01 - Doutorado - Ciência da Informação
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Navegando 01 - Doutorado - Ciência da Informação por Autor "Alcará, Adriana Rosecler"
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Item A competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez(2024-12-13) Pereira, Ana Paula; Alcará, Adriana Rosecler; Coneglian, André Luís Onório; Condurú, Marise Teles; Bortolin, Sueli; Berti, Ilemar Christina Lansoni WeyDiscute a competência em informação e o aprendizado das mães de pessoas com surdez como fator de apoio para a necessidade de pertencimento, a partir da Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, que integra a Teoria da Autodeterminação. Parte da hipótese de que a competência em informação é influenciada pela necessidade de pertencimento assim como o pertencimento também pode ser impactado pela competência em informação. Tem como objetivo analisar as relações entre a competência em informação e a necessidade de pertencimento das mães de pessoas com surdez. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de campo realizada com mães de pessoas com surdez e profissionais vinculados à uma instituição especializada na área da surdez e uma Associação de Pais e Amigos dos Surdos de um município localizado no norte do Paraná/BR. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a entrevista semiestruturada e o questionário com questões abertas aplicado às mães surda e ouvinte, a entrevista gerativa de narrativa com uma questão gerativa de narrativa para os profissionais da instituição especializada e da Associação de Pais e a observação do evento comemorativo do Dia Nacional dos Surdos promovido pela instituição especializada, Associação de Pais e Secretaria da Educação. A técnica de análise dos dados adotada foi a análise categorial da análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados constatou-se que as principais habilidades para a formação e o desenvolvimento da competência em informação das mães são: aprender e saber buscar e localizar informações sobre a surdez e outras questões (educação, direitos), aprender e saber lidar com necessidades e fontes informacionais, aprender e saber buscar o apoio de instituições especializadas na área da surdez, aprender a Língua Brasileira de Sinais em família e outras formas de comunicação e com isso fortalecer ainda mais o pertencimento. As principais variáveis identificadas que implicam no sentimento de pertencimento das mães surda e ouvinte estão: o estado emocional e psicológico, as experiências profissionais e de vida (ser surdo, ser mãe ouvinte ou surda, ter familiar surdo, atuar em uma instituição especializada), convivência com pessoas surdas, saber criar e manter laços afetivos, frequência, participação e envolvimento nas ações promovidas pela instituição. As variáveis do pertencimento influenciam a formação da competência em informação das mães quando apresentam dificuldades para lidar com o diagnóstico e com a surdez; necessidades informacionais e outras dificuldades que elas possuem; motivação para não desistir; contexto (entorno) em que as mães estão inseridas e suas condições econômicas; ambientes acolhedores e receptivos; oportunidades de compartilhar informações e experiências positivas e negativas; barreira comunicacional e barreira atitudinal; habilidade para manter relações saudáveis com os profissionais e outros familiares. Assim, com os resultados das quatro fontes de evidência e apoiando-se na fundamentação teórica, propõem-se 15 princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mães surdas e ouvintes. Conclui-se que mães sem um sentido de pertencimento estabelecido terão mais dificuldades para estabelecer propósitos e objetivos ao longo da vida, já mães com sentimento de pertença fortalecido estarão mais inclinadas para o aprendizado e, por consequência, à desenvolver as habilidades da competência em informação.Item Competência científica na ciência da informação: ideários conceituais e correlações com a competência em informação(2024-05-27) Souza, Jéssica Gabriela Tamião de; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman de; Alcará, Adriana Rosecler; Freire, Gustavo Henrique de Araujo; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Mata, Marta Leandro da; Moraes, Marcos Antonio deA sociedade da informação, acompanhada de recursos tecnológicos e informacionais cada vez mais complexos, requer uma nova gama de demandas, em um processo gradual de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, no campo educacional como no laboral. Este contexto exige reconsideração constante sobre novas competências, em um movimento de interferências, confluências e determinações de campos de estudo e de práticas manifestas. Sendo assim, estudos e pesquisas acadêmico-científicas sobre Competência Científica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo em campos de estudo, como é o caso da Ciência da Informação. Considerando este escopo, a pesquisa apresentou como objetivo geral discutir os ideários conceituais da Competência Científica e suas correlações com a Competência em Informação, enunciadas nas teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2017 a 2022. O corpus foi composto por documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD, considerando o período de 2017 a 2022 e análise de conteúdo tomou como base a orientação de Bardin (2010). A escolha do corpus deu-se, sobretudo, para verificação e comparação do uso dos termos nas publicações acadêmicas brasileiras, no período mencionado. Os estudos empregados possibilitaram traçar ideários conceituais para Competência Científica dentro da Ciência da Informação, por meio de suas correlações e diferenças. Apresenta também o conceito de Competência Científica para a Ciência da Informação, com vistas a fundamentar aspectos teóricos e epistemológicos do termo, bem como contribuir na democratização da informação.Item Dimensões da competência em informação nos processos educacionais de idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Unicentro(Universidade Estadual de Londrina, 2023-03-28) Gardin, Daniela do Amaral Oliveira; Alcará, Adriana Rosecler; Bortolin, Sueli; Santos Neto, João Arlindo dos; Vitorino, Elizete Vieira; Mata, Marta Leandro da; Zaninelli, Thais Batista; Berti, Ilemar Christina