01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Barité, Mario"
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Item A organização e representação do conhecimento em uma perspectiva decolonial: análise dos conceitos do relatório Figueiredo a partir da classificação facetada(2023-11-17) Zammataro, Ana Flávia Dias; Albuquerque, Ana Cristina de; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Furlanete, Fábio Parra; Barité, Mario; Gracioso, Luciana de Souza; Crippa, GiuliaIntrodução: Esta tese tem como objeto de estudo o Relatório Figueiredo, documento que resulta de uma Comissão de Inquérito instaurada em 1967 a respeito da conivência do extinto Serviço de Proteção ao Índio com a violência cometida contra os povos indígenas do Brasil. São coletados termos do Relatório, por meio de processo de inferência e por software de mineração de dados, submetendo-os a uma categorização por meio do uso de facetas, oriunda da Teoria da Classificação Facetada elaborada por Shiyali Ramamrita Ranganathan. Objetivo: Analisar os conceitos do Relatório Figueiredo sob uma perspectiva epistemológica decolonial aplicada à Organização e Representação do Conhecimento a fim de elaborar sistemas de organização do conhecimento com características decoloniais. Metodologia: Pesquisa de caráter documental e bibliográfica, de enfoque qualitativo, com o uso da abordagem metodológica da Análise de Domínio, por meio das abordagens dos estudos históricos, epistemológicos e das classificações especiais. A metodologia empregada contribui para responder ao seguinte problema de pesquisa: De que maneira o fundamento epistemológico decolonial contribui para embasar discussões contra-hegemônicas na Organização e Representação do Conhecimento e, a partir disso, elaborar sistemas de organização do conhecimento que tenham características decoloniais? Resultados: A categorização dos conceitos no sistema facetado de Ranganathan e as múltiplas possibilidades de combinações entre suas facetas e subfacetas, em conjunto com uma ferramenta de mineração de dados do documento em estudo na tese, fomentaram a elaboração de uma proposta de modelagem conceitual, cujas entidades, atributos e relações, quando estruturados e representados com base na epistemologia da decolonialidade de Anibal Quijano, podem ter características decoloniais e contra-hegemônicas, demonstrando assim a viabilidade de elaborar sistemas de organização do conhecimento alinhados às necessidades de suas respectivas unidades de informação e, ao mesmo tempo, que contribua com a desconstrução da colonialidade do poder, dialogando com problemáticas históricas que se refletem em questões da realidade social e representando a diversidade étnica e cultural brasileira. Conclusão: As discussões colocadas expressam que, embora seja possível, a literatura da Organização e Representação do Conhecimento a respeito das bases decoloniais ou pós-coloniais está, ainda, em fase de desenvolvimento, necessitando, portanto, solidificar seus alicerces para a construção de uma área que opere pela inclusão e pela contra-hegemonia. Assim, torna-se possível a constituição de processos e sistemas de organização do conhecimento que possam adquirir características decoloniais e contra-hegemônicas.Item Epistemologia do mapa conceitual em sistema de organização do conhecimento por meio da historicidade dos conceitos(2023-03-27) Rodrigues, Maria Rosemary; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Francelin, Marivalde Moacir; Barité, Mario; Albuquerque, Ana Cristina de; Contani, Miguel LuizO Mapa Conceitual tem se demonstrado como um Sistema de Organização do Conhecimento porque sua epistemologia se revela por meio da historicidade dos conceitos, tanto na organização sociocognitiva do conhecimento, por apresentar-se pelo conhecimento como um todo, quanto na organização intelectual do conhecimento, pelo conhecimento específico, em que as duas dimensões foram aplicadas como mapas de conhecimento em outros períodos. A contribuição deste estudo foi promover um outro status para o Mapa Conceitual, denominando-o como um novo paradigma de conhecimento, trazendo e demonstrando o enunciado lógico de materialização para o domínio da Organização do Conhecimento. Buscou-se responder à questão de estudo: Quais as bases epistemológicas no domínio da OC que podem resultar na fundamentação da Epistemologia do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos, com ênfase no processo de construção e sua aplicabilidade? A hipótese procurou comprovar que a historicidade do Mapa Conceitual, por meio de conceitos, pode gerar a sua fundamentação no contexto do SOC utilizando-se do processo e seus diferentes usos como estrutura lógica de representação conceitual. Defende-se a tese de que o Mapa Conceitual é pertinente ao Sistema de Organização do Conhecimento porque sua epistemologia se revela por meio da historicidade dos conceitos de diferentes maneiras e em diferentes períodos, contextualizando, através do processo, seus sentidos e aplicações. O objetivo geral deste estudo é apresentar a epistemologia do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos para a representação do Mapa Conceitual no contexto do Sistema de Organização do Conhecimento. