01 - Doutorado - Análise do Comportamento
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Navegando 01 - Doutorado - Análise do Comportamento por Assunto "Behavior analysis"
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Item Lugar de fala e comportamentalismo radical: explorando a dimensão política do comportamento verbal(2023-07-25) López, Denisse Brust; Lopes, Carlos Eduardo; Laurenti, Carolina; Costa, Maria de Nazaré Pereira da; Fernandes, Diego Mansano; Pompermaier, Henrique MesquitaO conceito de “lugar de fala” tem ganhado uma presença marcante no debate público, especialmente no espaço virtual. O termo comumente permeia discussões de caráter social, relacionadas a questões raciais, de gênero, sexualidade e política. A definição de lugar de fala, porém, permanece pouco delimitada, dando margem para usos diferentes, difusos e inclusive contraditórios do conceito. Apesar dessa vagueza conceitual, algumas autoras brasileiras têm se preocupado em resgatar a história e a relevância do conceito, mostrando como as noções de discurso e de poder têm um papel central para seu entendimento. O crescente interesse por temáticas de natureza sociocultural, assim como a possibilidade de compreensão do discurso e da fala em termos de comportamento verbal e práticas culturais, tornam a Análise do Comportamento uma proposta psicológica promissora para discutir o conceito. Considerando esses pontos, o objetivo deste estudo foi demonstrar as implicações políticas de uma interlocução entre o conceito de lugar de fala e a teoria skinneriana do comportamento verbal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza teórico-conceitual dividida em quatro etapas: 1) Mapeamento do usos do conceito de lugar de fala na literatura acadêmica; 2) Discussão de seus pressupostos teórico-filosóficos; 3) Caracterização da noção skinneriana de comportamento verbal; e 4) Demonstração das implicações políticas de uma interlocução entre o conceito de lugar de fala e a teoria skinneriana do comportamento verbal. Os resultados mostraram que, mesmo havendo diversos campos de investigação que fazem uso do conceito, é no contexto do feminismo negro que o lugar de fala ganha destaque no cenário brasileiro, consolidando-se como um conceito deliberadamente político que confronta as dinâmicas discursivas de exploração e dominação a partir de uma crítica interseccional das relações de poder. Uma interpretação pluralista do comportamentalismo radical partilha da visão de mundo relacional e contextualista do feminismo negro, segundo a qual discursos e silêncios são sempre situados, nos corpos, nas relações sociais e culturais, sendo, portanto, parciais. As análises feministas negras destacam que essa localização é sempre numa matriz de dominação interseccionada, evidenciando, assim, que as dinâmicas políticas dos discursos são uma questão estrutural. Nesse contexto, o comportamentalismo radical fornece ferramentas filosóficas, teóricas e conceituais para a efetiva explicitação do controle social institucionalizado exercido pelos grupos hegemônicos mediante os discursos, assim como para explorar, junto com movimentos sociais como o feminismo negro, possibilidades para seu desmantelamento. Conclui-se que a desestabilização das estruturas de poder somente é possível num movimento coletivo de resistência que parta dos grupos marginalizados, pois a probabilidade dos grupos hegemônicos se comportarem para limitar os próprios reforçadores tende a ser muito menor. Ademais, sua sensibilidade comportamental tende a ser mais estreita, pois as práticas verbais que controlam grande parte de seu comportamento instituíram apenas uma pequena parcela da população como seres humanos cuja dor e cujo silêncio são, de fato, percebidos como importantes. Portanto, os discursos das margens, se construídos no contexto de comunidades verbais alternativas cujas práticas verbais não coincidam com aquelas das agências controladoras, se constituem como uma peça-chave na construção de uma sociedade mais igualitáriaItem Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos para capacitar profissionais formadores a propor comportamentos-objetivo no contexto da formação profissional em serviço(2024-03-14) Sahão, Fernanda Torres; Kienen, Nádia; Luca, Gabriel Gomes de; Lopes Junior, Jair; Soares, Maria Rita Zoéga; Panosso, Mariana GomideProfissionais especialistas de diversos campos têm sido requeridos a intervirem diretamente no contexto de trabalho e a capacitarem outros profissionais a fazerem isto, exercendo a função de formadores. Porém, eles não têm sido treinados para isso, e podem apresentar dificuldades para ensinar comportamentos relevantes aos seus aprendizes. A Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) é uma tecnologia de ensino que permite a proposição de comportamentos relevantes a serem ensinados, a