CEFE - CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CEFE - CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE por Assunto "Academic motivation"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Influência da motivação, apoio no estágio e preocupações docentes frente a competência profissional de estudantes do curso de licenciatura em educação física ofertado a distância(2021-03-22) Belem, Isabella Caroline; Both, Jorge; Souza Neto, Samuel de; Rinaldi, Ieda Parra Barbosa; Farias, Gelcemar Oliveira; Costa, Luciane Cristina Arantes daO objetivo deste estudo foi analisar a competência profissional, preocupação docente, motivação inicial e apoio no estágio e motivação acadêmica de estudantes do curso de licenciatura em Educação Física EAD. O estudo foi desenvolvido em três momentos: elaboração de estudos teóricos, validações e estudos empíricos. O primeiro momento foi centrado na realização de revisões sistemáticas acerca da competência profissional, preocupações docentes e motivação acadêmica. Além da escrita de um ensaio sobre o desenvolvimento da educação à distância e sua relação com os estágios. Os resultados das revisões sistemáticas evidenciaram que o tema “Motivação” é o mais investigado, seguido das “Preocupações docentes”, e a “Competência profissional”. Os estudos indicam haver uma relação entre competência e motivação, visto que a motivação atua como mediadora no processo de desenvolvimento das competências, além de preditora no desempenho e permanência no curso. Notadamente há uma escassez na literatura a respeito de estudos que investiguem os estágios na modalidade EAD. No segundo momento foram realizadas as validações dos instrumentos: Escala de Preocupações de Professores e Escala de Motivação Inicial e Apoio Pedagógico. Para tanto, participaram destes estudos alunos terceiro e quarto ano do curso de graduação em Educação Física licenciatura a distância e presencial, que cursavam a disciplina de ECS. Foram empregados os seguintes testes estatísticos: Coeficiente de Validade de Conteúdo, Coeficiente Kappa, Alfa de Cronbach e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). O instrumento Escala de Preocupações de Professores final passou a ter 13 itens distribuídos em três dimensões: preocupação consigo, com a tarefa e com o impacto da tarefa, alcançando ajuste psicométrico adequado. A Escala de Avaliação da Motivação Inicial e Apoio Pedagógico mostrou-se adequada e com indicadores psicométricos válidos, sendo que a versão final foi compota por 32 itens distribuídas nas dimensões: Motivação Inicial, Modelo de Formação Educacional, Apoio no estágio e Resultados profissionais. O terceiro momento se refere aos estudos empíricos, no qual fizeram parte 212 acadêmicos de uma instituição privada de ensino superior, todos matriculados nas disciplinas de ECS. Para a coleta de dados foi utilizada uma ficha de identificação, a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos, Escala de Motivação Inicial e Apoio Pedagógico, Escala de Preocupações dos Professores e a Escala de Motivação acadêmica. Para análise dos dados foi utilizado coeficiente de correlação de Pearson, ANOVA de medidas repetidas, ANOVA One-Way e AFC. Os resultados indicaram que os estudantes se percebem competentes, sobretudo quanto a habilidade de motivação, são preocupados consigo e com a tarefa, tem uma percepção positiva acerca de seus resultados profissionais, modelo de formação educacional e apoio no estágio, são motivados para vivenciar estímulos, por identificação e desmotivados. O modelo de competência profissional indicou que a motivação tem um pequeno impacto mediador na competência profissional (ß=0,13). As preocupações têm um grande efeito direto significativo na competência (ß=0,93), bem como a motivação e apoio no estágio (ß= -0,68). As preocupações tiveram efeitos diretos igualmente fortes sobre a motivação acadêmica (ß=0,96). A motivação inicial e o apoio no estágio também apresentaram efeito direto e forte sobre a motivação acadêmica (ß= -0,89). Conclui-se que os estudantes se percebem competentes, sobretudo em suas habilidades, apresentam preocupações consigo e com a tarefa e são desmotivados. Os modelos de formação educacional, resultados profissionais e o apoio no estágio foram fatores que influenciaram de modo positivo os alunos em sua formação e intervenção profissional. Contatou-se que a competência profissional é mediada pela motivação acadêmica, e que as preocupações e motivação e apoio no estágio contribuem para que os estudantes desenvolvam seus conhecimentos e habilidades durante a realização dos estágios