Navegando por Autor "Reis, Leandro Augusto dos"
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Item Clima escolar na percepção dos atores educacionais de uma escola cívico-militar: um estudo à luz da epistemologia genética(2023-03-31) Santos, Heloisa Braga dos; Oliveira, Francismara Neves de; Reis, Leandro Augusto dos; Dell’ Agli, Betânia Alves Veiga; Saladini, Ana CláudiaO clima escolar pode ser definido como um conjunto de percepções compartilhadas por atores educacionais, decorrentes das experiências vivenciadas por eles no contexto escolar. Os fatores que compõem o clima se inter-relacionam a todo momento e referem-se à atmosfera psicossocial da escola como normas, regras, objetivos, infraestrutura, rede física, valores sociomorais e relações humanas construídas. Fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, o lócus do estudo foi uma escola cívico-militar norte paranaense, que se expandiu pelo Brasil a partir do decreto nº 9.465, de 02 de janeiro 2019. A pesquisa objetivou analisar a percepção de professores, gestores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola cívico-militar norte paranaense, sobre o clima escolar, relacionando aos valores sociomorais. Como objetivos específicos delimitou-se: identificar e caracterizar a percepção de clima escolar de cada grupo de atores educacionais: gestores, professores e estudantes; destacar possíveis convergências e divergências na percepção dos atores educacionais para cada uma das dimensões do clima escolar; caracterizar o clima escolar predominante na instituição, relacionando-o aos valores sociomorais. Participaram desta pesquisa 10 gestores (direção, pedagogos e monitores cívico-militares), 16 docentes das diversas áreas de atuação e 126 discentes do sétimo ao nono ano. De caráter misto, visando combinar e relacionar análise quantitativa e qualitativa, foi realizada a aplicação de uma escala em formato Likert de 4 pontos, denominada “Escala de avaliação do clima escolar”, a fim de identificar as percepções dos atores educacionais desta instituição. Como principais resultados identificou-se que a percepção dos gestores e professores quanto ao clima escolar é expressivamente mais positiva sobre o clima escolar, enquanto a dos estudantes demonstrou percepção mais intermediária, ou seja, oscilando entre positiva e negativa. Isso significa que, a percepção dos funcionários da escola (professores e gestores) é divergente da percepção dos estudantes, o que indica duas visões de escola e de clima escolar distintas. Essas afirmações foram constatadas nas correlações realizadas entre as dimensões, a partir de médias aritméticas e análise estatística dos dados gerados. Conclui-se ainda que a adesão ao contexto cívico-militar nesta instituição é relativamente nova, não podendo inferir plenamente se os resultados aqui obtidos acerca do clima escolar tiveram relação direta com este modelo de ensino. Essa pesquisa não propôs uma generalização dos resultados a todo contexto cívico-militar, mas revelou elementos significativos sobre as dimensões que compõem o clima escolar considerando um contexto no qual predomina a obediência à autoridade e o respeito unilateral. Assim, esta pesquisa não esgota as inúmeras possibilidades de estudos acerca de intervenções pedagógicas favorecedoras de discussões que envolvam os diferentes grupos de atores educacionais em torno da construção coletiva de valores sociomorais na escola, bem como ações que visem identificar aspectos favorecedores ou não do desenvolvimento sociomoral nesses contextosItem Criatividade lógica e probabilidade: uma intervenção com jogos e resolução de problemas no aporte da epistemologia genética(2023-12-13) Sanchez Júnior, Sidney Lopes; Oliveira, Francismara Neves de; Lima, Louise; Reis, Leandro Augusto dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Mano, Amanda de Mattos PereiraCom base no aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que compreende o sujeito como ativo em todo o processo de construção do seu conhecimento, objetivou-se analisar as implicações de uma intervenção com o uso de jogos de regras e resolução de problemas matemáticos para a construção de possíveis e da noção da probabilidade em estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. O possível na teoria piagetiana é apresentado como uma maneira de compreender a produção da novidade, sendo produto das ações do sujeito. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa fenomenológica, na modalidade de estudo descritivo exploratório, apoiada nos princípios do método clínico-crítico. Participaram da pesquisa 28 estudantes matriculados no 5º ano de uma escola pública municipal de uma cidade do Norte do Paraná. Os estudantes foram convidados a participarem da pesquisa, sabendo que passariam por duas situações operatórias em momento individual, seguido da intervenção pedagógica com a participação de toda turma. O método clínico-crítico piagetiano embasou a coleta de dados, que contou com os seguintes recursos: duas provas operatórias “O Recorte de um Quadrado” (Piaget, 1986) e “Tirar a sorte por pares” (Piaget, 1951), que permitiram identificar os níveis do desenvolvimento do possível (criatividade lógica) e níveis do desenvolvimento das noções do pensamento da probabilidade. As duas situações operatórias revelaram que a maioria dos participantes se encontram em níveis elementares e intermediários de possíveis e noções da probabilidade. A intervenção pedagógica se deu em aulas de Matemática, utilizando-se da resolução de problemas e dos jogos Senha e Sudoku. Os jogos de regras foram utilizados com o propósito de provocar desafios cognitivos, especialmente na análise da formação de níveis de possíveis e sua íntima relação com o pensamento da probabilidade requerido nas situações de jogos e resolução de problemas propostos durante as intervenções. Foram realizados cinco encontros de intervenção pedagógica com duração de duas horas, durante dois meses. A utilização dos jogos de regras e resolução de problemas na sala de aula promoveu um ambiente rico em interações, o que permitiu a construção e a evolução dos possíveis nos sujeitos participantes da pesquisa, assim como o pensamento da probabilidade. Destaca-se, ainda, o ambiente democrático como essencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.Item Música como jogo : significados atribuídos por alunos do ensino fundamental ao vivido nas oficinas de músicaReis, Leandro Augusto dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Maffioletti, Leda de Albuquerque; Pullin, Elsa Maria Mendes PessoaResumo: A presente pesquisa objetivou analisar o processo criativo por meio dos significados dos sujeitos acerca do vivido nas oficinas de música Buscamos, neste estudo, uma aproximação da música como jogo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget A metodologia que adotamos é a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa e embasada no método clínico piagetiano Os participantes da pesquisa foram 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina/PR Os alunos foram convidados a participar das oficinas, no período do contraturno, por meio de inscrições Os encontros totalizaram seis, envolvendo a fase preparatória de descobertas do material sonoro e o ato criativo sendo composto por jogos de composições em diferentes arranjos interpares A análise dos resultados foi realizada a partir de dois eixos norteadores: 1) conceito inicial de música extraído dos significados advindos de representação pictórica, textual e relato verbal; 2) significados do processo criativo nos parâmetros composição, performance e apreciação, por meio de relato verbal Os resultados desta pesquisa evidenciaram a relevância das oficinas com jogos musicais como experiência de produção de significados e como oportunidade de viabilizar a observação dos processos criativos Além disso, permite desenvolver o conceito ampliado de música, bem como reflexões acerca do ensino de música na escolaItem Músico na sala de aula ou professor no palco : Significações de licenciandos em música : encontros possíveisReis, Leandro Augusto dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Caregnato, Caroline; Saravali, Eliane Giachetto; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: As significações de música e de suas práticas no contexto da formação do músicoprofessor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla De abordagem qualitativa, este estudo apoiou-se no método clínico-crítico piagetiano e objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca da noção de música e dos papéis do músico e do professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras Assim, foram problematizadas as seguintes questões: 1) Como os licenciandos de Música significam a música e os papéis de músico e professor?; 2) Quais os mecanismos cognitivos envolvidos nas significações apresentadas por eles? A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo procedimental criado com o intuito de provocar elementos desencadeadores de conflitos cognitivos Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil Destacaram-se, das significações dos participantes, quatro mecanismos cognitivos que, na perspectiva piagetiana, integram-se sistematicamente, sendo: Equilibração, Generalização, Dialética e Tomada de Consciência Os movimentos possibilitados pelas interrelações observadas nas significações dos participantes deste estudo revelaram-se movimentos distintos, mesmo tendo sido provocados por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de Músico e Professor (MP), para dela declinarmos reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos Ampliar a compreensão e tomar consciência da área de conhecimento musical e dos papéis de MP exigem, por parte dos sujeitos, inúmeros questionamentos que o capacitem (re)pensar suas próprias práticas musicais e sua relação com a música Por ser a universidade um espaço privilegiado para a criação e a difusão do saber, ela exerce um papel fundamental na formação sociopolítica dos sujeitos Sua atuação exige, em contrapartida, dos músicos e professores em formação constante autocrítica e honesta reflexão, não somente para uma melhor compreensão da música e suas pedagogias, mas para formar cidadãos conscientes e reflexivos capazes de interagirem um mundo cada dia mais complexo