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio da Teoria Fundamentada e Análise de Domínio. A fundamentação epistemológica dos filósofos Aristóteles, Kant, Heidegger e Peirce revelou as estruturas lógicas de representação conceituadas através dos processos, das categorias e do conceito/conhecimento. A origem e a historicidade epistemológica foram representadas no contexto histórico e social mediante processos categoriais e cognitivos para enunciados lógicos de materialidade na construção e representação de conhecimento. A teoria-metodológica estabeleceu a sua estrutura lógica no âmbito do Sistema de Organização do Conhecimento pelo estudo histórico de Heidegger, percebendo que a sociedade científica representa o conhecimento de algum conteúdo temático em algum tempo na história. O estudo epistemológico por Aristóteles e Kant trouxe uma visão teórico-metodológica por meio de sistemas conceituais. O estudo terminológico, fundamentado em Peirce, desenhou a representação dos termos para comunicá-los, pela linguagem, à temática de algum documento. Conclui-se que a fundamentação na epistemologia do conhecimento desenhado demonstrou-se o significado da estrutura lógica do Mapa Conceitual por meio da historicidade dos conceitos de forma ampla, por ser estrutura e função dos sistemas inseridos no Sistema de Organização do Conhecimento, e de forma restrita, por ser enunciado lógico de materialização do conceito.Item Os arquivos comunitários na pesquisa e educação arquivística: uma análise a partir da Archival Education Research Initiative(2022-12-21) Alencar, Maíra Fernandes; Cervantes, Brígida Maria Nogueira; Tognoli, Natália Bolfarini; Contani, Miguel Luiz; Redigolo, Franciele Marques; Ramalho, Rogério Aparecido Sá; Barité, MarioInserida na arquivística contemporânea engajada com questões de justiça social, direitos humanos e decolonialidade, dentre outros, selecionamos a Archival Education Research Initiative, uma comunidade discursiva que visa, entre outros focos, atuar sobre e com comunidades historicamente marginalizada, a partir de um suporte de nível educativo e de pesquisa. Delimitamos nosso problema em: considerando a AERI enquanto uma iniciativa inovadora, e pioneira nas discussões sobre as dimensões inclusivas, como caracterizar essa comunidade discursiva, de modo que a temática dos Arquivos Comunitários seja contemplada em conjunto com outras especificidades dessa comunidade? Quais ações de foco plural podem ser descritas a partir dessa análise para a educação e pesquisa arquivística possíveis para o contexto brasileiro? O objetivo geral da pesquisa é fomentar as discussões dos estudos arquivísticos de cunho pluralista, com especial ênfase sobre os arquivos comunitários, por meio da caracterização da comunidade discursiva da AERI. São os objetivos específicos: 1) Situar teoricamente as dimensões da análise de domínio, bem como a intersecção das lentes epistêmicas/de estruturação científica e terminológicas; 2) Implementar um estudo teórico-conceitual da discussão sobre o pluralismo arquivístico, a partir da perspectiva decolonial, e; 3) Sistematizar a análise realizada da AERI, a partir da intersecção das lentes epistêmica-biográfica, estruturação científica e terminológica pontual, sobre o contexto de uso do termo “arquivos comunitários”. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo, a natureza da pesquisa é qualitativa; o tipo de pesquisa é exploratório e descritivo, e utiliza enquanto método a Análise de Domínio (HJØRLAND, 2002). Para a coleta das publicações analisadas fizemos uso da base Library, Information Science & Technology Abstracts, a partir da busca por nome dos membros e para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Domínio (AD) Hjørland (2002), com os: 1) Estudos de Estrutura na Comunicação Científica; 2) Estudos Epistemológicos e Críticos, e 3) Estudos Terminológicos. Em conformidade com a análise realizada, demonstramos a hipótese apresentada de que a intersecção das lentes epistemológicas, de estruturação científica e terminológica da Análise de Domínio ajudam a caracterizar a comunidade AERI dando visibilidade aos Arquivos Comunitários e, mediante tal análise temos três ações derivadas dessas lentes, o campo biográfico, campo da prática e do envolvimento comunitário com e/ou sobre comunidades marginalizadas, e o campo da comunicação científica, possíveis de serem focos para o contexto da perspectiva inclusiva e pluralista para a educação e pesquisa arquivística brasileira.