Navegando por Autor "Beluce, Andrea Carvalho"
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Item Cyberbullying direcionado ao público feminino em jogos digitais(2023-02-28) Itiyama, Caroline Tiemi; Oliveira, Katya Luciane de; Soares, Marcos Hirata; Beluce, Andrea CarvalhoA inclusão do público feminino no cenário de jogos competitivos vem apresentando grande expansão na última década. Contudo, em diversas ocasiões foram observadas rejeições acerca dessa inserção. Dessa forma, este estudo teve como objetivo realizar uma análise exploratória quantitativa sobre a presença e percepção de jogadoras dos jogos Counter Strike: Global Offensive e Valorant acerca do fenômeno de cyberbullying nesses ambientes. Participaram desse estudo 129 jogadoras do Brasil, com idades igual ou superior a 18 anos, selecionadas ao acaso por meio do método “bola de neve”. Para a coleta de dados foram aplicados dois instrumentos, de forma remota, sendo eles o questionário sociodemográfico e a escala de cyberbullying. Os dados coletados com as jogadoras, por meio dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (média e desvio padrão) e inferencial (provas de diferenças de média), identificando que a idade média das jogadoras era de 22 anos e 8 meses com desvio padrão de 4, e que 96,9% vivenciaram uma situação de cyberbullying, sendo a dimensão vítima a mais pontuada. Não foram identificadas diferenças nas dimensões do cyberbullying considerando os jogos analisados, ou pessoas que jogam os dois jogos. Espera-se que tais conhecimentos possam contribuir para a produção de conhecimento e levantamento de estratégias de combate nesses ambientesItem Estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação : um estudo com escolares da zona rural (MST) e seus professoresCunha, Maria Fernanda; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Franco, Sandra Aparecida Pires; Beluce, Andrea Carvalho; Lima, Thatiana Helena deResumo: O processo de desenvolvimento no contexto escolar da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta diversos componentes e é importante identificar as dificuldades encontradas em sala de aula e oportunizar meios que garantem a aprendizagem significativa do aluno Para tanto, esta pesquisa objetiva: 1) Evidenciar a validade de conteúdo e semântica acerca de uma medida de estratégias de enfrentamento (coping escolar) para uso em alunos da zona rural de assentamento do MST; 2) Avaliar estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 3) Identificar possíveis relações entre estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 4) Buscar relação de dependência entre a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem; 5) Levantar a percepção dos respectivos professores acerca das variáveis estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem, motivação da aprendizagem e sentimento de pertencimento de seus alunos junto as escolas da zona rural de assentamento do MST e 6) Averiguar a percepção de uma mãe a respeito das principais dificuldades de manter o aluno matriculado em uma escola da zona rural de assentamento do MST Participam deste estudo 235 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas da zona rural (MST), oito professores e uma mãe de aluno Os instrumentos utilizados consistem em: uma entrevista com professores, com a mãe de aluno e questionários em escala Likert contendo questões relativas a cada constructo a ser pesquisado, os quais: Questionário de coping; Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Questionário de Continuum Infantil Com relação aos dados coletados, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) Averiguou-se que os estudantes dessa amostra, em sua maioria, fazem o uso de estratégias de coping para enfrentar a vulnerabilidade em que vivem Verificou-se ainda que eles usam as estratégias de aprendizagem e são motivados para aprender, sentindo-se pertencidos ao ambiente escolar Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes, as estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação para aprenderItem Estratégias de ensino e de aprendizagem e motivação em ambientes virtuais de aprendizagemBeluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Santos, Acácia Aparecida Angeli dosResumo: A motivação do estudante para aprender configura-se em uma das maiores preocupações dos educadores nesta sociedade contemporânea repleta de desafios e possibilidades nos seus mais diferentes segmentos: cultural, econômico, educacional e tecnológico, entre outros Neste cenário, a educação realizada via web, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), conquistou espaço e credibilidade, principalmente nas instituições de ensino superior O presente estudo teve por objetivo geral investigar a possível relação existente entre as estratégias de ensino e de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender em ambientes virtuais de aprendizagem Este estudo pretendeu ainda: a) identificar junto aos professores/formadores as ferramentas interativas que consideram eficazes para e no desenvolvimento de estratégias de ensino em AVAs; b) elaborar e validar um instrumento para avaliar a relação das estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação dos estudantes para aprender nos cursos ofertados em AVAs; c) identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem; d) verificar a motivação de estudantes universitários para aprender nos cursos realizados em ambientes virtuais de aprendizagem; e) relacionar as estratégias de ensino, de aprendizagem e a motivação de estudantes para aprender em ambientes virtuais O método utilizado para esse estudo foi o descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram desta pesquisa 572 estudantes e seus respectivos professores/tutores O instrumento de pesquisa elaborado constituiu-se em uma escala com 32 itens destinados aos estudantes e uma pergunta para resposta dissertativa aos professores/tutores dos cursos online investigados Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial A análise dos dados obtidos evidenciou um índice ,67 do alpha de Cronbach para toda a escala Considera-se que, os resultados obtidos possam ser úteis aos educadores que atuam em AVAs trazendo contribuições ao desenvolvimento do ensino estratégico promotor da utilização de estratégias de aprendizagem e da motivação autônoma em estudantes em condições de ensino onlineItem Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprenderBeluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli Édi; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Boruchovitch, EvelyResumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demais