Navegando por Autor "Vioto, Josiane Rodrigues Barbosa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O papel do supervisor pedagógico no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais : uma pesquisa colaborativaVioto, Josiane Rodrigues Barbosa; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Marquezine, Maria Cristina; Capellini, Vera Lúcia Messias FialhoResumo: Esta pesquisa tem como tema as contribuições do Supervisor Pedagógico em relação à organização de uma escola inclusiva Objetivamos com esse estudo desenvolver um processo de intervenção junto à supervisão pedagógica de uma escola Municipal de Londrina de Ensino Fundamental I, com vistas a favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), por meio de uma pesquisa colaborativa Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação à organização de escolas inclusivas, e o papel do gestor pedagógico para isso Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa, uma vez que ela permite ao pesquisador atuar em dois campos, o da pesquisa e o da formação A principal participante foi 1 supervisora pedagógica, bem como os demais professores da escola, que também colaboraram: 1 professora de apoio, 1 professora da sala de recursos e 1 professores regentes Os procedimentos para coleta dos dados ocorreram em três fases: 1ª) Foi realizado junto à supervisora pedagógica, às professoras de apoio, à professora da sala de recursos e aos professores regentes das classes comuns o levantamento de seus conhecimentos acerca do processo de inclusão de alunos com NEE; suas dificuldades diante do processo inclusivo; suas necessidades de formação e as condições necessárias para incluir alunos com NEE por meio da realização de entrevista, aplicação de questionários, bem como observações diretas em diversos contextos escolares e acompanhamento do trabalho da supervisora 2ª) Foram desenvolvidos procedimentos de intervenção com base na metodologia denominada pesquisa colaborativa, tais como: ciclos de estudos sobre o processo de inclusão educacional; análises reflexivas sobre as práticas das participantes relacionadas ao processo de inclusão dos alunos com NEE e participação colaborativa da pesquisadora no contexto educacional junto às professoras regentes e à supervisão pedagógica em relação aos procedimentos destinados à inclusão dos alunos com NEE 3ª) Foi realizada uma entrevista junto à supervisora pedagógica com o objetivo de avaliar os procedimentos desenvolvidos Os resultados evidenciaram que a supervisora pedagógica e a maioria dos professores, inicialmente, apresentavam concepções equivocadas a respeito do processo de inclusão, o qual foi trabalhado em ciclos de estudos, conversas reflexivas e atuações colaborativas envolvendo pesquisadora e os participantes Também foram discutidos o papel do professor de apoio e da sala de recursos junto à supervisora pedagógica e as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula As experiências e reflexões proporcionadas por esta pesquisa nos permitiram constatar e reafirmar a importância do trabalho do supervisor pedagógico no que se refere à organização da escola inclusiva, bem como as contribuições do trabalho colaborativo como meio de formação dos profissionais da área da educação em relação ao processo de inclusão dos alunos com NEE Um dos aspectos que dificultou a realização dos procedimentos previstos na fase de intervenção foi a falta de tempo das participantes para o desenvolvimento dos procedimentos de pesquisa referentes à formação por meio de ciclos de estudo e reflexões sobre as práticas, em consequência das condições dispostas pelo sistema de ensinoItem Práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográficaVioto, Josiane Rodrigues Barbosa; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Magalhães, Cassiana; Sanches, Isabel Rodrigues; Heredero, Eladio Sebastian; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: Atualmente, vivenciamos a crescente entrada de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares de ensino, o que tem acarretado desafios e incertezas por parte dos profissionais que atendem os referidos alunos, especificamente, em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem sua aprendizagem, participação nas atividades e socialização Levando em consideração essa constatação, realizamos a presente pesquisa com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com TEA, apresentadas por pesquisadores das áreas de Educação e da Educação Especial, considerando artigos científicos nacionais e internacionais (publicadas em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola), teses e dissertações nacionais publicadas entre os anos de 215 a 22 Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica O corpus analisado foi constituído de 72 trabalhos científicos, sendo quatro teses, 33 dissertações e 35 artigos científicos, provenientes das bases de dados Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Portal de Periódicos da CAPES; Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal- REDALYC; Banco de Dados de Conteúdo Científico Hispânico- DIALNET Por meio de procedimentos sistematizados para análise do material selecionado, os dados foram organizados em dois temas gerais denominados como: (a) práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA; e (b) práticas pedagógicas dificultadoras do processo de inclusão escolar dos alunos com TEA O primeiro tema foi dividido em cinco categorias e 25 subcategorias que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, comportamental, aprendizagem acadêmica, desenvolvimento motor; e a organização do contexto escolar O segundo tema foi dividido em três categorias e seis subcategorias, que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, aprendizagem acadêmica e organização do contexto escolar Destacamos que as categorias e subcategorias de análise foram organizadas seguindo as orientações de Bardin (1977) Os resultados provenientes da presente pesquisa revelaram, em sua maioria, descrições, orientações e /ou sugestões de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA em escolas regulares de ensino comum, e uma menor parte dos trabalhos analisados com descrições de práticas pedagógicas que dificultam a inclusão dos referidos alunos Considerando a análise dos dados, a categoria mais citada pelos autores considerando as práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA foi a referente às habilidades sociocomunicativas; já a categoria com menor frequência de estudos teve relação com o desenvolvimento motor Com referência às práticas pedagógicas que dificultam a inclusão de aluno com TEA, tivemos as categorias pertinentes a aprendizagem acadêmica e a organização do contexto escolar como os mais destacados entre os autores Consideramos que os resultados e discussões podem contribuir para a organização de propostas destinadas à formação de professores em relação ao processo de inclusão dos alunos com TEA, bem como se constituir em fonte de informação para futuros leitores (professores e demais profissionais da área da Educação) sobre práticas pedagógicas favoráveis ao processo de inclusão de alunos com TEA