01 - Doutorado - Análise do Comportamento
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Navegando 01 - Doutorado - Análise do Comportamento por Autor "Kienen, Nádia"
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Item História da análise do comportamento brasileira: a multiplicidade temática como guia historiográfico(2024-09-13) Guimarães, Renan Kois; Melo, Camila Muchon de; Miranda, Rodrigo Lopes; Cruz, Robson Nascimento da; Kienen, Nádia; Pompermaier, Henrique Mesquita; Strapasson, Bruno AngeloA compreensão da História da Análise do Comportamento por meio dos objetos investigados é uma proposição dentre diversas outras possibilidades de análise historiográfica. Tendo isso em vista, o objetivo desta tese foi defender a multiplicidade temática como diretriz historiográfica para a Análise do Comportamento. Para tanto, dois capítulos foram formulados. O primeiro deles, de caráter metodológico, apresenta um Guia Temático para a produção e leitura de textos históricos analítico-comportamentais, composto por 11 categorias temáticas, sendo elas História de Pessoas, História de Conceitos, História de Instituições, História de Disciplinas, História de Tópicos de Pesquisa, História de Eventos, História de Processos Sociais, História de Métodos, História de Aparatos, História de Textos e História de Debates. No segundo capítulo, com um caráter mais prático, o Guia Temático foi aplicado a uma amostra da literatura, tendo o objetivo de caracterizar a literaura sobre a história da Análise do Comportamento brasileira em diferentes temáticas e discutir as implicações dessa multiplicidade como diretriz historiográfica. Como resultado, uma narrativa é apresentada nesse capítulo, organizada por meio das temáticas delimitadas no capítulo anterior. A análise da historiografia contempla uma diversidade de objetos mencionados, sendo alguns deles investigados de forma mais específica, enquanto outros são apenas citados tangencialmente. As categoriais temáticas mais sobressalentes foram Histórias de Pessoas, Histórias de Tópicos de Pesquisa, Histórias de Instituições, Histórias de Disciplinas e Histórias de Métodos. Das pessoas mais biografadas, ressaltam-se Carolina Marstuscelli Bori, João Cláudio Todorov e Fred Simmons Keller. Além disso, um tema recorrente é a História de Eventos, sobretudo direcionado à institucionalização da área na década de 1960, contemplando principalmente o Curso de Keller em 1961 e o Plano de Brasília. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a multiplicidade temática possibilita uma compreensão mais ampla da história da Análise do Comportamento brasileira.Item Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos para capacitar profissionais formadores a propor comportamentos-objetivo no contexto da formação profissional em serviço(2024-03-14) Sahão, Fernanda Torres; Kienen, Nádia; Luca, Gabriel Gomes de; Lopes Junior, Jair; Soares, Maria Rita Zoéga; Panosso, Mariana GomideProfissionais especialistas de diversos campos têm sido requeridos a intervirem diretamente no contexto de trabalho e a capacitarem outros profissionais a fazerem isto, exercendo a função de formadores. Porém, eles não têm sido treinados para isso, e podem apresentar dificuldades para ensinar comportamentos relevantes aos seus aprendizes. A Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) é uma tecnologia de ensino que permite a proposição de comportamentos relevantes a serem ensinados, a elaboração, a aplicação e a avaliação de programas de ensino que objetivem desenvolver tais comportamentos. A presente pesquisa objetivou elaborar um material autoinstrucional para capacitar formadores a propor comportamentos-objetivo para treinamentos com base nas necessidades de aprendizagem do público-alvo, a partir da PCDC e com a participação de formadores. Foram realizados quatro estudos. No Estudo 1, o objetivo foi identificar e sistematizar, a partir de literatura científica, as variáveis relacionadas ao comportamento de programar e aplicar treinamentos no contexto de trabalho. Foram examinados 14 artigos com informações sobre (a) situações-problema relacionadas a programar e aplicar treinamentos, (b) ações a serem apresentadas pelos formadores, e (c) resultados a serem obtidos. Foi identificada maior quantidade de informações sobre ações a serem apresentadas pelos formadores (e. g., planejar condições de ensino, definir objetivos para o treinamento). As situações-problema identificadas se referem a dificuldades no repertório de ensino e ausência de treinamentos para desenvolver esse repertório. Os resultados a serem obtidos são descritos de forma ampla, não sendo especificada a consequência imediata das ações dos formadores. O Estudo 2 consiste em uma pesquisa survey, a partir de questionário online com 18 formadores, e seu objetivo foi caracterizar o repertório comportamental desses profissionais para planejar e aplicar treinamentos. As principais dificuldades relatadas foram