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Item Análise das possíveis consequências da implantação do regime de Hospital Dia em um hospital públicoLioti, Carlos José Estevam; Silva, Ana Maria Rigo [Orientador]; Cordoni Junior, Luiz; Carvalho, Sérgio Carlos deResumo: O serviço de Hospital Dia vem se expandindo pelo Brasil, inicialmente com o foco centrado na gestão hospitalar e no aumento da eficiência da oferta de serviços ao Sistema Único de Saúde - SUS, porém, concomitantemente, também se apresenta como uma alternativa à disseminação dos conceitos de humanização do atendimento aos usuários O presente estudo analisou as internações passíveis de atendimento em um Serviço de Hospital Dia ocorridas num Hospital Público em 27 Tratou-se de um estudo transversal, observacional, com base nas informações disponíveis nos bancos de dados informatizados do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina Foram identificados 829 casos passíveis de atendimento em regime de Hospital Dia, conforme critérios fixados pelo Ministério da Saúde, de um universo de 9425 atendimentos ocorridos no período de janeiro a novembro de 27 Analisadas as características sociodemográficas dos pacientes identificou-se que 63% eram do sexo masculino; 36,5% se enquadram no perfil de adulto/jovem (2 a 39 anos), e 84% eram residentes na região metropolitana de Londrina Da análise das características das internações dos pacientes, 49,7% tiveram um tempo de internação entre um e três dias; 45,2% dos casos foram classificados em grau I e II, quanto ao grau de dependência de cuidados de enfermagem, e 51,5% dos casos se concentraram em 13 procedimentos principais, de baixa e média complexidade A comparação entre o custo e a receita ocorrida no regime de internação convencional versus o custo e a receita estimada no regime de Hospital Dia, resultou de modo favorável ao segundo regime, sendo avaliados em três cenários diferentes O custo estimado para o cenário I (484 pacientes potenciais no regime de Hospital Dia); cenário II (3872 pacientes) e cenário III (829 pacientes), foi 84,5%, 85,8% e 89,8% menor que o custo ocorrido com os 829 pacientes atendidos no regime convencional Quanto às receitas financeiras estimadas para o serviço de Hospital Dia, estas seriam 34,8% maiores no cenário I e 272,6% no cenário II e 58,4% menores no cenário III, em relação àquelas efetivamente ocorridas no regime convencional, levando-se em conta o pagamento pelo SUS de um procedimento por paciente e média de permanência de um dia por paciente Soma-se ainda que, para o Hospital Público e para o Sistema de Saúde, haveria a possibilidade de expansão de 2 leitos em regime de Hospital Dia; um aumento estimado de 8,8% dos atendimentos no regime convencional e um aumento estimado de atendimentos no regime de Hospital Dia de 484 casos no cenário I; 3872 no cenário e 829 no cenário III O Hospital Dia mostra-se, portanto, como uma alternativa viável para o enfrentamento de parte dos problemas do Sistema Único de Saúde, em resposta às inúmeras demandas de serviços de saúde requeridos pela sociedadeItem Percepção dos trabalhadores sobre processos padronizados em instituição de saúde de Londrina-PRLuz, Ana Paula Cantelmo; Cordoni Junior, Luiz [Orientador]; Garanhani, Mara Lúcia; Munck, LucianoResumo: A busca pela competitividade tem demandado uma maior capacidade das lideranças de promover mudanças nas organizações Nesse contexto as instituições são forçadas a adequar seus padrões e procedimentos, o que tem afetado significativamente o gerenciamento de suas operações As empresas que estruturaram sua gestão e orientação por meio de processos de negócios não deixam de ter suas áreas funcionais, embora objetivos, serviços, fluxos de atividades e demais aspectos gerenciais sejam definidos e analisados de acordo com a visão de processos O presente estudo foi realizado em um complexo de saúde do Paraná composto por 4 hospitais (4 leitos) que no ano de 24 implantou modelo de gestão por processos com utilização de ferramenta de informações integrada O objetivo dessa pesquisa qualitativa foi conhecer a percepção dos trabalhadores em relação aos processos de trabalho padronizados (PP) A população do estudo é composta por 51 trabalhadores da área de atendimento na função de Secretária de Unidade Assistencial O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas Para analisar as entrevistas foi escolhida a análise de conteúdo temática Os resultados foram apresentados em cinco categorias: compreensão dos trabalhadores em relação aos processos de trabalho; facilidades encontradas para o desempenho do trabalho; dificuldades encontradas para o desempenho do trabalho; alternativas encontradas pelos trabalhadores para a realização das atribuições; e sugestões que possam garantir maior adesão aos PP A partir da análise dos resultados foi possível identificar a ausência de assimilação do modelo e cultura de gestão de processos O aporte da ferramenta de gestão integrada e informatizada não representou a incorporação do modelo de gestão de processos pela instituição As sugestões dos entrevistados corroboram a posição de diversos autores quando referem a importância do treinamento, tanto conceitual como operacional para o adequado desenvolvimento e consolidação da administração de processos na empresa Observou-se ainda o predomínio da visão funcional do trabalho e da organização, onde as tarefas possuem mais ênfase do que o processo de trabalho como um todo Alguns fatores podem ter contribuído para os altos índices de descumprimento ou cumprimento parcial dos PP: fragilidade ou inexistência de planejamento estratégico e de visão estratégica para as mudanças pretendidas; apego aos paradigmas; inexistência de uma cultura de processos por desconhecimento técnico do modelo de gestão ou por falta de convicção no mesmo; insuficiência de comunicação interna; desconhecimento de quem são os clientes dos processos e das suas necessidades Para a superação das fragilidades mencionadas sugere-se: elaborar planejamento estratégico que defina claramente a missão da organização e seus objetivos institucionais e operacionais; desenvolver ações que promovam a integração da equipe, além da capacitação sobre os principais conceitos que envolvem a gestão de processos; desenvolver canais e mecanismos de comunicação com o cliente interno e externo; incluir e envolver o corpo clínico nos programas de capacitação existentes relacionados aos PP; e desenvolver metodologia de capacitação sistemática tanto das lideranças quanto das equipes nos PP