02 - Mestrado Profissional - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Sociologia por Assunto "Childrens - training"
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Item Pesquisa de intervenção na escola : representações sobre as relações de gênero na educação infantil(2024-09-24) Melo, Andressa Alves Silva; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Santos, Jaqueline Fabeni dos; Resende, Maria José deA pesquisa analisa uma proposta de intervenção pedagógica na Escola Municipal Recanto dos Palmares, localizada na cidade de Jataizinho, no estado do Paraná. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), existem objetivos e condições para a organização curricular expressos nas práticas pedagógicas no trabalho integral com as crianças. Dentre eles, destacam-se o combate às discriminações de gênero e religiosas, bem como a valorização da diversidade cultural das crianças e de suas diferentes famílias. Assim, prescreve-se uma educação que promova a formação de crianças cidadãs, numa perspectiva de sujeitos de direitos, para o respeito e convivência com as diversidades. Utilizando o diário como instrumento metodológico, foram registrados, durante doze meses, as representações de gênero na escola, incluindo falas, desenhos e atividades pedagógicas e analisou-se como professores e alunos representam os modos de ser masculino e feminino. Assumindo a perspectiva da infância como construção social, e a criança como sujeito do processo de socialização, os referenciais teóricos possibilitaram discutir o conceito de gênero e sua relação com a educação. Esse estudo se baseia nos trabalhos de Scott (1995), Louro (1997), Finco (2004) e Macedo (2017), além de compreender o processo histórico da noção do sentimento de infância e as transformações nas relações entre pais e filhos, de acordo com Philippe Ariès (2014) e Norbert Elias (2012). Também se analisa o desenvolvimento da Sociologia da Infância na perspectiva de Sarmento (2008) e Corsaro (2002), que redefinem o conceito tradicional de socialização e destacam a importância de metodologias que consideram a criança como sujeito ativo no processo, utilizando a etnografia e a observação participante como instrumentos necessários para garantir sua participação na pesquisa. Participaram da pesquisa, de forma voluntária e consentida, onze meninas, treze meninos e a professora de educação física. A intervenção pedagógica envolveu a pesquisa, o planejamento e a implementação de atividades visando melhorar as relações entre as crianças, abordando problemas relacionados às questões de gênero, como preconceito, machismo, discriminação, e conflitos em atividades em grupo e brincadeiras. A pesquisa na escola influenciou outras ações, sensibilizando a comunidade escolar para a temática, e constataram-se melhorias nas relações e interações das crianças em brincadeiras e atividades em grupo. Para compreender as questões de gênero a partir do ponto de vista das crianças com idades entre cinco e seis anos, este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP/UEL. As teorias de gênero apontaram a necessidade de considerar a relação entre sistema educativo e gênero para desenvolver e adotar práticas pedagógicas não sexistas.