01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Cervantes, Brígida Maria Nogueira"
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Item A dimensão fator esquecimento nos processos de organização e representação do conhecimento(2024-03-07) Rosa, Pedro Henrique Cremonez; Contani, Miguel Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Paletta, Francisco Carlos; Kulak, Sergio Marilson; Pires, Jorge de BarrosO objetivo desta tese é analisar a participação e a relevância do fator esquecimento nos processos de organização e de representação do conhecimento, como forma de delinear futuros métodos, voltados a contribuir para o resgate de conhecimentos como forma de contraste à presença desse componente. A pesquisa é de tipo hipotético-dedutivo, qualitativa quanto à abordagem, descritiva e explicativa quanto aos objetivos, e bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos. O emprego da expressão esquecimento é associado a uma multiplicidade de acepções, explicitadas ao longo da fundamentação teórica e da descrição dos procedimentos metodológicos. A tese defendida é de que, nos processos de organização e de representação do conhecimento, é indispensável uma permanente atitude de contrastar as condições de excludência e de esvaziamento, de descaracterização e de desconsideração dos múltiplos saberes; a aplicação de princípios da tradução intercultural, associada ao conceito semiótico de experiência colateral contém o potencial reversivo de inclusão e resgate. Todo conhecimento é construído, aprimorado e se torna apto a ser disseminado; pode, no entanto, vir a ser perdido devido a superações, desuso, negação, destruição, dificuldade de acesso. Aquisição e perda são dois movimentos que, embora opostos e antagônicos, necessitam ser também entendidos como complementares; aqui se incorpora o esquecimento como um fator a ser levado em conta. Diante de critérios que buscam padronizar e legitimar as construções do conhecimento, o que ainda não se enquadra tende a ser “esquecido”; a recuperação requer processos de tradução de conceitos na indexação, e neutralização das monoculturas do saber. A visão triádica da semiótica de C. S. Peirce é adotada, com destaque para a mediação encontrada nas representações visuais, sonoras e verbais, como integrantes da lógica da conduta. O conceito de autocontrole é valorado na produção dos sentidos que se projetam nas dimensões designadas esquecimento perceptivo, esquecimento interpretativo, esquecimento consensual. O resultado permite afirmar que analisar a relevância do esquecimento nesses processos, instrumentaliza uma permanente mediação para assegurar o tratamento inclusivo na Organização e na Representação do Conhecimento.Item A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada(2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, GiuliaIntrodução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.Item Os arquivos comunitários na pesquisa e educação arquivística: uma análise a partir da Archival Education Research Initiative(2022-12-21) Alencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália Bolfarini; Contani, Miguel Luiz; Redigolo, Franciele Marques; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Barité, MarioInserida na arquivística contemporânea engajada com questões de justiça social, direitos humanos e decolonialidade, dentre outros, selecionamos a Archival Education Research Initiative, uma comunidade discursiva que visa, entre outros focos, atuar sobre e com comunidades historicamente marginalizada, a partir de um suporte de nível educativo e de pesquisa. Delimitamos nosso problema em: considerando a AERI enquanto uma iniciativa inovadora, e pioneira nas discussões sobre as dimensões inclusivas, como caracterizar essa comunidade discursiva, de modo que a temática dos Arquivos Comunitários seja contemplada em conjunto com outras especificidades dessa comunidade? Quais ações de foco plural podem ser descritas a partir dessa análise para a educação e pesquisa arquivística possíveis para o contexto brasileiro? O objetivo geral da pesquisa é fomentar as discussões dos estudos arquivísticos de cunho pluralista, com especial ênfase sobre os arquivos comunitários, por meio da caracterização da comunidade discursiva da AERI. São os objetivos específicos: 1) Situar teoricamente as dimensões da análise de domínio, bem como a intersecção das lentes epistêmicas/de estruturação científica e terminológicas; 2) Implementar um estudo teórico-conceitual da discussão sobre o pluralismo arquivístico, a partir da perspectiva decolonial, e; 3) Sistematizar a análise realizada da AERI, a partir da intersecção das lentes epistêmica-biográfica, estruturação científica e terminológica pontual, sobre o contexto de uso do termo “arquivos comunitários”. