01 - Doutorado - Sociologia

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    Por uma sociologia do ensino fundamental : análise da coleção “Sociedade em Movimento”
    (2023-09-22) Santos, Jaqueline Fabeni dos; Lima, Ângela Maria de Sousa; Maçaira, Júlia Polessa; Bueno, Zuleika de Paula; Eras, Lígia Wilhelms; Araújo, Angélica Lyra de
    Na presente pesquisa busco analisar a Coleção ‘Sociedade em Movimento’, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental e publicada pela Editora Moderna, como primeira obra desta natureza. O objetivo é investigar o contexto de produção desta Coleção, analisando as ilustrações, as fotografias, os gráficos, as tabelas, os esquemas explicativos, as charges, dentre outros elementos que compõem as obras, ao tomar como um dos referenciais os critérios já utilizados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Quer-se identificar o potencial dessa Coleção enquanto ferramenta de recontextualização pedagógica, tendo como base teórico-metodológica as contribuições de Basil Bernstein (1996). Sabendo que para o autor, o discurso sociológico transita pelos campos sociais de comunicação, em um processo recontextualizador que o leva a sofrer transformações, vocalizado por diferentes sujeitos até constituir-se como código próprio, investiga-se o campo de comunicação do livro didático público, vocalizado aos adolescentes e jovens dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. Para dar conta dessa reflexão, foram realizadas sete entrevistas, com alguns autores/autoras da Coleção ‘Sociedade em Movimento’, para, assim, compreender o seu processo de produção e mapear quais instâncias recontextualizadoras interferiram nessa publicação. Além disso, através do uso da Sociologia da Experiência de Fraçois Dubet, foi possível apreender os sentidos e significados que esses sujeitos atribuem à sua experiência materializada nesse material didático. Ao combinar uma análise documental, tendo como base as discussões da Sociologia do currículo, e as vozes dos sujeitos produtores desse currículo, materializado nos textos didáticos e objeto desta pesquisa. Intenciona-se, desse modo, a elaboração de uma cartografia didática dessa produção que engloba seus aspectos macrossociais e microssociais. Os primeiros dados coletados revelaram uma forte influência do sucesso editorial que o livro destinado ao Ensino Médio alcançou ao ser aprovado no PNLD, como um fator essencial na construção de um cenário favorável para o desenvolvimento de uma coleção para o Ensino Fundamental. Justamente por isso, percebeu- se a necessidade de uma comparação entre a Sociologia pensada na Coleção ‘Sociedade em Movimento’ e a Sociologia pensada no livro didático do Ensino Médio, publicado pela mesma Editora, intitulado ‘Sociologia em Movimento’, tomando como base os pressupostos da recontextualização pedagógica. Assim, foi possível perceber semelhanças e diferenças existentes entre as abordagens sociológicas e os processos de recontextualização das Ciências Sociais propostos nas edições da Coleção, voltados para etapas de escolarização distintas. Por isso, a presente pesquisa enxerga, como uma das possibilidades, o desenvolvimento de uma análise sociológica dos livros didáticos como ferramenta que permite repensar e elaborar novas estratégias para a recontextualização pedagógica da disciplina, tanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
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    Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)
    (2023-09-05) Fernando, Ilídio; Lanza, Fábio; Lima, Angela Maria de Sousa; Santos, José Francisco dos; Patrocino, Luis Gustavo; Muianga, Baltazar Samuel
    A presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básica
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    Imagens de mulheres na publicidade brasileira : o que pensam as e os profissionais de criação
    (2023-08-21) Molari, Beatriz; Mariano, Silvana; Malta, Renata Barreto; Beleli, Iara; Sardenberg, Cecília Maria Bacellar; Ramírez-Gálvez, Martha Célia; Souza, Márcio Ferreira de
    Há décadas, teóricas feministas discutem as problemáticas sobre a veiculação de imagens de mulheres na contemporaneidade. Em relação à publicidade, a crítica está no fato de que esta modalidade de comunicação colabora para a criação de modelos de interpretação que são articulados na forma como as mulheres se definem e como elas são concebidas por outros indivíduos nas interações sociais. Neste cenário, a partir de um arcabouço centrado na Teoria das Representações Sociais, na perspectiva interseccional e em discussões sobre reflexividade e agência, este estudo tem como objetivo compreender o que pensam os e as profissionais que atuaram na produção de conteúdos publicitários no Brasil entre 2015 e 2021 sobre os modos de retratar mulheres em campanhas dos setores de beleza/cosméticos e cervejarias veiculadas na televisão aberta e entender o sentido que esses e essas profissionais atribuem à ação de retratar mulheres em materiais que correspondam aos recortes mencionados. De caráter qualitativo, esta investigação está alinhada à corrente teórica da Sociologia Compreensiva, que visa apreender a realidade vivenciada socialmente. Para isso, foram realizadas 16 entrevistas semiestruturadas com profissionais indicados e indicadas por 8 agências de publicidade coparticipantes desta tese. As entrevistas transcritas foram analisadas pela análise de conteúdo. As principais conclusões apontam que, para os sujeitos da pesquisa, no setor de beleza/cosméticos prevalece a associação entre beleza e mulheres, seja na propagação de uma ideia restritiva de aparência ou na retratação de diferentes raças, formas físicas, sexualidades e profissões. No setor de cervejarias, os sujeitos, sobretudo as mulheres, mencionaram a objetificação, prática menos realizada tendo em vista o receio de uma reação contrária dos públicos. Em ambos os setores, o sentido de retratar mulheres é econômico e representacional, pois, para os e as profissionais, as representações favorecem a identificação do público, o que contribui para a venda e, também, colabora na ampliação das possibilidades de atuação social para elas. Todavia, os sujeitos ressaltaram que as relações de poder estabelecidas entre agentes do setor publicitário, sendo as anunciantes, as agências de publicidade e a concorrência, promovem, com maior frequência, retratações de mulheres brancas, magras e jovens. Considerando as representações sociais dos e das profissionais, concluo que este cenário excludente é resultado de situações de injustiça econômica, relacionada à precariedade de acesso ao mercado de trabalho da publicidade no Brasil; e de injustiça cultural, pois as representações são feitas a partir de padrões institucionais que reforçam opressões interseccionais. Este contexto, concluo, requer políticas de redistribuição e de reconhecimento, para que a reorganização do trabalho nas agências de publicidade no país permita incluir grupos sociais excluídos destes espaços, o que colabora para retratações construídas a partir de autopercepções e para a valorização de identidades desprezadas, bem como para a alteração de sistemas de representação visando a paridade de participação social.