planejar estratégias de ensino, manter os aprendizes motivados, fornecer feedback e ter clareza sobre as habilidades a serem desenvolvidas pelos aprendizes. Algumas lacunas na formação desses profissionais estão relacionadas às etapas iniciais do treinamento, como na descoberta “do quê” precisam ensinar aos aprendizes para uma atuação profissional mais qualificada. A partir dos dados dos estudos 1 e 2, foi possível a realização do Estudo 3, cujo objetivo foi propor comportamentos-objetivo e planejar condições de ensino para capacitar formadores a propor comportamentos-objetivo para treinamentos com base nas necessidades de aprendizagem do público-alvo, a partir da PCDC e por meio de um material autoinstrucional. O estudo é constituído por três etapas: (a) identificação e descrição das situações-problema com as quais os formadores lidam, (b) decomposição e sequenciamento dos comportamentos a serem ensinados, e (c) planejamento de condições de ensino para desenvolver os comportamentos-objetivo do material. A decomposição resultou em 70 classes de comportamentos-objetivo intermediários, que foram sequenciadas em três unidades de ensino. As estratégias de ensino planejadas se referem à apresentação de textos didáticos, atividades relacionadas à realidade profissional dos formadores, exemplos de como realizar as atividades, perguntas orientadoras e feedback informativo e descritivo. No Estudo 4 foi elaborado um material autoinstrucional para propor comportamentos-objetivo para treinamentos a partir das necessidades de aprendizagem do público-alvo, com a participação dos formadores e com base na PCDC. O material constitui-se de três unidades, que foram validadas por três formadores, em relação a adequação e clareza da linguagem, pertinência das atividades e exemplos, e sugeriram mudanças em aspectos estruturais do material e informações a serem adicionadas para maior compreensão das atividades. Os resultados da pesquisa representam contribuições metodológicas, tecnológicas e sociais, que podem trazer implicações importantes para a comunidade científica e para a sociedade. Isso porque foram utilizados procedimentos que permitem a descoberta de comportamentos a serem ensinados, a partir de um trabalho de investigação da realidade dos aprendizes, servindo de base para outras pesquisas e intervenções que envolvam processos de ensino e aprendizagem, modificando a ênfase dada pelo ensino tradicional. A validação social desse tipo de trabalho é importante, ainda que pouco utilizada na Análise do Comportamento e PCDC, pois permite identificar o que é relevante para o público-alvo e a linguagem mais adequada a ser utilizada, aumentando a compatibilidade do programa de ensino com a realidade desses profissionais. O material autoinstrucional “Treinando Treinadores” é uma tecnologia comportamental, visto que é resultado de pesquisa conduzida dentro da Análise do Comportamento, com estratégias e procedimentos que podem ser utilizados para a solução de problemas sociais. Espera-se que esta pesquisa contribua para maior visibilidade sobre o contexto com o qual os formadores precisam lidar ao planejar e aplicar treinamentos, e que o material autoinstrucional capacite esses profissionais a proporem comportamentos-objetivo relevantes para modificar as situações-problema do contexto de trabalhoItem Psicoterapia e população LGBTIA+: habilidades específicas ao atendimento(2023-10-09) Fazzano, Leandro Herkert; Gallo, Alex Eduardo; Bortolozzi, Ana Cláudia; Zamignani, Denis Roberto; Kienen, Nádia; Silva, Silvia Aparecida Fornazari daA presente tese debruça-se sobre compreender e descrever as práticas clínicas da Psicologia com a população LGBTIA+, buscando intervir nas habilidades necessárias ao terapeuta que atende alguém dessa população. Para tal, a tese encontra-se dividida em três estudos. O primeiro diz respeito à revisão bibliográfica realizada a respeito da população LGBTIA+ e o processo terapêutico. Para isso, buscou-se em base de dados, utilizando descritores referentes a essa população e ao processo terapêutico. Foram selecionados apenas 14 artigos, sendo a busca ampliada para os bancos de teses e dissertações, selecionando mais quatro produções. Os trabalhos analisados foram agrupados em diferentes eixos temáticos e apontam para práticas inadequadas e LGBTfóbicas da Psicologia, além de, quando mencionam práticas adequadas, não descreverem o comportamento do terapeuta. Assim, o segundo estudo busca descrever os repertórios do terapeuta necessários para atender, de forma adequada, a população LGBTIA+. Esses repertórios foram decompostos tendo como comportamento-objetivo “prestar serviços psicoterapêuticos precisos e adequados à população LGBTIA+”. Essa decomposição também se baseou nas características descritas na literatura como úteis ao atendimento da população. Já o terceiro estudo descreve a criação, aplicação e avaliação de um treinamento dos repertórios descritos. A capacitação ocorreu