Wey; Santos, Juliana Cardoso dosResumo: O estabelecimento da informação e do conhecimento como fatores de desenvolvimento têm transformado os procedimentos de gestão das nações, entre eles os da educação. Nesse cenário, se inserem os pressupostos das diversas ciências, assim como a competência em informação, campo disciplinar da Ciência da Informação, que trata das ações referentes à informação no que tange à sua identificação, localização, seleção, avaliação e uso consciente. Também sendo associada aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos pessoais e no aprendizado ao longo da vida. A competência em informação é integrada pelas dimensões técnica, estética, política e ética, as quais, por sua vez, estão relacionadas ao saber fazer e ao uso das tecnologias, à reflexão crítica e à sensibilidade junto à informação e, referem-se, também, à responsabilidade e à interação dela com a coletividade. Sob essa perspectiva, problematizou-se a influência que os pressupostos da competência em informação e suas dimensões promovem no desenvolvimento dos processos educacionais para o aprendizado ao longo da vida, no tocante ao aperfeiçoamento da autonomia, qualidade de vida e exercício da cidadania de idosos, no âmbito de um programa de extensão universitária. Assim, investigou-se de que maneira as dimensões técnica, estética, política e ética da competência em informação encontram-se refletidas nos processos educacionais e pedagógicos desenvolvidos na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pesquisa tem natureza básica com abordagem qualitativa, compreendendo-se ainda como exploratória e descritiva. Caracterizou-se como um estudo de caso e foi instrumentalizada a partir das técnicas de levantamento documental, entrevista e grupo focal, realizados no âmbito do projeto pedagógico, com os idosos e os agentes educacionais do programa de extensão da Unati. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada para o desenvolvimento da interpretação dos achados científicos. Os resultados demonstraram a manifestação das dimensões da competência em informação sob três vieses específicos. Um projeto pedagógico voltado para o alcance do bem estar, da qualidade de vida e do exercício da cidadania dos idosos. Comportamentos, habilidades e atitudes dos agentes educacionais respaldados a partir de condutas específicas. E a disponibilidade e disposição dos sujeitos aprendizes em se engajarem e se inserirem no universo de aprendizado contínuo e permanente. Dessa forma, na medida em que se manifestam harmônicas com a tríplice atuação das partes nesse processo, as dimensões tornam os unatianos pessoas com competência em informação no âmbito dos desafios impostos pela sociedade da informação e do conhecimento.Item Feminismo e competência em informação : debates teórico-práticos a partir da epistemologia social(2024-03-27) Miranda, Ana Maria Mendes; Alcará, Adriana Rosecler; Albuquerque, Ana Cristina de; Mata, Marta Leandro da; Santos Neto, João Arlindo dos; Farias, Gabriela Belmont deCom o desenvolvimento do capitalismo, o patriarcado, assim como o racismo, se converte em aliados indispensáveis para a exploração e a manutenção do status quo. Nesse contexto, os aspectos informacionais se apresentam como um recurso e fator marcante nas lutas de movimentos políticos e sociais feministas na atualidade. É nesse escopo que o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, somadas ao acesso à informação e conhecimentos, pode auxiliar na compreensão das diversas “amarras” do tecido social, denominado no campo da Ciência da Informação como competência em informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a competência em informação sob a perspectiva da Epistemologia Social e suas relações com as teorias feministas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórico prática descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Num primeiro momento, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, com delineamento bibliográfico, seguida de uma análise das práticas de competência em informação por meio de pesquisa documental. Com os dados bibliográfico realizou-se uma análise bibliométrica, identificando autorias mais produtivas da temática, e textos e autorias mais referenciadas pelo corpus de análise. Posterior a isso, ambas as coletas foram analisadas com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Foram localizadas 79 pesquisas de 1997 a junho de 2023 em português, inglês e espanhol que relacionam a competência em informação com o feminismo, revelando distintas bases teóricas e uma aproximação com o feminismo interseccional e pós-estruturalista. No que se refere às práticas, mapearam-se 347 ações promovidas por unidades de informação brasileiras relacionadas ao feminismo ou às mulheres, destacando-se rodas de conversa, palestras e clubes de leitura. As categorias temáticas nas quais elas foram organizadas incluem violência doméstica, direitos das mulheres, trabalho, maternidade, saúde, empoderamento, autoestima, arte, literatura, visibilidade e acesso à informação. Compreendendo as características teóricas e as ações práticas da competência em informação relacionadas às mulheres, surge a questão sobre como se dá uma competência sob a perspectiva da Epistemologia Social. Seu maior ponto de encontro está no conhecimento e sua noção coletiva, podendo contribuir para novos olhares da competência em informação sobre um aspecto central de seus estudos. É também nessa perspectiva de conhecimento coletivo que a competência em informação pode se encontrar com a teoria feminista marxista, promovendo a formação das consciências para a transformação da realidade. As unidades de informação, por meio da competência em informação e outras ações voltadas para o acesso à informação, desempenham papel preponderante ao permitirem o compartilhamento e a troca de informações, além de ajudarem na promoção do senso crítico e aplicação ética das informações. Conclui-se que a Epistemologia Social pode contribuir para pensar diversos aspectos da competência em informação, principalmente o conhecimento, e uma competência em informação preocupada com questões coletivas e sociais pode auxiliar na compreensão de meninas e mulheres sobre questões relevantes de sua realidade, contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero.