01 - Doutorado - Análise do Comportamento
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Navegando 01 - Doutorado - Análise do Comportamento por Autor "Gallo, Alex Eduardo"
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Item Capacitação para atendimento inicial de vítimas de violência sexual no ambiente universitário: um estudo empírico-experimental com estagiários da clínica-escola do curso de psicologia(2024-09-13) Fontana, Jordana; Laurenti, Carolina; Gallo, Alex Eduardo; López, Denisse Brust; Vasconcelos, Ísis Gomes; Marques, Natália SantosA violência sexual é produto de uma complexa organização social que hierarquiza gêneros, mantendo homens em papel de dominação e mulheres de submissão. Um dos contextos nos quais a violência sexual é identificada com frequência é a universidade. Nesse âmbito, ela pode ter efeitos específicos sobre a vida das vítimas em diversas áreas, inclusive no desempenho acadêmico. Pesquisas têm indicado a necessidade de as próprias universidades contarem com serviços de atendimento às vítimas. Uma das possíveis formas disso acontecer é por meio das clínicas-escola, nas quais estagiários(as) de quinto ano prestam atendimento psicológico à comunidade. Para que esse suporte seja adequado, é necessário que esses(as) estagiários(as) tenham a capacidade de prestar atendimento inicial adequado às vítimas, o que envolve a emissão de uma ampla classe de comportamentos. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa foi criar e testar a eficácia de uma capacitação voltada para os(as) estagiários(as) de clínica escola, a fim de que desenvolvam os comportamentos necessários ao atendimento inicial dos casos de violência sexual que ocorrem no contexto universitário. A pesquisa foi dividida em dois estudos: o Estudo 1 consistiu no planejamento uma capacitação direcionada a estagiários(as) de clínica escola para atendimento das referidas vítimas. Esse estudo se deu por meio de 3 etapas: 1) identificação do formato adequado para realizar um treinamento, fundamentado na Análise do Comportamento; 2) identificação de comportamentos que precisam ser emitidos para o atendimento; 3) elaboração da capacitação a partir da integração das informações das etapas anteriores. Como resultado, foi identificado que a capacidade de prestar atendimento inicial envolve comportamentos de “dizer” que são pré-requisitos do comportamento de “fazer”, necessitando a construção de uma capacitação com subfases a fim de mensurar diferentes comportamentos intermediários que compõem a VD (prestar atendimento inicial a vítimas de violência sexual). Foi construída uma capacitação com 4 fases, equivalente a 4 condições experimentais: a primeira visou avaliar o desempenho verbal dos(as) participantes, que envolve: descrever sobre violência sexual e seus efeitos; descrever aspectos do atendimento inicial referentes ao acolhimento; descrever aspectos do atendimento inicial referentes ao encaminhamento. Nessa fase, o desempenho dos(as) participantes foi avaliado antes de depois da inserção de uma VI (instruções verbais). A Fase 2 visou avaliar o desempenho dos(as) participantes em relação à classe de comportamentos “fazer”, que envolve outros comportamentos intermediários: identificar violência sexual e seus efeitos; acolher; e encaminhar. Nessa fase, o desempenho dos(as) participantes foi avaliado a partir da realização de um ensaio comportamental com a inserção de uma nova VI (feedback), a qual foi apresentada imediatamente após a emissão dos comportamentos. A Fase 3 visou avaliar o desempenho dos(as) participantes em relação ao repertório de “fazer” envolvendo os mesmos comportamentos da fase anterior, porém, a inserção da VI em temporalidade diferente: o desempenho foi avaliado por meio do ensaio comportamental, mas o feedback só foi apresentado no final do ensaio. Por fim, a Fase 4 teve como objetivo avaliar o desempenho dos(as) participantes ainda sobre os mesmos comportamentos intermediários, porém, sem a presença da VI. O Estudo 2 teve como objetivo testar a eficácia da capacitação, por meio da aplicação de um piloto com duas estagiárias da clínica-escola de uma universidade. A pesquisa foi realizada por meio de um delineamento experimental de sujeito único com mudança de critério. Para cada uma das fases descritas no Estudo 1 foi realizado um encontro, com critérios pré-estabelecidos para passar para a próxima fase e finalizar o experimento. Os resultados indicaram que a capacitação se mostrou eficaz para o ensino dos comportamentos referentes a prestar atendimento inicial a vítimas de violência sexual no âmbito universitárioItem Psicoterapia e população LGBTIA+: habilidades específicas ao atendimento(2023-10-09) Fazzano, Leandro Herkert; Gallo, Alex Eduardo; Bortolozzi, Ana Cláudia; Zamignani, Denis Roberto; Kienen, Nádia; Silva, Silvia Aparecida Fornazari daA presente tese debruça-se sobre compreender e descrever as práticas clínicas da Psicologia com a população LGBTIA+, buscando intervir nas habilidades necessárias ao terapeuta que atende alguém dessa população. Para tal, a tese encontra-se dividida em três estudos. O primeiro diz respeito à revisão bibliográfica realizada a respeito da população LGBTIA+ e o processo terapêutico. Para isso, buscou-se em base de dados, utilizando descritores referentes a essa população e ao processo terapêutico. Foram selecionados apenas 14 artigos, sendo a busca ampliada para os bancos de teses e dissertações, selecionando mais quatro produções. Os trabalhos analisados foram agrupados em diferentes eixos temáticos e apontam para práticas inadequadas e LGBTfóbicas