Navegando por Autor "Cordeiro, Sandra Maria Almeida"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A busca por moradia : a trajetória de famílias moradoras em áreas irregulares na poligonal Turquino/MaracanãCordeiro, Sandra Maria Almeida; Carloto, Cássia Maria [Orientador]; Paz, Rosângela Dias Oliveira da; Paulilo, Maria Ângela SilveiraResumo: O presente trabalho visa compreender e analisar a trajetória de vida das famílias remanejadas para a Poligonal Turquino/Maracanã na busca por uma moradia Através de pesquisa quanti-qualitativa descreve-se e analisa-se a história de vida de quatro famílias que moravam em áreas de fundo de vale e institucional do João Turquino, que participaram do remanejamento proporcionado pelo Projeto Integrado Habitar Brasil BID, sempre na busca incessante pela moradia Embora o Programa Habitar Brasil tenha tido sua eficácia para a população da Poligonal, ainda é muito pontual A aplicação de uma política pública de inclusão social deveria ser mais efetiva, para garantir à população, residente nos assentamentos subnormais, a efetividade do direito social à moradiaItem O empobrecimento no território milenar da Serra da Pitanga : uma rede logístico-rodoviária que reflete os baixos índices socioeconômicos da região imediata de Pitanga (RIP)Gonçalves, Cleverson; Fraga, Nilson Cesar [Orientador]; Araújo Sobrinho, Fernando Luiz; Losada, Janaina Zito; Ludka, Vanessa Maria; Cordeiro, Sandra Maria AlmeidaResumo: A Região Imediata de Pitanga (RIP) na sua formação socioespacial vem sendo negligenciada pelo estado paranaense, desde sua gênese formadora, mas principalmente, após o emprego de suas terras pelo uso capitalista Essa região sempre esteve às margens de investimento federais e estaduais, e seus municípios não possuem condições de gerar infraestrutura que impacte local e regionalmente Essa área já foi território de soberania indígena e cabocla e sempre esteve no centro de conexões entre diferentes povos e regiões, isso a partir do milenar Caminho do Peabiru e suas ramificações, porém, com o advento da migração de colonos europeus, sobretudo eslavos, essa região perde a significância de conectividade intrarregional/continental, e a partir disso sua rede viária se manteve sem investimentos por mais de um século, gerando uma ínfima produção, por conta disso, os baixos investimentos para um adequado escoamento regional Somente a partir do final do século XX é que a RIP passa a conviver com algumas obras de implantação rodoviária, readquirindo e fortalecendo a parca conectividade com outras regiões, apenas nas décadas de 198 e 199 Porém, esses investimentos serviram apenas para o escoamento da produção do agronegócio que se instalava nas regiões circunvizinhas Entretanto, tal conectividade está longe de ser a ideal, pois todas as rodovias da região são classificadas como ruins ou péssimas Tal classificação foi obtida com a Metodologia de Avaliação Geográfica da Qualidade das Rodovias (MAGeoQR) produzida nessa pesquisa, fruto da adaptação da metodologia de avaliação empregada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) para avaliar o sistema rodoviário nacional Os diagnósticos feitos nas rodovias analisadas, nesta pesquisa, não se diferem dos demais dados socioeconômicos regionais, que também são inferiores à média destes e de outros índices no estado paranaense A RIP apresenta uma grande quantidade de população empobrecida, assim como tem convivido com uma perda populacional contínua nas últimas décadas Metodologicamente as informações sócioeconômicas foram obtidas IBGE (SIDRA) e no SAGI, do Ministério da Cidadania, dentre outros órgãos públicos Os levantamentos históricos que serviram de base para as análises da formação socioespacial foram realizados por meio de pesquisas documentais, principalmente na Hemeroteca Digital, na Biblioteca do DER/PR e nas bibliotecas e museus dos municípios integrantes da RIP Para proceder à avaliação das rodovias foram feitos 25 km de trabalho de campo na região de estudo Esta pesquisa conseguiu demonstrar a má qualidade das rodovias regionais que refletem os baixos índices socioeconômicos lá existentes, mesmo que o sistema rodoviário-logístico não seja determinante para demonstrar o empobrecimento e o subdesenvolvimento registrado na RIP, sobretudo nos últimos 5 anos, eles ampliam um diagnóstico mais preciso na análise regional Mas estes fatos não eliminam a falta de tais investimentos ao subdesenvolvimento regional Propositivamente, para superar tal empobrecimento é preciso haver um desenvolvimento endógeno, ou seja, de base local, para e pelos moradores locais, respeitando as questões socioambientais e culturais milenares/seculares da RIPItem A execução da política socioeducativa em municípios de