ar Esse protótipo foi desenvolvido por meio da plataforma Arduino Para avaliar o ponto de vista dos moradores e frequentadores do local de estudo foi desenvolvido um projeto conceitual, que foi utilizado para apresentar a proposta à população A partir desse projeto conceitual foi feita uma pesquisa de opinião a respeito da proposta apresentada Os resultados dessa pesquisa mostraram que do ponto de vista legal, é possível implantar uma greenway no local de estudo, seguindo as principais legislações vigentes Do ponto de vista físico, o fundo de vale oferece melhores condições para o tráfego dos pedestres e ciclistas, em termos de topografia do terreno, quando comparado ao trecho urbano Do ponto de vista ambiental, foi possível identificar que o trecho do fundo de vale recebe reduzidos níveis de incidência de raios ultravioletas, que pode ser explicado pela presença da densa vegetação Os resultados da análise das variáveis ambientais gases tóxicos, temperatura e umidade do ar, não foram conclusivos, sendo necessário a realização de mais coletas de dados em estudos futuros A maioria das pessoas concorda com a implantação de greenways em fundos de vale, no entanto há uma preocupação com os efeitos que isso poderia causar para o meio ambiente local Além disso, uma descoberta importante demonstrou que a implantação de uma única via verde, sem conexão com outras ou com outros tipos de infraestrutura para pedestres e ciclistas, não alcançará os objetivos de encorajar o uso de transporte ativo, servindo apenas como um espaço para esporte e lazer

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Palavras-chave

Engenharia, Transporte não-motorizado, Greenway, Infraestrutura cicloviária, Fundo de vale, Engineering - Non-motorized transport, Engineering, Greenway, Cycling infrastructure - Buttom valley

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