01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey"
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Item A competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez(2024-12-13) Pereira, Ana Paula; Alcará, Adriana Rosecler; Coneglian, André Luís Onório; Condurú, Marise Teles; Bortolin, Sueli; Berti, Ilemar Christina Lansoni WeyDiscute a competência em informação e o aprendizado das mães de pessoas com surdez como fator de apoio para a necessidade de pertencimento, a partir da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, que integra a Teoria da Autodeterminação. Parte da hipótese de que a competência em informação é influenciada pela necessidade de pertencimento assim como o pertencimento também pode ser impactado pela competência em informação. Tem como objetivo analisar as relações entre a competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de campo realizada com mães de pessoas com surdez e profissionais vinculados à uma instituição especializada na área da surdez e uma Associação de Pais e Amigos dos Surdos de um município localizado no norte do Paraná/BR. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a entrevista semiestruturada e o questionário com questões abertas aplicado às mães surda e ouvinte, a entrevista gerativa de narrativa com uma questão gerativa de narrativa para os profissionais da instituição especializada e da Associação de Pais e a observação do evento comemorativo do Dia Nacional dos Surdos promovido pela instituição especializada, Associação de Pais e Secretaria da Educação. A técnica de análise dos dados adotada foi a análise categorial da análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados constatou-se que as principais habilidades para a formação e o desenvolvimento da competência em informação das mães são: aprender e saber buscar e localizar informações sobre a surdez e outras questões (educação, direitos), aprender e saber lidar com necessidades e fontes informacionais, aprender e saber buscar o apoio de instituições especializadas na área da surdez, aprender a Língua Brasileira de Sinais em família e outras formas de comunicação e com isso fortalecer ainda mais o pertencimento. As principais variáveis identificadas que implicam no sentimento de pertencimento das mães surda e ouvinte estão: o estado emocional e psicológico, as experiências profissionais e de vida (ser surdo, ser mãe ouvinte ou surda, ter familiar surdo, atuar em uma instituição especializada), convivência com pessoas surdas, saber criar e manter laços afetivos, frequência, participação e envolvimento nas ações promovidas pela instituição. As variáveis do pertencimento influenciam a formação da competência em informação das mães quando apresentam dificuldades para lidar com o diagnóstico e com a surdez; necessidades informacionais e outras dificuldades que elas possuem; motivação para não desistir; contexto (entorno) em que as mães estão inseridas e suas condições econômicas; ambientes acolhedores e receptivos; oportunidades de compartilhar informações e experiências positivas e negativas; barreira comunicacional e barreira atitudinal; habilidade para manter relações saudáveis com os profissionais e outros familiares. Assim, com os resultados das quatro fontes de evidência e apoiando-se na fundamentação teórica, propõem-se 15 princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mães surdas e ouvintes. Conclui-se que mães sem um sentido de pertencimento estabelecido terão mais dificuldades para estabelecer propósitos e objetivos ao longo da vida, já mães com sentimento de pertença fortalecido estarão mais inclinadas para o aprendizado e, por consequência, à desenvolver as habilidades da competência em informação.Item Competência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação(2024-05-27) Souza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman de; Alcará, Adriana Rosecler; Freire, Gustavo Henrique de Araujo; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Mata, Marta Leandro da; Moraes, Marcos Antonio deA sociedade da informação, acompanhada de recursos tecnológicos e informacionais cada vez mais complexos, requer uma nova gama de demandas, em um processo gradual de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, no campo educacional como no laboral. Este contexto exige reconsideração constante sobre novas competências, em um movimento de interferências, confluências e determinações de campos de estudo e de práticas manifestas. Sendo assim, estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre Competência Científica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo em campos de estudo, como é o caso da Ciência da Informação. Considerando este escopo, a pesquisa apresentou como objetivo geral discutir os ideários conceituais da Competência Científica e suas correlações com a Competência em Informação, enunciadas nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2022. O corpus foi composto por documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD, considerando o período de 2017 a 2022 e análise de conteúdo tomou como base a orientação de Bardin (2010). A escolha do corpus deu-se, sobretudo, para verificação e comparação do uso dos termos nas publicações acadêmicas brasileiras, no período mencionado. Os estudos empregados possibilitaram traçar ideários conceituais para Competência Científica dentro da Ciência da Informação, por meio de suas correlações e diferenças. Apresenta também o conceito de Competência Científica para a Ciência da Informação, com vistas a fundamentar aspectos teóricos e epistemológicos do termo, bem como contribuir na democratização da informação.Item Comportamento informacional e subjetividade : uma análise a partir da prática docente na educação a distância(2023-08-31) Cruz, Dalila Gimenes da; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman; Guerchmann, Ana Céli Pavão; Mata, Marta Leandro da; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Santos, Raimunda Fernanda dos; Albuquerque, Ana Cristina