pequeno porte I : um estudo de casoPaula, Paloma Andressa Xavier de; Rocha, Andréa Pires [Orientador]; Pereira, Irandi; Cordeiro, Sandra Maria AlmeidaResumo: O presente estudo disserta sobre a execução da política socioeducativa concernentes às medidas socioeducativas em meio aberto em municípios de pequeno porte I, portanto o objetivo geral foi analisar como é executada a política socioeducativa nos municípios de pequeno porte que compõem a Comarca de Marilândia do Sul/PR Escolheu-se como recorte geográfico da pesquisa a Comarca de Marilândia do Sul/PR, composta pelo municipios Marilândia do Sul, Rio Bom, California e Mauá da Serra, todos com menos de dez mil habitantes Trata-se de uma investigação qualitativa, composta por revisão bibligráfica e pesquisa de campo, que teve como técnicas de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas, as quais subsidiaram o estudo de caso Três municipios aceitaram participar da pesquisa, a saber: Califórnia, Rio Bom e Marilândia do Sul Foram entrevistadas profissionais que coordenam a execução das medidas socioeducativas em meio aberto nestes territórios, todas eram Assistentes Sociais Os principais resultados obtidos perpassam pela ausência da implantação formal do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducavia de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); recursos humanos escassos para o atendimento socioeducativo; não articulação da rede de proteção à infância e adolescência; e o não cumprimento, sequer parcial, dos Planos Municipais de Atendimento Socioeducativos Considera-se, ao final que as dificuldades vivenciadas para a execução das medidas em municípios de pequeno porte I se deve a fatores vinculados a particularidades desses territórios e, principalmente, ao fato da descentralização política, administrativa e financeira, acontecer no bojo do neoliberalismo, que na realidade impõe o desmonte das políticas sociais e desmonta os sistemas de proteção Neste sentido, observou-se que em um contexto de Estado neoliberal, de cunho penal, o investimento na execução das medidas socioeducativas é escasso no que tange as possibilidades educativas destas medidas, prevalecendo, na maioria das vezes, a esfera do controle sancionatório formalItem Imigrantes nos territórios : qualidade do acesso e os desafios para a política de assistência socialSantos, Amanda de Barros; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Silva, Maria Geusina daResumo: Tendo em vista o aumento dos fluxos imigratórios no Brasil, essa pesquisa teve por objetivo avaliar a qualidade do acesso dos imigrantes a Política de Assistência Social Para tanto, foi escolhido o município de Paranavaí como locus da pesquisa, por apresentar um fluxo representativo de imigrantes, em sua maioria haitianos Na perspectiva de responder ao objeto da pesquisa, buscou-se aprofundar os estudos a respeito do território, utilizado como norte para compreender como as demandas sociais se traduzem nele, e se colocam diante da política pública Também discutiu-se as teorias imigratórias e estudos imigratórios, na perspectiva de apreender como se formam os fluxos e sua representação no cenário da globalização no sistema capitalista contemporâneo Assim, se põe em evidência o debate do papel dos Estados-Nação, e a função das políticas públicas, especialmente a de Assistência Social diante da situação dos imigrantes que chegam ao Brasil Os objetivos que se colocaram foram: verificar como a Política de Assistência Social tem trabalhado com a garantia do acesso aos direitos sociais dos imigrantes de forma a apreender como são vistos pela política; aferir a qualidade do acesso dos imigrantes aos serviços ofertados pela Política de Assistência Social, a partir dos princípios da PNAS; identificar como os serviços ofertados e suas equipes têm observado, no âmbito dos territórios, a dinâmica social modificada pelo fluxo de imigrantes nos municípios e levantar serviços e ações, bem como sua avaliação pelos usuários imigrantes da PMAS Para alcançar os resultados obtidos, a pesquisa qualitativa teve como instrumentos, para coleta de dados da pesquisa de campo, quatro entrevistas com roteiro de questões semiestruturado sendo o Gestor Municipal da Assistência Social e três trabalhadores do SUAS do município de Paranavaí Para dar voz aos imigrantes, realizou-se o grupo de debates com três usuárias imigrantes da política, indicadas pelos trabalhadores, de forma a analisar suas percepções e a qualidade com que o acesso a política tem se dado, utilizando as variáveis: atendimento à sua necessidade, tempo entre solicitação e resposta (se houve custo), acolhimento, eficácia (acompanhamento) e a autoavaliação feita pelos imigrantes do seu acesso Por fim, para se chegar a uma