elaboração, a aplicação e a avaliação de programas de ensino que objetivem desenvolver tais comportamentos. A presente pesquisa objetivou elaborar um material autoinstrucional para capacitar formadores a propor comportamentos-objetivo para treinamentos com base nas necessidades de aprendizagem do público-alvo, a partir da PCDC e com a participação de formadores. Foram realizados quatro estudos. No Estudo 1, o objetivo foi identificar e sistematizar, a partir de literatura científica, as variáveis relacionadas ao comportamento de programar e aplicar treinamentos no contexto de trabalho. Foram examinados 14 artigos com informações sobre (a) situações-problema relacionadas a programar e aplicar treinamentos, (b) ações a serem apresentadas pelos formadores, e (c) resultados a serem obtidos. Foi identificada maior quantidade de informações sobre ações a serem apresentadas pelos formadores (e. g., planejar condições de ensino, definir objetivos para o treinamento). As situações-problema identificadas se referem a dificuldades no repertório de ensino e ausência de treinamentos para desenvolver esse repertório. Os resultados a serem obtidos são descritos de forma ampla, não sendo especificada a consequência imediata das ações dos formadores. O Estudo 2 consiste em uma pesquisa survey, a partir de questionário online com 18 formadores, e seu objetivo foi caracterizar o repertório comportamental desses profissionais para planejar e aplicar treinamentos. As principais dificuldades relatadas foram planejar estratégias de ensino, manter os aprendizes motivados, fornecer feedback e ter clareza sobre as habilidades a serem desenvolvidas pelos aprendizes. Algumas lacunas na formação desses profissionais estão relacionadas às etapas iniciais do treinamento, como na descoberta “do quê” precisam ensinar aos aprendizes para uma atuação profissional mais qualificada. A partir dos dados dos estudos 1 e 2, foi possível a realização do Estudo 3, cujo objetivo foi propor comportamentos-objetivo e planejar condições de ensino para capacitar formadores a propor comportamentos-objetivo para treinamentos com base nas necessidades de aprendizagem do público-alvo, a partir da PCDC e por meio de um material autoinstrucional. O estudo é constituído por três etapas: (a) identificação e descrição das situações-problema com as quais os formadores lidam, (b) decomposição e sequenciamento dos comportamentos a serem ensinados, e (c) planejamento de condições de ensino para desenvolver os comportamentos-objetivo do material. A decomposição resultou em 70 classes de comportamentos-objetivo intermediários, que foram sequenciadas em três unidades de ensino. As estratégias de ensino planejadas se referem à apresentação de textos didáticos, atividades relacionadas à realidade profissional dos formadores, exemplos de como realizar as atividades, perguntas orientadoras e feedback informativo e descritivo. No Estudo 4 foi elaborado um material autoinstrucional para propor comportamentos-objetivo para treinamentos a partir das necessidades de aprendizagem do público-alvo, com a participação dos formadores e com base na PCDC. O material constitui-se de três unidades, que foram validadas por três formadores, em relação a adequação e clareza da linguagem, pertinência das atividades e exemplos, e sugeriram mudanças em aspectos estruturais do material e informações a serem adicionadas para maior compreensão das atividades. Os resultados da pesquisa representam contribuições metodológicas, tecnológicas e sociais, que podem trazer implicações importantes para a comunidade científica e para a sociedade. Isso porque foram utilizados procedimentos que permitem a descoberta de comportamentos a serem ensinados, a partir de um trabalho de investigação da realidade dos aprendizes, servindo de base para outras pesquisas e intervenções que envolvam processos de ensino e aprendizagem, modificando a ênfase dada pelo ensino tradicional. A validação social desse tipo de trabalho é importante, ainda que pouco utilizada na Análise do Comportamento e PCDC, pois permite identificar o que é relevante para o público-alvo e a linguagem mais adequada a ser utilizada, aumentando a compatibilidade do programa de ensino com a realidade desses profissionais. O material autoinstrucional “Treinando Treinadores” é uma tecnologia comportamental, visto que é resultado de pesquisa conduzida dentro da Análise do Comportamento, com estratégias e procedimentos que podem ser utilizados para a solução de problemas sociais. Espera-se que esta pesquisa contribua para maior visibilidade sobre o contexto com o qual os formadores precisam lidar ao planejar e aplicar treinamentos, e que o material autoinstrucional capacite esses profissionais a proporem comportamentos-objetivo relevantes para modificar as situações-problema do contexto de trabalho