01 - Doutorado - Sociologia
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Navegando 01 - Doutorado - Sociologia por Assunto "Ciências sociais"
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Item Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)(2023-09-05) Fernando, Ilídio; Lanza, Fábio; Lima, Angela Maria de Sousa; Santos, José Francisco dos; Patrocino, Luis Gustavo; Muianga, Baltazar SamuelA presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básicaItem Por uma sociologia do ensino fundamental : análise da coleção “Sociedade em Movimento”(2023-09-22) Santos, Jaqueline Fabeni dos; Lima, Ângela Maria de Sousa; Maçaira, Júlia Polessa; Bueno, Zuleika de Paula; Eras, Lígia Wilhelms; Araújo, Angélica Lyra deNa presente pesquisa busco analisar a Coleção ‘Sociedade em Movimento’, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental e publicada pela Editora Moderna, como primeira obra desta natureza. O objetivo é investigar o contexto de produção desta Coleção, analisando as ilustrações, as fotografias, os gráficos, as tabelas, os esquemas explicativos, as charges, dentre outros elementos que compõem as obras, ao tomar como um dos referenciais os critérios já utilizados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Quer-se identificar o potencial dessa Coleção enquanto ferramenta de recontextualização pedagógica, tendo como base teórico-metodológica as contribuições de Basil Bernstein (1996). Sabendo que para o autor, o discurso sociológico transita pelos campos sociais de comunicação, em um processo recontextualizador que o leva a sofrer transformações, vocalizado por diferentes sujeitos até constituir-se como código próprio, investiga-se o campo de comunicação do livro didático público, vocalizado aos adolescentes e jovens dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. Para dar conta dessa reflexão, foram realizadas sete entrevistas, com alguns autores/autoras da Coleção ‘Sociedade em Movimento’, para, assim, compreender o seu processo de produção e mapear quais instâncias recontextualizadoras interferiram nessa publicação. Além disso, através do uso da Sociologia da Experiência de Fraçois Dubet, foi possível apreender os sentidos e significados que esses sujeitos atribuem à sua experiência materializada nesse material didático. Ao combinar uma análise documental, tendo como base as discussões da Sociologia do currículo, e as vozes dos sujeitos produtores desse currículo, materializado nos textos didáticos e objeto desta pesquisa. Intenciona-se, desse modo, a elaboração de uma cartografia didática dessa produção que engloba seus aspectos macrossociais e microssociais. Os primeiros dados coletados revelaram uma forte influência do sucesso editorial que o livro destinado ao Ensino Médio alcançou ao ser aprovado no PNLD, como um fator essencial na construção de um cenário favorável para o desenvolvimento de uma coleção para o Ensino Fundamental. Justamente por isso, percebeu- se a necessidade de uma comparação entre a Sociologia pensada na Coleção ‘Sociedade em Movimento’ e a Sociologia pensada no livro didático do Ensino Médio, publicado pela mesma Editora, intitulado ‘Sociologia em Movimento’, tomando como base os pressupostos da recontextualização pedagógica. Assim, foi possível perceber semelhanças e diferenças existentes entre as abordagens sociológicas e os processos de recontextualização das Ciências Sociais propostos nas edições da Coleção, voltados para etapas de escolarização distintas. Por isso, a presente pesquisa enxerga, como uma das possibilidades, o desenvolvimento de uma análise sociológica dos livros didáticos como ferramenta que permite repensar e elaborar novas estratégias para a recontextualização pedagógica da disciplina, tanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental como no Ensino Médio.