avaliação da qualidade de acesso, houve a adaptação de indicadores de qualidade de autores da política de saúde, além da definição dos princípios três e quatro da PNAS como norteadores para análise Assim, as análises foram subsidiadas pela coleta de dados, através das entrevistas, pelo grupo de debates e por documentos oficiais disponibilizados pelo MDS, por fim, avaliamos que a qualidade do acesso dos imigrantes a PMAS é parcialmente satisfatória, em que há o acesso dos usuários a política, porém a discussão sobre a qualidade se coloca como um universo inexplorado pela Política de Assistência Social, em que através dos indicadores selecionados, algumas vezes aparece a avaliação insatisfatória para a realidade dos atendimentos prestados, principalmente no que concerne a autoavaliação dos imigrantesItem O processo de escolarização dos adolescentes em acolhimento institucional da região metropolitana de Londrina(2022-09-06) Lima, João Francisco Ferraz de; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Rocha, Andréa Pires; Valensuela, Keila PinnaAs políticas públicas sociais no Brasil tiveram grande avanço após a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir de sua criação, define que crianças e adolescentes tornam-se sujeitos de direitos. O acolhimento institucional consiste no afastamento temporário da criança ou adolescente do convívio familiar, e se concretiza através de casa-lar, em famílias acolhedoras ou em acolhimentos institucionais, sendo esse o foco desse estudo. A partir dessa medida protetiva, o estudo estabeleceu como objetivo geral desvendar o processo de escolarização de adolescentes em acolhimento institucional da Região Metropolitana de Londrina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com revisão bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa aponta algumas percepções como as dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento em dialogar com a rede, por não entenderem que as demandas de adolescente em acolhimento são específicas e tem que ter um olhar diferenciado sem julgamento e receber os acolhidos de forma mais aberta possível. E ainda um grande desafio diz respeito a consequência do uso abusivo de substancia psicoativas para as famílias e os adolescentes.Item Obliterações do direito à moradia na política habitacional de interesse social do município de Londrina - PRCordeiro, Sandra Maria Almeida; Alves, Jolinda de Moraes [Orientador]; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Fraga, Nilson César; Guedes, Vinicius Mancini; Paz, Rosângela Dias Oliveira da; Araújo Júnior, Miguel Etinger de [Coorientador]Resumo: Esta tese de doutorado apresenta os resultados da investigação sobre a Política de Habitação de Interesse Social desenvolvida no município de Londrina – PR, analisada a partir do princípio constitucional que assegura o direito à moradia, explicitado na Constituição Federal de 1988, na Emenda Constitucional 26/2, no Estatuto das Cidades, no Plano Diretor e no Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS Aborda a reprodução social e a apropriação do espaço urbano, característicos do modo de produção capitalista, para explicar como se deu o processo de urbanização no Brasil, pondo em questão a função social da propriedade Aponta a importância dos municípios na formação sociopolítica e socioespacial brasileira e as novas formas de ocupação do solo e conflitos urbanos, que passam a exigir políticas de habitação de interesse social A Politica Nacional de Habitação, aprovada em 24, define como dever do Estado efetivar esse direito por meio de politicas urbanas e habitacionais, pensadas para além do ponto de vista das edificações, mas também os territórios onde se inserem a subjetivação e o significado que a moradia tem para os sujeitos desse direito No município de Londrina, o PLHIS foi elaborado em 211, como condição para sua adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - SNHIS Com isso, o objetivo desta tese é analisar se o direito à moradia se constitui um direito social a partir da operacionalização de programas habitacionais implementados no município de Londrina A metodologia de investigação consistiu em Revisão Bibliográfica sobre o objeto de estudo, Pesquisa Documental, tendo como fonte principal o PLHIS e Pesquisa de Campo mediante da técnica de História de Vida Tópica, tendo sido entrevistados três sujeitos moradores de diferentes programas que compõe a Política Municipal de Habitação O método de análise, tanto dos documentos quanto dos dados coletados nas entrevistas, foi a AD – Análise de Discurso Como resultados, a análise do PLHIS demonstrou que o discurso evidenciado nos documentos oficiais obscurece a política enquanto espaço público, enfatizando um discurso