01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman"
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Item Comportamento informacional e subjetividade : uma análise a partir da prática docente na educação a distância(2023-08-31) Cruz, Dalila Gimenes da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Guerchmann, Ana Céli Pavão; Mata, Marta Leandro da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Ana Cristina deAs concepções trazidas pela abordagem cognitiva em meados da década de 1980 pelo autor Tom Wilson ampliaram a visão sobre os comportamentos de busca e uso da informação ao desenvolver modelos de comportamento informacional que passaram a considerar o indivíduo enquanto ser social, com diferentes necessidades fisiológicas, cognitivas e/ou afetivas que ocorrem a partir do contexto que envolve cada pessoa, o papel que ela desempenha no trabalho/vida, ou o próprio ambiente político, tecnológico e econômico em que está inserida. Somada a essa visão, essa tese busca associar a influência de variáveis constituintes da subjetividade, tais como história de vida, experiências vividas, características pessoais, crenças, sentimentos e emoções com o processo de necessidade, busca e uso da informação. Elegeu-se como pano de fundo um Curso de Biblioteconomia ofertado na modalidade à distância ao considerar esse cenário em contato constante com a informação, favorável para entender de que forma determinados aspectos da subjetividade podem influenciar/ impactar na manifestação do comportamento informacional dos professores. Esse processo ressalta a importância em se olhar para o comportamento informacional como algo em constante movimento, moldado pelas influências ambientais, sociais, emocionais, histórico-culturais e subjetivas. Tal consideração justifica-se pelo fato de que o próprio comportamento em si não se constitui apenas por influências externas, tais como mudanças no contexto informacional e tecnológico. Às suas práticas somam-se ainda fatores individuais constituídos por experiências anteriores, histórico de vida e construções simbólicas e afetivas que fazem parte da constituição da subjetividade. Assim, teve como objetivo, analisar a subjetividade como fenômeno, cujos elementos constituintes e constituídos podem ser considerados variáveis que interferem no comportamento informacional de professores que atuam na modalidade EaD. Para alcance dos objetivos, optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa constitui-se por professores de um Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, utilizando enquanto aporte metodológico e de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como referencial para análise dos dados coletados optou-se pelo método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A partir da análise das entrevistas realizadas e do referencial teórico desenvolvido foi possível constatar correlações entre o comportamento informacional dos professores com elementos constituintes da subjetividade. Assim, as evidências conceituais e teóricas confirmam a hipótese levantada, visto que a subjetividade, enquanto conceito que compreende algo em constante construção, com base nos sentidos que os sujeitos vão produzindo na condição singular em que se encontram inseridos em suas trajetórias de vida e ao mesmo tempo, em suas diferentes atividades e formas de se relacionar com a informação, influencia inclusive seus comportamentos e interação com a informação.Item Informação, trabalho e educação: pressupostos teóricos para a proposição de uma práxis transformadora de base informacional no contexto da formação de trabalhadores(2025-04-04) Silva, Carlos Robson Souza da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Bezerra, Arthur Coelho; Engelmann, Adriana Rosecler Alcará; Marques, Rodrigo MorenoTrata do estudo das relações entre informação, trabalho e educação na contemporaneidade e do seu potencial na proposição de uma práxis transformadora de base informacional voltada à formação de trabalhadores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve como problema de pesquisa: como se dá a relação entre informação e formação de trabalhadores na contemporaneidade e de que maneira essa relação pode ser utilizada na proposição de uma práxis educativa transformador de base informacional para o contexto da Educação Profissional e Tecnológica? Tem como objetivo geral: identificar as relações entre informação e formação de trabalhadores na perspectiva da proposição de uma práxis educativa transformadora de base informacional. E como objetivos específicos: a) investigar as relações entre informação e formação de trabalhadores de maneira dela se apropriar criticamente, analisando o seu desenvolvimento e a sua coerência interna; b) determinar as múltiplas categorias que representam as formas sociais constituem a essência das relações entre informação, trabalho e educação; c) realizar a estruturação das relações entre informação e formação de trabalhadores como uma totalidade concreta e complexa; d) propor uma práxis transformadora de base informacional aplicada ao contexto da formação de trabalhadores. Para alcançar tais objetivos, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, possuindo como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e se utilizando da Crítica da Economia Política marxiana como método de investigação e de exposição dos resultados. A exposição dos resultados se deu por meio da apresentação das seções: “Capital, trabalho e educação: pressupostos materiais para a iniciação ao debate sobre a formação de trabalhadores”; “Informação, capital e competência: as novas relações entre trabalho e educação em tempos de Capitalismo Informacional”; “Luta de classes, educação e informação: a resistência histórica da classe trabalhadora à dominação capitalista” e “O caminho de volta: informação, trabalho e educação como indissociáveis da formação de trabalhadores”. Por fim, conclui-se afirmando que as relações entre informação e formação de trabalhadores são indissociáveis da formação dos sujeitos na contemporaneidade, destacando-se o fato de que elas são ao mesmo tempo relações ontológicas, históricas, reflexivas e transformadoras. Inclui-se também o fato de que a partir da perspectiva marxista de educação e de propostas como a Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica alinhada à Formação Humana Integral, é possível propor uma práxis educativa transformadora de base informacional que propicia aos trabalhadores em formação enxergar um horizonte coletivamente emancipatório e transformador