Navegando por Autor "Barros, Eliana Merlin Deganutti de"
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Item A apropriação do gênero crítica de cinema no processo de letramentoBarros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Limoli, Loredana; Mengassi, Renilson JoséResumo: Os resultados das avaliações do ensino-aprendizagem de línguas têm provocado questionamentos e discussões sobre as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula), sobre os objetos de ensino e sobre a formação de professores No emergir dessas discussões, estabelece-se o gênero (textual/discursivo) como objeto de ensino (PCN – BRASIL, 1998; PCN+ - BRASIL, 22; PCNEM – BRASIL, 1999, 26), passando a concebê-lo como instrumento mediador do processo de ensino/aprendizagem Nessa perspectiva, focam-se tanto as situações de produção/circulação/recepção mais imediatas dos textos, como também as coerções sócio-histórico-ideológicas que perpassam as mais variadas práticas de linguagem consolidadas em nossa sociedade É principalmente no aflorar desse quadro que residem as justificativas e as motivações para o trabalho em questão, que tem como objeto de pesquisa o gênero crítica de cinema e como construto teórico-metodológico norteador o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26), cujos alicerces são a teoria da enunciação bakhtiniana, o interacionismo social de Vygotsky e a teoria do agir comunicativo de Habermas Nosso objetivo principal é fazer uma investigação analítico-descritiva das dimensões contextuais e lingüístico-discursivas de adaptações do gênero crítica cinematográfica feitas pelo crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge e materializadas em textos publicados na Folha de Londrina O corpus da pesquisa é dividido em dois segmentos: críticas relativas ao circuito nacional (CN) e ao circuito alternativo (CA), uma vez que partimos da hipótese de que, por elas estarem inseridas em contextos diferentes, as representações da situação de produção que servem de base de orientação para a ação discursiva, também são distintas, fato que, certamente, se refletirá na textualização da arquitetura interna dos textos Hipótese esta confirmada pelos resultados da pesquisa: nas críticas CA observa-se uma valoração mais positiva, um crítico mais complacente; já, nas CN o tom valorativo é, quase sempre, negativo, ressaltando um crítico mais “ferino” em suas avaliações A análise dos aspectos lingüísticos/discursivos/enunciativos corrobora com análise, trazendo à tona as formas de semiotização utilizadas para a concretização dessa dualidade discursiva, fruto da base de orientação de cada contexto particular A diferenciação na postura avaliativa se deve, principalmente, ao fato de o autor das críticas ser também o selecionador dos filmes exibidos no circuito alternativo, o que nos leva a crer que tais obras fílmicas já passaram pelo seu crivo avaliativo O que se espera com a pesquisa em pauta é elaborar um modelo de análise que sirva de instrumento mediador para o trabalho do professor de língua portuguesa no que diz respeito, sobretudo, ao ensino/aprendizagem do gênero crítica de cinema, mas também como parâmetro norteador para uma abordagem interacionista da linguagemItem Carta pessoal : instrumento para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de língua portuguesaFavoni, Isis Ferreira da Silva; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno Com base no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 26a), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), essa pesquisa foi desenvolvida Assim, com o objetivo de elaborar e de implementar o dispositivo didático Sequência didática (SD) com o gênero Carta pessoal, procurou-se contribuir com o letramento de uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo Dessa implementação, concluiu-se que: (1) a proposta do Grupo de Genebra de trabalho pedagógico com gêneros textuais, a partir da construção de um Modelo didático e, consequentemente, da elaboração de uma Sequência didática, permite ao professor ter, de fato, a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o/a ano/série dos alunos; (2) o ensino de língua portuguesa pautado em práticas de linguagens e em práticas sociais contribui para um maior interesse dos alunos, para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e a promoção do seu letramento; (3) a Pesquisa-ação, na educação, permite que o professor/pesquisador confronte os dados, compare-os e avalie-os de modo que possa refletir criticamente sobre sua prática e modificando sua metodologia sempre que necessáriaItem As contribuições de instrumentos de pesquisa na construção do métier de um professor de língua portuguesa em formação inicialSilva, Camila Maria da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: As atividades educacionais têm sido o foco de pesquisas na Linguística Aplicada e, nesse cenário, orientações governamentais são criticamente analisadas, assim como as propostas de intervenção implementadas para a formação inicial de professores nos cursos de Letras Tendo como contexto a formação inicial do professor de Língua Portuguesa , esta Dissertação visa identificar e interpretar as representações dos professores em formação inicial evidenciadas pelos instrumentos de pesquisa investigando o