deAs concepções trazidas pela abordagem cognitiva em meados da década de 1980 pelo autor Tom Wilson ampliaram a visão sobre os comportamentos de busca e uso da informação ao desenvolver modelos de comportamento informacional que passaram a considerar o indivíduo enquanto ser social, com diferentes necessidades fisiológicas, cognitivas e/ou afetivas que ocorrem a partir do contexto que envolve cada pessoa, o papel que ela desempenha no trabalho/vida, ou o próprio ambiente político, tecnológico e econômico em que está inserida. Somada a essa visão, essa tese busca associar a influência de variáveis constituintes da subjetividade, tais como história de vida, experiências vividas, características pessoais, crenças, sentimentos e emoções com o processo de necessidade, busca e uso da informação. Elegeu-se como pano de fundo um Curso de Biblioteconomia ofertado na modalidade à distância ao considerar esse cenário em contato constante com a informação, favorável para entender de que forma determinados aspectos da subjetividade podem influenciar/ impactar na manifestação do comportamento informacional dos professores. Esse processo ressalta a importância em se olhar para o comportamento informacional como algo em constante movimento, moldado pelas influências ambientais, sociais, emocionais, histórico-culturais e subjetivas. Tal consideração justifica-se pelo fato de que o próprio comportamento em si não se constitui apenas por influências externas, tais como mudanças no contexto informacional e tecnológico. Às suas práticas somam-se ainda fatores individuais constituídos por experiências anteriores, histórico de vida e construções simbólicas e afetivas que fazem parte da constituição da subjetividade. Assim, teve como objetivo, analisar a subjetividade como fenômeno, cujos elementos constituintes e constituídos podem ser considerados variáveis que interferem no comportamento informacional de professores que atuam na modalidade EaD. Para alcance dos objetivos, optou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa constitui-se por professores de um Curso de Biblioteconomia na modalidade EaD, utilizando enquanto aporte metodológico e de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como referencial para análise dos dados coletados optou-se pelo método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A partir da análise das entrevistas realizadas e do referencial teórico desenvolvido foi possível constatar correlações entre o comportamento informacional dos professores com elementos constituintes da subjetividade. Assim, as evidências conceituais e teóricas confirmam a hipótese levantada, visto que a subjetividade, enquanto conceito que compreende algo em constante construção, com base nos sentidos que os sujeitos vão produzindo na condição singular em que se encontram inseridos em suas trajetórias de vida e ao mesmo tempo, em suas diferentes atividades e formas de se relacionar com a informação, influencia inclusive seus comportamentos e interação com a informação.Item O processo de gestão do conhecimento no ecossistema de inovação de Londrina : proposta de um modelo integrativo(2025-02-12) Shirado, Luciana Yuri; Molina, Letícia Gorri; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Silva, Terezinha Elizabeth da; Santos, Juliana Cardoso dos; Valentim, Marta Lígia PomimCom o acelerado desenvolvimento tecnológico e digital, as organizações e os grupos sociais passaram a enfrentar a necessidade de responder com celeridade aos novos padrões e paradigmas socioculturais, especialmente no que diz respeito ao compartilhamento e gestão do conhecimento gerado em determinados contextos sociais. Nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo analisar os processos de Gestão do Conhecimento dentro do Ecossistema de Inovação de Londrina (EIL), composto por onze Governanças Setoriais e uma Governança Geral, denominada Estação 43. Para atingir tal objetivo, o estudo foi conduzido por meio das seguintes etapas: 1) Identificação dos processos e fluxos informacionais, de conhecimento e de inovação presentes no EIL; 2) Mapeamento das ações e atividades que promovem e evidenciam a Gestão do Conhecimento entre os atores envolvidos no EIL; e 3) Proposição de um modelo ou plano de ação integrativo para o processo de Gestão do Conhecimento e da Inovação. A pesquisa envolveu uma amostra intencional composta por 48 atores/participantes, todos engajados ativamente nas atividades do EIL, distribuídos entre as onze Governanças Setoriais e a Governança Geral, a Estação 43, e simultaneamente inscritos em projetos inovadores desenvolvidos por entidades parceiras do Ecossistema, como SEBRAE, SENAI, ACIL, PEIEX, entre outras. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza básica, com abordagem qualitativa, e seguiu a tipologia exploratória-descritiva. Além disso, foram consideradas múltiplas fontes de dados, incluindo fontes primárias, secundárias, terciárias, documentais e digitais. Destaca-se que esta pesquisa se configurou como um estudo de caso único, voltado para o contexto do EIL - Estação 43 e suas respectivas Governanças. A técnica de Análise de Conteúdo foi adotada, com ênfase na Análise Categorial, a fim de interpretar as quatro fontes de evidências coletadas: questionários online, observação in loco, entrevistas e análise documental, alinhadas com os objetivos inicialmente propostos. Como principal resultado, foi proposto um modelo de Gestão do Conhecimento, que abrange: diagnóstico contínuo das lacunas nos fluxos informacionais, desenvolvimento de uma estratégia integrada para a gestão do conhecimento, implementação de ferramentas tecnológicas acompanhadas de capacitação, monitoramento com métricas claras e realização de fóruns regulares para promover a colaboração e a melhoria contínua. Conclui-se que a adoção deste modelo pode potencializar a gestão do conhecimento, consolidando Londrina como referência em inovação no Brasil e, consequentemente, impulsionando o alinhamento estratégico e a competitividade regional.