da Psicologia, além de, quando mencionam práticas adequadas, não descreverem o comportamento do terapeuta. Assim, o segundo estudo busca descrever os repertórios do terapeuta necessários para atender, de forma adequada, a população LGBTIA+. Esses repertórios foram decompostos tendo como comportamento-objetivo “prestar serviços psicoterapêuticos precisos e adequados à população LGBTIA+”. Essa decomposição também se baseou nas características descritas na literatura como úteis ao atendimento da população. Já o terceiro estudo descreve a criação, aplicação e avaliação de um treinamento dos repertórios descritos. A capacitação ocorreu em três fases, sendo a primeira uma etapa de formação realizada em 17 encontros semanais; na segunda fase foram realizados atendimentos clínicos à população LGBTIA+, os quais foram gravados e analisados por dois juízes, fornecendo feedbacks aos terapeutas em treinamento; e a terceira fase, na qual os atendimentos e as avaliações dos terapeutas foram mantidos, porém sem a ocorrência das devolutivas. Participaram da primeira fase nove terapeutas, enquanto, nas fases II e III, participaram seis. Os resultados encontrados demonstram a efetividade e a eficácia do treinamento, posto que os participantes desenvolveram repertórios necessários para adequar os atendimentos clínicos à população LGBTIA+. Alguns participantes apresentaram dificuldades em relação a comportamentos relacionados à formação em Psicologia. A presente tese demonstra a necessidade e a pertinência de desenvolver classes comportamentais específicas ao atendimento da população LGBTIA+, apontando para a necessidade de se rever algumas práticas da formação dos profissionais de PsicologiaItem Violência sexual no contexto universitário: uma perspectiva comportamentalista radical feminista(2024-09-23) Morais, Amanda Oliveira de; Laurenti, Carolina; Oshiro, Claudia Kami Bastos; Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito; Kienen, Nádia; Gallo, Alex EduardoEsta tese apresenta o desenvolvimento de aspectos teóricos que fundamentam a compreensão sobre a violência sexual em uma perspectiva comportamentalista radical feminista (Prólogo), uma investigação empírica sobre o contexto universitário e a ocorrência de agressões sexuais (Estudo 1), e uma proposta de intervenção baseada nos resultados e discussão sobre essa realidade (Estudo 2). O objetivo do Estudo 1 foi apresentar um panorama sobre a ocorrência de violência sexual em um ambiente universitário e sobre questões de segurança, serviços e direitos relacionados a essa prática. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Um questionário adaptado foi respondido por 185 estudantes e 43 docentes de uma universidade do norte do Paraná. Mulheres, pessoas não heterossexuais e estudantes relataram vivenciar mais violências em comparação com homens, heterossexuais e docentes, respectivamente, sendo essa diferença significativa. Efeitos relacionados às violências vivenciadas estiveram envolvidos com uso de medicamentos psiquiátricos, tratamento psicológico, perda de prazos, faltas e afastamentos em relação ao ambiente acadêmico. As(os) participantes indicaram baixa confiabilidade nas ações institucionais sobre a temática, desconhecimento dos direitos e procedimentos em situações de violência sexual, e baixa confiabilidade de que procedimentos adequados seriam tomados em relação às denúncias, principalmente na avaliação das mulheres e estudantes. A hierarquia entre membros da academia, objetificação feminina em eventos universitários, controle ético sexista, padrões de gênero e de relacionamentos íntimos, ausência de políticas e inação institucional foram identificados como aspectos relevantes do ambiente social atuando como contexto de práticas sexualmente violentas e práticas de ocultamento dessa realidade. Consequências culturais como subnotificação, recorrência das agressões, evasão de espaços acadêmicos ou permanência em situação de opressão, culminam na manutenção da dominação masculina na universidade. Nesse contexto, toda comunidade acadêmica deve aprender a oferecer suporte aos relatos de violência sexual, visto que os incidentes são relatados, principalmente, para amigas(os). O Estudo 2 visou elaborar e avaliar a eficácia de um treino em vídeo para o aprendizado de comportamentos de acolhimento, apoio e orientação sobre serviços e direitos como respostas adequadas a relatos de violência sexual na universidade, aplicado a estudantes. Foram confeccionados dois materiais para ensino: um vídeo ilustrado contendo informações e instruções sobre violência sexual e sobre como acolher, apoiar e orientar alguém que relata uma violência sexual e um vídeo-modelo contendo encenações de relatos de agressões sexuais e modelos de como acolher, apoiar e orientar. Para verificar a eficácia desses materiais, foi realizado um experimento de delineamento de caso único com linha de base múltipla entre comportamentos com duas estudantes. A exposição ao vídeo informativo e instrucional promoveu o aumento de ações relacionadas aos comportamentos de interesse, e a exposição ao vídeo-modelo tornou as ações de acolhimento, apoio e orientação mais próximas aos modelos. Discutimos que pesquisas futuras realizem ajustes no vídeo-modelo e na mensuração dos resultados. Consideramos que o desenvolvimento de aspectos teóricos e empíricos sobre a temática abordada por diferentes áreas de conhecimento em intersecção com o Comportamentalismo Radical e a Análise do Comportamento fortalece tanto o campo de pesquisas e enfrentamento à violência sexual quanto enriquece nossa teoria e práxis.