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo, a natureza da pesquisa é qualitativa; o tipo de pesquisa é exploratório e descritivo, e utiliza enquanto método a Análise de Domínio (HJØRLAND, 2002). Para a coleta das publicações analisadas fizemos uso da base Library, Information Science & Technology Abstracts, a partir da busca por nome dos membros e para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Domínio (AD) Hjørland (2002), com os: 1) Estudos de Estrutura na Comunicação Científica; 2) Estudos Epistemológicos e Críticos, e 3) Estudos Terminológicos. Em conformidade com a análise realizada, demonstramos a hipótese apresentada de que a intersecção das lentes epistemológicas, de estruturação científica e terminológica da Análise de Domínio ajudam a caracterizar a comunidade AERI dando visibilidade aos Arquivos Comunitários e, mediante tal análise temos três ações derivadas dessas lentes, o campo biográfico, campo da prática e do envolvimento comunitário com e/ou sobre comunidades marginalizadas, e o campo da comunicação científica, possíveis de serem focos para o contexto da perspectiva inclusiva e pluralista para a educação e pesquisa arquivística brasileira.Item Sistema infográfico para representações multimodais : proposta de um modelo conceitual interdisciplinar(2023-09-11) Barizon Filho, Antonio Lucio; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Jorente, Maria José Vicentini; Contani, Miguel Luiz; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Gomes, Rogério ZanettiO infográfico é um material informacional híbrido que combina linguagens textuais e visuais de modo a tornar a informação mais clara e acessível. Tem como objetivo geral propor um sistema infográfico interdisciplinar para a Representação da Informação por meio de infográficos e sua representação por meio de um modelo conceitual. Para atender ao objetivo geral, tem como objetivos específicos: descrever de que forma a informação é visualizada por meio de infográficos; identificar os fatores relevantes da Representação, Arquitetura e Design da Informação para a estruturação e visualização da informação nos infográficos; discorrer as relações teóricas e práticas da visualização da informação na Infografia e analisar de que forma a informação é organizada, estruturada e visualizada em infográficos. Emprega metodologia de caráter descritiva e aplicada com abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa documental, que compreende uma amostra de infográficos premiados nas 28ª e 29ª edições do Malofiej. Tem como método de análise a metodologia proposta por Rosenfeld, Morville e Arango (2015) para análise da Arquitetura da Informação, a partir do mapeamento das informações dos infográficos selecionados e análise praxeológica do conteúdo segundo a proposição de Mortensen (2010, 2011). Busca subsídio teórico-metodológico na Representação, Arquitetura e Design da Informação no intuito de contribuir para uma abordagem interdisciplinar com conhecimentos que permeiem todo processo da informação. Destaca que a interdisciplinaridade potencializa a capacidade informativa do infográfico e identifica práticas e conhecimentos adequados para seu desenvolvimento. Constata que infográficos apresentam estruturas, elementos e componentes recorrentes e propõe uma sistematização dos processos de organização, estruturação e visualização presentes na infografia. Apresenta um modelo conceitual que representa o sistema proposto e considera que sua compreensão pode fortalecer o aspecto informativo e ampliar a utilização de infográficos enquanto representação da informação. Apresenta exemplo de aplicação no desenvolvimento de um resumo visual e como recurso para mapeamento da informação. Conclui que a infografia é inerentemente interdisciplinar e que processo de organização e estruturação da informação são tão importantes para o resultado quanto as decisões estéticas referentes à sua visualidade.Item Sobreposição entre as diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (WCAG) e a otimização para mecanismos de busca (SEO)(2023-07-03) Fernandes, Rogério Paulo Muller; Contani, Miguel Luiz; Albuquerque, Ana Cristina de; Franklin, Benjamin Luiz; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Bufrem, Leilah SantiagoAnalisa a sobreposição entre as técnicas e estratégias de otimização de mecanismos de busca (SEO) e as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Aponta que acessibilidade na web e SEO são dois campos de estudo aparentemente distintos em suas concepções teóricas, mas que na prática, ao serem implementados, apresentam importantes sobreposições que não têm sido estabelecidas ou mesmo problematizadas na literatura. Enquanto a acessibilidade almeja tornar o conteúdo web mais acessível para todos os usuários, o SEO visa tornar o conteúdo encontrável. O foco da acessibilidade está nos usuários, enquanto o foco do SEO está nos mecanismos de busca, sendo o elo fundamental que os une, o conteúdo, que precisa ser desenvolvido e estruturado considerando tanto os seres humanos com deficiências quanto os mecanismos de busca. Defende a tese que a acessibilidade na web e SEO tem muitos pontos em comum e utilizam técnicas similares no alcance de seus objetivos. Fundamenta o percurso metodológico desta pesquisa teórica, de caráter descritivo no Modelo Ampliado de Análise Dimensional de Bufrem. Identifica, descreve e destaca visualmente os fatores sobrepostos e para comprovação da sobreposição cria um site temporário específico para esse objetivo. Identifica na pesquisa um conjunto de 17 fatores comuns aos elementos SEO e critérios de sucesso da WCAG 2.1, representando um percentual de 24,36% do total de critérios existentes, sugerindo que há uma evidente sobreposição entre os campos SEO e acessibilidade na web. Conclui que os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de que ao assegurar a acessibilidade de um site, mesmo que parcialmente, automaticamente seu conteúdo será otimizado para os mecanismos de busca.