jurídico e normativo que privilegia a administração e a organização, silenciando os atores, isto é, os moradores que estão em situação de precariedade habitacional tanto na cidade formal como na informal Dessa forma, os programas habitacionais desconsideram a questão cultural e identitária dos sujeitos, fazendo com que estes não se sintam territorializados e ambientalizados nos próprios espaços a que foram submetidosItem Proteção social não contributiva no Brasil e Uruguai : estratégias de resistência aos ditames dos organismos multilateraisAlmeida, Denise Maria Fank de; Alves, Jolinda de Moraes [Orientador]; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Arregui, Carola Carbajal; Garrido, Maria Laura Vecinday; Costa, Lucia Cortes daResumo: A presente tese objetiva identificar quais foram as estratégias criadas pelos governos do Brasil e do Uruguai, nos anos 2, para organizar e implementar os sistemas de proteção social não contributiva, como forma de resistência aos ditames dos organismos multilaterais A tese afirma que os países não alcançaram um sistema de proteção social mais amplo Muito embora isso tenha sido previsto em legislações, de fato não se concretizou No entanto, a partir da ação de sujeitos internos ao governo, ou externos a ele, como partidos políticos, movimentos sociais e organizações não governamentais, ocorreram pressões e/ou pactuações que resultaram em estratégias de resistência ao modelo neoliberal, ampliando a noção de proteção social não contributiva e, consequentemente, a forma como foi estruturada nos dois países Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e explicativa composta de revisão bibliográfica, seguida de análise documental e de campo com entrevistas com sujeitos significativos e informantes nos dois países As fontes documentais constituíram-se de arquivos públicos, documentos e legislações acessados nos sites dos Ministérios de Desenvolvimento Social do Brasil e do Uruguai, entre outros, durante o ano de 217 Os resultados permitiram confirmar que as diretrizes do Banco Mundial são adotadas, porém a proteção social não contributiva se materializou de forma mais ampla, nos dois países, no momento em que governos de centro-esquerda e/ou democrático populares chegaram ao governo federal Dessa forma, foram construídas estratégias de resistência por meio de articulações e pactuações, cujos protagonistas são pessoas vinculadas ao governo, militantes dos partidos políticos, mas também aos movimentos sociais, conselhos deliberativos, órgãos de articulação e pactuação da própria política pública, grupos específicos e da sociedade em geral Tais estratégias verificam-se na implementação de serviços e programas para atender algumas das demandas sociais da população, além do que preconizam os organismos multilaterais, como o atendimento a segmentos populacionais sem acesso ao mercado de trabalho, idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, pessoas vitimas de violência e/ou em situação de rua A Política Nacional de Assistência Social no Brasil e o Plan de Equidad do Uruguai são marcos dessa resistência ao modelo neoliberal, cujos serviços, programas e benefícios ofertados indicam que houve ampliação da concepção de proteção social não contributiva Os dois países adotaram o Estado Social Democrático de Direito pautado na defesa da democracia, com eleições livres, periódicas e pelo povo e na afirmação da responsabilidade do Estado em relação à proteção social numa concepção alargada de proteção social não contributivaItem Residencial Vista Bela: o processo de implantação de um empreendimento habitacional(2017-02-23) Silva, Bruna Caroline Lopes Bruno da; Amaral, Wagner Roberto do; Pastor, Márcia; Cordeiro, Sandra Maria AlmeidaEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados dos estudos e pesquisa realizados acerca do processo de implantação de um empreendimento habitacional em Londrina-PR: o Residencial Vista Bela. Este empreendimento foi construído a partir de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Para isso, aborda aspectos como as políticas sociais brasileiras e território, um aspecto que deveria ser levado em consideração para a implementação de empreendimentos deste segmento, além de abordar aspectos habitacionais da cidade de Londrina, para poder entender o contexto no qual este empreendimento foi inserido. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implantação do Residencial Vista Bela na lógica territorial, na compreensão do gestor municipal de habitação. Desse modo, foram realizadas entrevistas e estas foram analisadas através de categorias, sendo: realção entre política econômica e política social, territorialidade, patrimonialismo e interesses políticos e higienização das favelas.