01 - Doutorado - Sociologia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    As Ciências Sociais no complexo internético: um estudo de recontextualização nos vídeos do Youtube
    (Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-24) Alves Neto, Henrique Fernandes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Lima, Alexandre Jeronimo Correia; Maçaira, Julia Polessa; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Bueno, Zuleika de Paula
    Resumo: Esta tese tem como objeto os vídeos de Sociologia publicado na plataforma Youtube. O objetivo da pesquisa é investigar se há diferença, ou não, entre a Sociologia ensinada em sala de aula e essa ensinada no Youtube. Para tanto, nos pautaremos na seguinte hipótese: a) há um teor de entretenimento nos conteúdos; b) há um esvaziamento científico do conteúdo; c) o fim do conteúdo volta-se para as avaliações no modelo de vestibulares e Enem. Para compreender esse fenômeno, elaboramos um modelo analítico com base nas reflexões teóricas de Basil Bernstein (1996) e sua discussão sobre o dispositivo pedagógico. Este modelo nos permitiu encontrar os princípios dominantes que determinam a gramática do discurso pedagógico da primeira década do século XXI: capitalismo de vigilância (Zuboff, 1996), colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019; Kwet, 2019), performatividade e conhecimento governante (Ball, 2020). Como estratégia metodológica para observar a ação desses princípios, analisamos cem vídeos do Youtube encontrados com a utilização da ferramenta YouTube Data Tools e com dez termos retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A análise dos vídeos relevou a existência e resistência de um código pedagógico pré-digital, pautado em uma gramática distinta da elaborada pela pesquisa. Encontramos a atuação dos princípios dominantes nas recentes formas educacionais brasileira, o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ambas propostas dialogam com os princípios dominantes, seja na distribuição e organização de componentes curriculares, na definição de conteúdos e pressupostos epistemológicos e na seleção de agentes e agências envolvidos no processo de elaboração. Por fim, concluímos que o dispositivo pedagógico do século XXI atua em diferentes dimensões e em tempos distintos e talvez, por isso, ainda não tinha sido relevada a sua configuração. Esta tese é um exercício de desvelar o código digital que estrutura este novo discurso pedagógico. Abstract: This thesis has Sociology videos published on Youtube as its object. The purpose is to investigate whether there is difference between Sociology that is taught in the classroom and the one taught in YouTube. For our present purpose, we are guided by the following hypotheses: a) there is a character/sense of entertainment in the contents; b) there is a scientific emptiness in the contents; c) the end of the contents tends to evaluations patterns in university entrance exams and Enem (Exame Nacional do Ensino Médio – High school National Test). In order to comprehend this phenomenon, we developed an analytical model based on the theoretical reflections of Basil Bernstein (1996) and his concepts of pedagogical device. This model permitted us to find the dominant principles which determine the grammar of pedagogical discourse from the first decade of 21st century: surveillance capitalism (Zuboff, 1996), data colonialism (Couldry and Mejias, 2019; Kwet, 2019) performativity and governing knowledge (Ball, 2020). As methodological strategy to observe the action of these principles, we analyzed 100 YouTube videos which were found through search in YouTube Data Tools, and 10 terms that were taken from textbooks of Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) from 2018. The analysis of these videos revealed both the existence and resistance of a pre-digital pedagogical code ruled by a different grammar from the one developed by the research. We found out the performance of the dominant principles in the recent Brazilian educational reforms, named Novo Ensino Médio (NEM) and Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Both proposals are in common with dominant principles, being in the distribution and organization of curricular components, in the definition of contents and epistemological assumptions, and in the selection of agents and agencies involved in the process of development. Finally, we have concluded that the pedagogical device from 21st century performs in different dimensions and in different times, and perhaps, that is why its configurations have not been revealed. This thesis is an exercise of discovering the digital code that structures this new pedagogical discourse.