em três fases, sendo a primeira uma etapa de formação realizada em 17 encontros semanais; na segunda fase foram realizados atendimentos clínicos à população LGBTIA+, os quais foram gravados e analisados por dois juízes, fornecendo feedbacks aos terapeutas em treinamento; e a terceira fase, na qual os atendimentos e as avaliações dos terapeutas foram mantidos, porém sem a ocorrência das devolutivas. Participaram da primeira fase nove terapeutas, enquanto, nas fases II e III, participaram seis. Os resultados encontrados demonstram a efetividade e a eficácia do treinamento, posto que os participantes desenvolveram repertórios necessários para adequar os atendimentos clínicos à população LGBTIA+. Alguns participantes apresentaram dificuldades em relação a comportamentos relacionados à formação em Psicologia. A presente tese demonstra a necessidade e a pertinência de desenvolver classes comportamentais específicas ao atendimento da população LGBTIA+, apontando para a necessidade de se rever algumas práticas da formação dos profissionais de PsicologiaItem Violência sexual no contexto universitário: uma perspectiva comportamentalista radical feminista(2024-09-23) Morais, Amanda Oliveira de; Laurenti, Carolina; Oshiro, Claudia Kami Bastos; Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito; Kienen, Nádia; Gallo, Alex EduardoEsta tese apresenta o desenvolvimento de aspectos teóricos que fundamentam a compreensão sobre a violência sexual em uma perspectiva comportamentalista radical feminista (Prólogo), uma investigação empírica sobre o contexto universitário e a ocorrência de agressões sexuais (Estudo 1), e uma proposta de intervenção baseada nos resultados e discussão sobre essa realidade (Estudo 2). O objetivo do Estudo 1 foi apresentar um panorama sobre a ocorrência de violência sexual em um ambiente universitário e sobre questões de segurança, serviços e direitos relacionados a essa prática. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Um questionário adaptado foi respondido por 185 estudantes e 43 docentes de uma universidade do norte do Paraná. Mulheres, pessoas não heterossexuais e estudantes relataram vivenciar mais violências em comparação com homens, heterossexuais e docentes, respectivamente, sendo essa diferença significativa. Efeitos relacionados às violências vivenciadas estiveram envolvidos com uso de medicamentos psiquiátricos, tratamento psicológico, perda de prazos, faltas e afastamentos em relação ao ambiente acadêmico. As(os) participantes indicaram baixa confiabilidade nas ações institucionais sobre a temática, desconhecimento dos direitos e procedimentos em situações de violência sexual, e baixa confiabilidade de que procedimentos adequados seriam tomados em relação às denúncias, principalmente na avaliação das mulheres e estudantes. A hierarquia entre membros da academia, objetificação feminina em eventos universitários, controle ético sexista, padrões de gênero e de relacionamentos íntimos, ausência de políticas e inação institucional foram identificados como aspectos relevantes do ambiente social atuando como contexto de práticas sexualmente violentas e práticas de ocultamento dessa realidade. Consequências culturais como subnotificação, recorrência das agressões, evasão de espaços acadêmicos ou permanência em situação de opressão, culminam na manutenção da dominação masculina na universidade. Nesse contexto, toda comunidade acadêmica deve aprender a oferecer suporte aos relatos de violência sexual, visto que os incidentes são relatados, principalmente, para amigas(os). O Estudo 2 visou elaborar e avaliar a eficácia de um treino em vídeo para o aprendizado de comportamentos de acolhimento, apoio e orientação sobre serviços e direitos como respostas adequadas a relatos de violência sexual na universidade, aplicado a estudantes. Foram confeccionados dois materiais para ensino: um vídeo ilustrado contendo informações e instruções sobre violência sexual e sobre como acolher, apoiar e orientar alguém que relata uma violência sexual e um vídeo-modelo contendo encenações de relatos de agressões sexuais e modelos de como acolher, apoiar e orientar. Para verificar a eficácia desses materiais, foi realizado um experimento de delineamento de caso único com linha de base múltipla entre comportamentos com duas estudantes. A exposição ao vídeo informativo e instrucional promoveu o aumento de ações relacionadas aos comportamentos de interesse, e a exposição ao vídeo-modelo tornou as ações de acolhimento, apoio e orientação mais próximas aos modelos. Discutimos que pesquisas futuras realizem ajustes no vídeo-modelo e na mensuração dos resultados. Consideramos que o desenvolvimento de aspectos teóricos e empíricos sobre a temática abordada por diferentes áreas de conhecimento em intersecção com o Comportamentalismo Radical e a Análise do Comportamento fortalece tanto o campo de pesquisas e enfrentamento à violência sexual quanto enriquece nossa teoria e práxis.