01 - Doutorado - Sociologia
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Navegando 01 - Doutorado - Sociologia por Autor "Lanza, Fábio"
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Item A Revista Catolicismo e suas matrizes de pensamento cristão conservador (1951-2018)(2024-09-23) Rodrigues, Raíssa Regina Brugiato; Lanza, Fábio; Rezende, Maria José de; Zanotto, Gizele; Guimarães, Luiz Ernesto; Neves Junior, José Wilson AssisA presente pesquisa busca refletir, a partir das publicações da Revista Catolicismo, sobre a existência de matrizes de pensamento cristão que dialogam com o pensamento conservador no Brasil em diferentes momentos da história brasileira. Essas matrizes expressam interpretações de política, legislações, “perigo comunista”, atuação de grupos sociais divergentes e tudo o que é associado à modernidade, a ótica dos grupos sociais envolvidos com as publicações da revista. Para tanto, parte da noção mannheiniana de estilos de pensamento, que se desenvolvem historicamente a partir de fatores sociais, culturais e políticos e geram correntes de pensamento com as quais grupos sociais dialogam e estabelecem ou não disputas de ordem política, social e religiosa, de acordo com suas visões particulares de mundo. As publicações da Revista Catolicismo são pensadas aqui como fontes da realidade empírica observável e, a despeito das mudanças nos grupos envolvidos em seus processos editoriais no decorrer do tempo, estando ativa desde a década de 1950, suas atividades atravessaram diversos momentos da história política e social brasileira, sobretudo em relação aos debates sobre o comunismo no Brasil. Por meio da pesquisa com fontes documentais, adaptando contribuições da Análise do Discurso, da elaboração de categorias de análise, em diálogo com a perspectiva mannheimianna sobre o pensamento conservador e da abordagem de Norbert Elias sobre processos históricos e configurações, foi possível identificar que os discursos veiculados pelos grupos sociais nas páginas da revista associam elementos da cosmovisão do “ser cristão” ao anticomunismo, bem como a ações de grupos políticos atuantes em cada período diferente. Dessa forma, consolidou-se um tipo de pensamento conservador, composto por visões de mundo particulares que estão associadas aos grupos sociais envolvidos nos processos editoriais da revista. Emanam correntes de pensamento desses grupos que, enquanto configurações sociais, estabeleceram diálogos, sejam de convergências ou divergências, com outros indivíduos, figuras políticas e configurações sociais em diferentes momentos. Além ser um meio de comunicação que contribuiu para a difusão de elementos relativos ao anticomunismo no Brasil, foi possível refletir, a partir das publicações dessa fonte documental, sobre a composição de matrizes de pensamento cristão conservador, considerando os grupos por elas responsáveis, a passagem de tempo e os diálogos e interpretações apresentados em relação à conjuntura social e política mais ampla. Para isso, a pesquisa desenvolveu uma análise argumentativa que aborda, em uma janela temporal de aproximadamente 73 anos em publicações na revista, as correntes de pensamento e as visões de mundo manifestadas pelos grupos sociais em diferentes momentos de efervescência dos debates sobre o anticomunismo no Brasil que, sob os enfoques manifestados nas páginas da revista, adquirem um caráter cristão conservador. A pesquisa buscou refletir sobre as matrizes de pensamento a partir dessas nuances considerando, nas manifestações realizadas por meio da Catolicismo, o pensamento conservador e os conceitos e visões de mundo desenvolvidos por esses grupos, enquanto um processo histórico no qual há diferentes indivíduos atuando em suas fases, que, não necessariamente, tem um desenvolvimento linear, podendo, então, resgatar ou acrescentar novos elementos a essas matrizes.Item Estudos das sociedades civis-religiosas em Moçambique e seus aspectos no campo da educação pública (2000-2019)(2023-09-05) Fernando, Ilídio; Lanza, Fábio; Lima, Angela Maria de Sousa; Santos, José Francisco dos; Patrocino, Luis Gustavo; Muianga, Baltazar SamuelA presente tese, logado ao Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Sociologia, apresenta como objeto de pesquisa a educação pública básica (EPB) e a integração das organizações da sociedade civil-religiosas (OSC-R) no Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Moçambique. Na compreensão da existência de várias sociedades civis organizadas, delimita-se como elemento do objeto a integração das OSC-R no ensino público, formal e básico, assim como a interferência das políticas internacionais entre os anos de 2000 e 2019. Diante das três formas consideradas na educação dos moçambicanos: Educação formal, Educação informal/tradicional e Educação religiosa, esta análise se concentra na Educação formal, desde a fase do Projeto da Libertação, em 1962, até a Lei n° 6/1992, revogada pela Lei n° 18/2018. Moçambique é uma República constitucionalmente laica, assentada na separação entre o Estado e as confissões religiosas e com ensino público não confessional. Parte-se da concepção de que Moçambique é uma nação multicultural, multilíngue e fundamentada na diversidade religiosa, apesar da integração da OSC-R no processo do ensino público. Na perspectiva nacional há um currículo educacional desenvolvido na base de princípios generalistas, com sistema educacional carente das políticas públicas internas e insignificante valorização das políticas educacionais estabelecidas em detrimento do contexto sociocultural e político. Diante disso, esta abordagem foi fundamentada na seguinte problemática: Como o Estado e governo moçambicano garante os princípios de laicidade, previstos na Constituição de 1990, atualizada em 2004 e 2018, tendo em conta a introdução das novas políticas educacionais e a integração da OSC-R no ensino formal básico? As políticas internacionais da ONU, especificamente o PNUD e ODM, se correlacionam com as políticas educacionais moçambicanas? Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, fundamentada na Sociologia da Religião, na Sociologia da Educação e no conhecimento emancipatório, realizando a triangulação de dados decorrentes de fontes documentais eletrônicas sobre Moçambique e coleta de dados empíricos realizada na Província de Maputo no período de 2022 e 2023. Foi fundamental e indispensável a averiguação multidisciplinar, ou empreendimento interdisciplinar das Ciências Sociais, que viabiliza a construção de um saber inovador baseado nas vivências próprias das experiências africanas, concretamente moçambicanas. O procedimento analítico da pesquisa resultou na identificação das políticas educacionais emergentes no contexto das relações estabelecidas entre o Estado laico, as OSC-R e as agências internacionais, bem como, na compreensão do processo que impõe limites e contradições no que tange o princípio da laicidade constitucional e da diversidade religiosa diante das relações entre as organizações religiosas com Estado e Governo moçambicano, no âmbito da educação pública e básica