processo da construção das capacidades e do agir docentes do aluno-professor de Língua Portuguesa articulado à disciplina de Estágio Curricular O arcabouço teórico-metodológico utilizado está embasado principalmente em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na engenharia didática (DOLZ, 216; DOLZ, SCHNEUWLY, 24) e nos aportes da Clínica da Atividade (CLOT, 26) A pesquisa de cunho qualitativo está pautada em um estudo de caso e é inserida na área de Linguística Aplicada no campo de formação inicial docente Devido a recortes realizados, um professor em formação inicial aparece como participante-protagonista do estudo enquanto outros alunos-professores compõem o coletivo participane da pesquisa Os dados de pesquisa emergiram de: a) Questionário, b) Planejamento de Miniaula (ORTALE; MARTINS, 27) , c) Implementação de Miniaula e d) Entrevista de Autoconfrontação simples (CLOT, 26:21) Os resultados alcançados possibilitaram a identificação das representações dos participantes da pesquisa quanto à formação inicial e à prática docente e apontam também para os modelos profissionais como elementos que caracterizam o métier do professor em formação inicial Concluimos, portanto, que o contato com o instrumento Entrevista de Autoconfrontação Simples evidenciou como a construção de um agir docente é inacabada e constantemente aperfeiçoada e, por isso, pode e deve ser desenvolvida em parceria com a pesquisa, em especial àquelas que preconizam o ensino como trabalhoItem Formação continuada crítico-transformadora : inter- relações com saberes e capacidades docentesPontara, Claudia Lopes; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Beato-Canato, Ana Paula Marques; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Magalhães, Tânia Guedes; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Dolz, Joaquim; Beato-Canato, Ana Paula Marques [Coorientadora]Resumo: O objetivo geral desta pesquisa de doutoramento consiste em investigar um processo de formação continuada de professores(as) de língua inglesa por meio de uma Sequência de Formação e suas inter-relações com Saberes e Capacidades Docentes e critérios de uma formação crítico-transformadora, em um diálogo com processos formativos ofertados pela SEED Para tanto, o referencial teórico de base deste estudo aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas por meio de gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Pedagogia Crítica e a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora Todas essas discussões se dão a partir de uma concepção de ensino visto como trabalho que se encontra constrangido pelas relações sociais e econômicas vigentes Com vistas a atingir o objetivo geral, passamos pela geração e coleta de dados analisados com a intenção de atender a quatro objetivos específicos: A) Mapear quais têm sido as características das planificações dos cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria de Estado da Educação a professores(as) de língua inglesa do Estado do Paraná entre os anos de 211 e 219, considerando as dimensões de uma formação crítico-transformadora em suas inter-relações com saberes e capacidades docentes B) Caracterizar o papel do instrumento de mediação Metassequência Didática, considerando as inter-relações recorrentes entre as dimensões de uma formação continuada crítico-transformadora e saberes e capacidades docentes C) Avaliar a pertinência de uma Sequência Didática (1ª e última versões), produzida durante a Sequência de Formação, em relação ao aporte teórico-metodológico que sustenta sua elaboração e às dimensões ensináveis do gênero infográfico D) Caracterizar as inter-relações recorrentes entre as dimensões de uma formação crítico-transformadora e saberes e capacidades docentes, ocorridas durante as sessões de autoconfrontação e extensão ao coletivo Os dados foram analisados qualitativamente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (com base em SOT e STT), da Teoria Histórico Cultural (envolvendo um experimento didático formativo) e da Postura Ativista Transformadora (a partir das dimensões de uma formação crítico-transformadora e dos saberes e capacidades docentes estabelecidos por e para este estudo) As reflexões oriundas desta pesquisa se justificam pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação continuada de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho alienado e alienante, em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo, por meio de uma prática social emancipatória, o que poderá promover contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (e quiçá, de outras áreas do conhecimento escolar) das escolas públicas do estado do Paraná Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos para que os(as) professores(as) dialoguem, reflitam, questionem, planejem ações para as mudanças que desejam ver acontecer com e a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de ofertas de Sequências de FormaçãoItem Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais : a sequência didática como instrumento de mediaçãoBarros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Cristovão, Ver Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Gonçalves, Adair Vieira; Lousada, Eliane GouvêaResumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral a validação didática da metodologia de ensino-aprendizagem da língua proposta por pesquisadores da Universidade de Genebra filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), em um contexto específico da escola pública brasileira Essa metodologia, já validada no contexto suíço, parte do pressuposto de que o ensino da língua deve centrar-se no desenvolvimento de capacidades de linguagem do aluno, a partir da apropriação de práticas linguageiras (re)configuradas em modelos textuais tipificamente estruturados, a saber, os gêneros textuais Para mediar o agir do professor nesse processo de apropriação, o ISD elaborou uma engenharia didática consubstanciada em dois instrumentos centrais: o modelo teórico/didático do gênero (explicitação das suas dimensões ensináveis) e o procedimento sequência didática (SD – atividades sequenciadas de ensino centradas em um gênero de texto) A validação a que se propõe a pesquisa tem por finalidade investigar todo o processo da implementação de um projeto de escrita baseado na transposição didática de um gênero, articulando três elementos essenciais desse processo: a) os objetos/instrumentos de ensino; b) os alunos e o desenvolvimento de suas capacidades linguageiras; c) o professor no seu agir didático O objeto central da investigação é uma pesquisa de campo, de caráter colaborativo-intervencionista, desenvolvida em uma escola estadual da periferia da zona Norte de Londrina, em colaboração com uma professora recém-ingressa à carreira docente, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental O gênero escolhido como objeto unificador da sequência didática foi a carta de reclamação, configuração genérica da prática linguageira: reclamação de um cidadão a um órgão público para solucionar um problema da comunidade O processo de validação abrangeu tanto a transposição didática externa do objeto de ensino (transformação dos saberes científicos em saberes a ensinar), como a transposição didática interna (transformação dos saberes a ensinar em saberes ensinados e aprendidos) No primeiro locus foram alvos de análise: o processo de escolha do objeto de ensino; a modelização do gênero carta de reclamação; a planificação da SD, com suas atividades, tarefas e dispositivos didáticos; a interação pesquisador-professora no processo de formação continuada Já no segundo locus, o da transposição didática externa, o foco recaiu sobre: o uso da sequência didática como instrumento mediador do ensino da língua; a mobilização, pelo professor, de gestos didáticos fundadores e específicos; o uso dos dispositivos didáticos elaborados para a SD; o desenvolvimento das atividades e tarefas; as reconcepções em relação ao trabalho planificado; a mobilização de saberes e capacidades docentes; a atividade de escrita da carta de reclamação; o desenvolvimento de capacidades linguageiras em relação à carta de reclamação De forma geral, o procedimento SD se mostrou um ótimo instrumento no processo de letramento de uma prática linguageira, desde que não seja tomado como uma ferramenta redutora, inflexível, e desde que o professor esteja capacitado para a tarefa de desenvolvimento do projeto de escrita subjacente a essa metodologia O ideal é que os cursos de formação inicial e continuada começassem a se mobilizar para dar conta desse processo de capacitação, uma vez que esse procedimento é uma das opções mais concretas para responder a uma pergunta que vem intrigando muitos educadores: “como” concretizar as novas concepções de linguagem e de ensino que sustentam as diretrizes educacionais em vigor?Item Instrumentos organizadores da progressão dos conteúdos de ensino em língua portuguesaFélix, Thassiana Reis; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: Organizar e planejar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula são algumas das tarefas consideradas como primordiais do trabalho educacional O objetivo desta pesquisa é investigar as diferentes formas utilizadas por professores de instituições públicas para organizarem a progressão dos conteúdos de ensino em Língua Portuguesa Ancoradas por abordagens advindas da base teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, MACHADO, 24; BRONCKART, 26, 28, 212; BULEA, 21) em relação ao agir de linguagem e ao trabalho docente, partimos da premissa segundo a qual a linguagem do profissional materializada nos textos que produz pode revelar práticas que ajudam o pesquisador a compreender as representações do trabalho que o levam a desenvolver os seus gestos profissionais (NASCIMENTO, 214a) Para compreender o trabalho de ensino como um processo multifacetado que engloba as prescrições, os coletivos de trabalho, as regras do ofício, os objetos de ensino e os recursos mobilizados para a progressão dos conteúdos, – e ao focalizarmos como lócus, nesta pesquisa, o Estado do Paraná – partimos das Diretrizes Curriculares Educacionais do Paraná (PARANÁ, 28), passamos para dois Planos de Trabalho Docente organizados para nortear o trabalho docente no ano de 216 e buscamos dados em entrevistas pautadas no instrumento de Instrução ao sósia (CLOT, 27; 21) realizadas com professoras de instituições públicas, localizadas na cidade de Londrina-PR Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que os instrumentos técnico-semióticos que agem na