02 - Mestrado - Geografia
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Navegando 02 - Mestrado - Geografia por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
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Item Agronegócio, mídia e ensino de geografiaCarvalho, Flavio Augusto de; Tsukamoto, Ruth Youko [Orientador]; Silva, Paulo Celso; Asari, Alice YatiyoResumo: Na sociedade contemporânea os meios de comunicação assumiram grande relevância devido ao avanço técnico e ao advento da globalização A participação da mídia na vida cotidiana é decorrente do processo histórico de sua formação, atrelada a própria lógica capitalista, que forneceu as bases necessárias para seu crescimento e concentração Os meios de comunicação estão em todos os espaços, inclusive dentro do ambiente escolar, e suas informações podem exercer influência significativa sobre os alunos Atualmente, observamos a crescente participação nos meios de comunicação de um dos setores da agricultura brasileira, denominado agronegócio Esse modelo de organização empresarial das atividades agropecuárias é fruto do processo de expansão do capital no campo No Brasil, o agronegócio ganhou evidência a partir da década de 199 Isso se deu porque o setor patronal que comanda o agronegócio buscou, por meio de campanhas publicitárias divulgadas na mídia, melhorar sua imagem perante a sociedade brasileira Desta maneira, a escola e o ensino de Geografia estão diante de um grande concorrente na tarefa de informar e de formar opinião sobre a realidade do meio rural no Brasil Pelo fato deste tema (o meio rural), fazer parte dos conteúdos básicos do currículo de Geografia no ensino fundamental e médio, nosso objetivo foi analisar a compreensão dos professores sobre a ideologia presente nos meios de comunicação, principalmente quando veiculam informações e matérias sobre o agronegócio, bem como observar possíveis reflexos em sua prática em sala de aula São objetivos específicos desta Dissertação : investigar os canais de informação sobre o agronegócio consultados pelos professores e detectar as possíveis dificuldades em desenvolver esta temática nas aulas de Geografia Para alcançar estes objetivos, realizamos aplicação de questionários e entrevistas junto aos professores de Geografia integrantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do estado do Paraná, pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de Londrina, Apucarana e Ivaiporã atendidos pelo curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina A pesquisa demonstrou que apesar da importância dos meios de comunicação para o ensino, poucas escolas oferecem aos professores cursos ou projetos ligados à mídia e ao agronegócio e, consequentemente, observamos, por parte dos professores no seu trabalho em sala de aula, fragilidades teóricas e práticas ao lidar com a temática do agronegócio Essas fragilidades decorrem principalmente do fato de que as informações que os professores possuem sobre o agronegócio são aquelas pautadas predominantemente pela mídia Desta forma, seus conceitos sobre esta atividade são influenciados pelas campanhas publicitárias deste setor empresarialItem Os primeiros passos na geografia : a pedagogia de projetos em prática no ensino fundamental IJesus, Lílian Gavioli de; Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]; Salvi, Rosana Figueiredo; Pontuschka, Nídia NacibResumo: Esta pesquisa, realizada na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na região oeste de Londrina, teve como objetivo principal propor e aplicar novas práticas no ensino fundamental I, referentes à disciplina de Geografia Os objetivos específicos foram observar as aulas de Geografia ministradas na mesma escola e apresentar novas práticas a partir da Pedagogia de Projetos com literatura, pintura, maquetes, mapas temáticos, vídeos, entre outros O intuito da pesquisadora foi levar em consideração o desenvolvimento infantil a partir da realidade dos alunos da escola, expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social, e motivar os mesmos ao processo de ensino-aprendizagem, no caso de Geografia, através da afetividade escolar, utilizando os seguites pensadores: Piaget, Wallon e Wygotsky A pesquisadora inicia o trabalho com um histórico sobre o ensino de Geografia no Brasil no ensino fundamental I, desde os jesuítas até a atualidade Ainda neste capítulo evidencia a função e a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Geografia), da Interdisciplinaridade e da Afetividade como bons componentes para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia No capítulo 3, a pesquisadora caracteriza a escola escolhida para se realizar a pesquisa, justifica a razão desta ser um “lugar” para a mesma e relata sobre sua observação nas aulas de Geografia No capítulo 4, a pesquisadora aprofunda o texto sobre a Pedagogia de Projetos e explica como desenvolveu cada projeto no ensino fundamental I Uma pesquisa turbulenta, visto as dificuldades encontradas na escola pública, como a grande quantidade de alunos por sala e a escassez de recursos, por exemplo, os tecnológicos Todavia, uma aventura que mudou o cenário da escola e que motivou não apenas os alunos, como toda equipe pedagógica para o ato de aprender