Publicações externas à UEL
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Publicações externas à UEL por Assunto "Auditoria interna"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Auditoria interna operacional : percepção dos gerentes de um hospital públicoCeolin, Aparecida Inês; Almeida, Marcio José de [Orientador]; Garanhani, Mara Lúcia; Cordoni Junior, LuizResumo: A auditoria está se tornando um sistema de gestão ou uma ferramenta de suporte para os gestores ao apontar em suas recomendações as implementações necessárias para a melhoria dos processos e para o monitoramento de controles, com vistas a dar apoio ao processo de gestão nas áreas auditadas A insuficiência de literatura sobre o acompanhamento das auditorias e a verificação de como vem sendo interpretada e aplicada as recomendações feitas nos relatórios de auditoria interna operacional justificam a realização do presente estudo O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos gerentes de um hospital público sobre as auditorias internas operacionais realizadas em suas gerências nos anos de 27 e 28 A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção de 23 auditorias internas classificadas como operacionais, das quais 6 foram realizadas no ano de 27 e 17 em 28 Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, com realização de entrevistas semi-estruturadas com os gerentes das áreas auditadas A análise das entrevistas foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo da qual emergiram quatro categorias analíticas: 1) estratégias utilizadas na divulgação das recomendações das auditorias; 2) dificuldades, facilidades, contribuições e resultados percebidos na aplicação das recomendações; 3) sentimentos e percepções vivenciadas em relação à auditoria; e 4) o significado de auditoria para os gerentes dos serviços auditados Em relação às estratégias ficou evidenciado que cada gerente se utilizou de sua capacidade pessoal para desenvolver e implantar as recomendações As dificuldades, facilidades, contribuições e resultados referidos mostraram diferentes dimensões relacionadas a: infraestrutura, recursos humanos e processos de trabalho Quanto aos sentimentos e percepções vivenciadas pelos gerentes de serviço em relação à auditoria, as entrevistas revelaram o reconhecimento do benefício que as auditorias trouxeram na resolução dos problemas das gerencias, mas que sentimentos negativos ainda afloram quando são auditados Os significados de auditoria mostraram diferentes compreensões, que vão desde a percepção de um instrumento de fiscalização e controle até a noção de auditoria como instrumento de gestão