02 - Mestrado - Geografia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Geografia por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aproximações metodológicas entre a geografia e a literaturaCamargo, Aparecida Ramazotti de; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Resumo: O objetivo central deste estudo consiste em discutir as possibilidades de articulação entre o ensino de Geografia e o estudo de obras artísticas e literárias Os caminhos metodológicos que constituíram a pesquisa incluíram a discussão teórica sobre literatura e leitura como produção de sentidos, os caminhos da Geografia e da Literatura como disciplinas escolares, bem como a fragmentação do saber como um reflexo da corrente positivista ainda presente no meio educacional contemporâneo Tendo como escopo o trabalho com a interdisciplinaridade, propõe-se o estudo do romance de Domingos Pelegrini, intitulado O caso da chácara Chão, o qual integrou a proposta didática aplicada junto a alunos de um curso profissional de uma escola da rede estadual de ensino Os resultados da pesquisa permitem afirmar que, embora a interdisciplinaridade na prática esteja ainda muito distanciada de sua configuração ideal, emerge como caminho para a otimização das atividades que envolvam os conteúdos escolares Restou ainda comprovado que a preocupação com a leitura do espaço pressupõe uma análise do espaço escolar, suas mudanças e permanências, suas necessidades e suas obsolescências como instrumental do amanhã Desta forma, na medida em que os sujeitos promovam a leitura de mundo, na articulação entre os múltiplos espaços que o configuram, podem tomar consciência de seu papel, seu lugar e premência de ações em favor das coletividades nas quais estão inseridos, assumindo a posição de águias prontas a alçar voos cada vez mais ousadosItem Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografiaAndrade, Francielly Barbosa; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Torres, Eloíza Cristiane; Puccetti, RobertaResumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisaItem A interdisciplinaridade do meio ambiente : da geografia ao direito ambientalMorimoto, Clayson; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Torres, Eloíza Cristiane; Lima, Cézar Bueno deResumo: O presente trabalho promove uma discussão sobre a interdisciplinaridade do meio ambiente, perpassando pela ótica da ciência geográfica até a sua proteção no arcabouço jurídico Para auferir seus objetivos contextualiza-se no decorrer dos tempos a intrínseca relação dicotômica do homem e da natureza, buscando explicitar as transformações socioeconômicas, culturais, políticas e jurídicas que se delineam nesse amplo processo interconectado Desde a mais primitiva das sociedades, homem e natureza mantêm intrínsecas relações No limiar do século XXI as ciências humanas e sociais enfrentam novos desafios, frente a produção fragmentada do conhecimento O processo interdisciplinar é uma medida integradora, capaz de favorecer a dimensão social que a ciência fragmentada não possibilita Sabe-se que a Geografia detém um conhecimento acumulado no decorrer dos séculos, por sua vez o Direito Ambiental, é um fenômeno recente na história da humanidade Muito embora sejam ciências com características próprias e distintas, e de utilizarem nomenclaturas distintas, é possível afirmar que ambos têm o mesmo objeto de estudo, resguardadas algumas considerações Em razão do caráter teórico deste trabalho, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, crivadas a um processo analítico e sistemático No que tange às contribuições esperadas, busca-se um estudo sistematizado da relação homem-natureza, de modo a contribuir para uma reflexão sobre o desenvolvimento humano e da ciência geográfica e jurídica ambiental Assim, no âmbito teórico, coteja-se demonstrar aos profissionais envolvidos na temática exposta, que da interação homem-natureza existem aspectos econômicos, sociais e jurídicos que se interrelacionam numa matriz multiescalar e multitemporal Com isso, aspira-se que as conclusões do estudo possam subsidiar novos projetos e fundamentar uma concepção em que homem e natureza são concebidos como parte de um mesmo processo constituído de diferenças