construção do trabalho docente são portadores da memória do ofício e das experiências acumuladas, mas também das atividades impedidas por inúmeros obstáculos que, ao se transformarem em linguagem dirigida ao outro possibilitam a reorganização e modificação da atividade, abrindo espaços potenciais para o desenvolvimento profissionalItem Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativaSilva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina MariaResumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritosItem A linguagem revelando práticas docentes : das prescrições mediadoras de ações educacionais à ação em sala de aulaRosolem, Loretta Derbli Durães da Luz; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Mafra, Núbio Delanne FerrazResumo: Esta pesquisa nasceu e foi desenvolvida durante a participação no projeto de pesquisa “Atividades de Linguagem e Trabalho Educacional’ – ALTED” (UEL, 213-216); atrelado ao grupo de pesquisa GEMFOR –“Gêneros textuais e mediações formativas” (CNPq), cujos focos têm se centralizado nas atividades de linguagem, discurso e desenvolvimento humano e na didática da língua materna As discussões sobre os textos prescritivos e o agir profissional na forma como são textualizados nos documentos oficiais constituem uma das dimensões do trabalho educacional que tem sido foco das investigações desse Grupo de pesquisa Entretanto, não existia, até o momento, uma pesquisa específica que contemplasse os documentos das Semanas Pedagógicas, o PTD – Plano de Trabalho Docente e os resultados efetivamente implementados desse planejamento Esta investigação tem por objetivo geral compreender a reconceptualização e ressignificação das prescrições no agir da professora, sujeito da pesquisa Como objetivos específicos, buscamos: 1identificar o agir educacional prescrito nas Semanas Pedagógicas; 2acompanhar longitudinalmente a implementação dessas prescrições para encontrar indícios que nos permitam interpretar e compreender o agir da professora a partir da análise do planejamento das suas ações futuras materializadas no PTD e nas ações de implementação na sua situação de trabalho Os procedimentos de entrada nos textos e de sua interpretação seguem a abordagem descendente preconizada pelo interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 26; 28) cujos pressupostos vigotskianos nos ajudam a detectar pontos de conflito e tensões, Zona de Desenvolvimento Próximo – ZDP, emergentes no trabalho de planejamento e implementação dos dispositivos didáticos em relação aos saberes e capacidades docentes para o ensino de LP, revelados nos gestos profissionais do professor (NASCIMENTO, 214) Para a coleta e interpretação de dados, utilizamos método qualitativo na modalidade etnográfica Os resultados apontam para distanciamentos e proximidades entre as representações que se constroem nos e pelos textos prescritivos, o papel assumido pelo professor nos textos da Semana Pedagógica; o trabalho autoprescrito pelo professor no Plano de Trabalho Docente; a ressignificação do agir nos gestos profissionais, deixando entrever a hipótese de que as ações empreendidas pela SEED-PR para as Semanas Pedagógicas devam ser repensadas para não serem inócuasItem Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinarFernandes, Jacqueline Ribeiro; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Oliveira, Esther Gomes deResumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curricularesItem O uso pedagógico do gênero telenovela em proposta de desenvolvimento do letramento críticoKieras, Josiane; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Leite, Sueli; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: Este trabalho tem por objetivo, por meio de uma pesquisa-ação com alunos de 9º ano, desenvolver o letramento crítico, a partir da leitura e análise do discurso midiático presente no gênero telenovela (Malhação, capítulo 91, exibido em 12/11/213, e capítulos 1, 69, 7, 71 e 72 da temporada Malhação Sonhos – 214/215) Para isso, foram considerados, de acordo com Pinto (1989), três momentos alusivos à pesquisa-ação: momento de investigação, de tematização e o de programação/ação, divididos em sete etapas A pesquisa se desenvolveu em paralelo com a ação, com a prática, levando em conta o perfil de cada educando Considerando que o letramento crítico tem como ponto de partida a análise crítica dos mais variados discursos e linguagens, pretendeu-se apresentar uma proposta que promovesse o desenvolvimento desse posicionamento crítico dos estudantes Como principal estratégia metodológica, foram observadas e apresentadas à turma, por grupos de alunos, as variadas linguagens presentes em uma telenovela, e como essas linguagens interferem de forma significativa no modo de pensar e agir de seus interlocutores Tais observações foram analisadas, pela professora pesquisadora, de acordo com o Modelo Tridimensional da Análise do Discurso, envolvendo as três dimensões: textual, prática discursiva e prática social, apontadas por Fairclough (28) Desse modo, constatou-se a capacidade crítico-reflexiva e interpretativa dos estudantes; a capacidade de se posicionar em diferentes perspectivas e participar/interagir em diversificados eventos de letramento, incluindo situações naturais e espontâneas de fala e de escrita