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    As Ciências Sociais no complexo internético: um estudo de recontextualização nos vídeos do Youtube
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-24) Alves Neto, Henrique Fernandes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Lima, Alexandre Jeronimo Correia; Maçaira, Julia Polessa; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Bueno, Zuleika de Paula
    Resumo: Esta tese tem como objeto os vídeos de Sociologia publicado na plataforma Youtube. O objetivo da pesquisa é investigar se há diferença, ou não, entre a Sociologia ensinada em sala de aula e essa ensinada no Youtube. Para tanto, nos pautaremos na seguinte hipótese: a) há um teor de entretenimento nos conteúdos; b) há um esvaziamento científico do conteúdo; c) o fim do conteúdo volta-se para as avaliações no modelo de vestibulares e Enem. Para compreender esse fenômeno, elaboramos um modelo analítico com base nas reflexões teóricas de Basil Bernstein (1996) e sua discussão sobre o dispositivo pedagógico. Este modelo nos permitiu encontrar os princípios dominantes que determinam a gramática do discurso pedagógico da primeira década do século XXI: capitalismo de vigilância (Zuboff, 1996), colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019; Kwet, 2019), performatividade e conhecimento governante (Ball, 2020). Como estratégia metodológica para observar a ação desses princípios, analisamos cem vídeos do Youtube encontrados com a utilização da ferramenta YouTube Data Tools e com dez termos retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A análise dos vídeos relevou a existência e resistência de um código pedagógico pré-digital, pautado em uma gramática distinta da elaborada pela pesquisa. Encontramos a atuação dos princípios dominantes nas recentes formas educacionais brasileira, o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ambas propostas dialogam com os princípios dominantes, seja na distribuição e organização de componentes curriculares, na definição de conteúdos e pressupostos epistemológicos e na seleção de agentes e agências envolvidos no processo de elaboração. Por fim, concluímos que o dispositivo pedagógico do século XXI atua em diferentes dimensões e em tempos distintos e talvez, por isso, ainda não tinha sido relevada a sua configuração. Esta tese é um exercício de desvelar o código digital que estrutura este novo discurso pedagógico. Abstract: This thesis has Sociology videos published on Youtube as its object. The purpose is to investigate whether there is difference between Sociology that is taught in the classroom and the one taught in YouTube. For our present purpose, we are guided by the following hypotheses: a) there is a character/sense of entertainment in the contents; b) there is a scientific emptiness in the contents; c) the end of the contents tends to evaluations patterns in university entrance exams and Enem (Exame Nacional do Ensino Médio – High school National Test). In order to comprehend this phenomenon, we developed an analytical model based on the theoretical reflections of Basil Bernstein (1996) and his concepts of pedagogical device. This model permitted us to find the dominant principles which determine the grammar of pedagogical discourse from the first decade of 21st century: surveillance capitalism (Zuboff, 1996), data colonialism (Couldry and Mejias, 2019; Kwet, 2019) performativity and governing knowledge (Ball, 2020). As methodological strategy to observe the action of these principles, we analyzed 100 YouTube videos which were found through search in YouTube Data Tools, and 10 terms that were taken from textbooks of Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) from 2018. The analysis of these videos revealed both the existence and resistance of a pre-digital pedagogical code ruled by a different grammar from the one developed by the research. We found out the performance of the dominant principles in the recent Brazilian educational reforms, named Novo Ensino Médio (NEM) and Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Both proposals are in common with dominant principles, being in the distribution and organization of curricular components, in the definition of contents and epistemological assumptions, and in the selection of agents and agencies involved in the process of development. Finally, we have concluded that the pedagogical device from 21st century performs in different dimensions and in different times, and perhaps, that is why its configurations have not been revealed. This thesis is an exercise of discovering the digital code that structures this new pedagogical discourse.