02 - Mestrado Profissional - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Sociologia por Autor "Campos, Margarida de Cássia"
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Item Aprendendo a desaprender: educação antirracistas por meio de bonecas(2024-03-01) Laureano, Marilyn Beloni; Campos, Margarida de Cássia; Molina, Ana Heloísa; Lima, Ângela Maria de SousaO objetivo da referente pesquisa é produzir um material didático, tendo como público alvo professores da educação básica que pretendem abordar os conteúdos relativo a Educação das Relações Étnico-Raciais de forma crítica, decolonial e criativa. Para alcançar este objetivo foi organizado uma prática pedagógica utilizando-se de bonecas para contextualizar os temas abordados em uma aula de história do ensino médio. Dentro desta abordagem pretendeu-se valorizar o respeito à diversidade étnica, racial e religiosa dos povos indígenas, negros brasileiros e africanos, propondo um material com abordagens que valorizem o diálogo, reconhecimento, valorização e o respeito das populações que foram subjugadas pelo empreendimento colonial. O material permitirá aos professores a realização de oficinas com estudantes, por meio de um viés decolonial e antirracista. Para desenvolver as oficinas foram utilizadas duas bonecas com diversas trocas de roupas, totalizando 5 aulas por oficina, com turmas do primeiro ano do ensino médio na disciplina de história de um colégio público na periferia de Londrina. Os resultados obtidos com os estudantes promoveram mudança de consciência e atitudes no ambiente escolar demonstrando que a educação antirracista é fundamental para a formação crítica de estudantes.Item Diálogos para uma educação antirracista com as juventudes do ensino médio : propostas didáticas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Paranavaí – PR em 2022(2023-04-19) Paiva, José Juliano Fumagalli; Campos, Margarida de Cássia; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Silva, Ileizi Luciana FiorelliA presente pesquisa teve como objetivo elaborar e executar uma Intervenção Pedagógica pautada em uma Educação antirracista no Ensino de Sociologia para as juventudes do Ensino Médio de uma instituição de ensino da educação básica do Paraná. Foi elaborada uma sequência didática com o intuito de trabalhar o tema “educação antirracista”. As aulas foram desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2022. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação. Para o embasamento teórico foram considerados os estudos de Nascimento (1978), Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciaise Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), Munanga (2005), Munanga e Gomes (2006), Diwan (2007), Santos (2009), Quijano (2009), Gomes (2011), Galdino (2017), Sanches (2017), Campos (2017), Gomes (2017), Walsh (2019), IBGE (2019), Ribeiro (2019), Almeida (2020), Borges (2020) e outros. Os dados obtidos ao longo do processo foram descritivos, sendo obtidos de diversas maneiras, como por meio de notas de campo, rodas de conversas, fotografias, vídeos, descrição de relatos, dentre outros. Os resultados da aplicação da intervenção pedagógica possibilitaram uma reflexão sobre a prática docente do professor/pesquisador no Ensino de Sociologia e acredita-se que possam contribuir com outros professores da educação básica, sobretudo da área de Ciências Humanas, fornecendo sugestões de atividades, recursos e estratégias didáticas concretas a serem realizadas no chão da escola no que se refere a abordagem do tema.Item Intervenção pedagógica nas aulas de sociologia acerca da mulher negra e do racismo no BrasilZaganini, Geralda de Paula; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Campos, Margarida de CássiaResumo: O presente trabalho aborda a construção e aplicação de uma sequência didática na perspectiva histórico-crítica da Sociologia, destacando assim o paralelo existente entre teoria e realidade social e a ferramenta didática como um meio que associa o universo conceitual acadêmico ao contexto social do educando e do educador Apresentamos uma sequência didática desenvolvida com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Londrina-Paraná com a colaboração da professora pesquisadora mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Sociologia, visando promover uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo abordado, explorando as habilidades de leitura e interpretação que já possuem os estudantes e contribuindo também, com estratégias para a superação das dificuldades nessa área, identificadas através da avaliação diagnóstica externa: Prova Paraná Os conteúdos da sequência didática ocorreram de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Sociologia, Arte e Língua Portuguesa, através das obras de “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre e a “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, de Florestan Fernandes Na perspectiva da Arte recorremos às composições “A Negra”, de Tarsila do Amaral e “Bastidores, de Rosana Paulino Observamos todo o processo de elaboração das atividades e percebemos o quanto essas experiências possibilitaram aos estudantes a ocupar seu lugar enquanto produtores de conhecimento, sujeitos de sua formação e do processo ensino e aprendizagem, apropriando-se da escola como espaço para desenvolver autonomia e a cidadaniaItem Mediações pedagógicas das percepções dos estudantes do ensino médio sobre conflitos no ambiente escolarPeretti, Rafael Magalhães Pinto; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Jeolás, Leila Sollberger; Lima, Ângela Maria de Sousa; Campos, Margarida de Cássia; Schevisbiski, Renata SchlumbergerResumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto específico de determinada escola pública londrinense, na qual desempenhei o trabalho de professor de Sociologia, com o objetivo de compreender a percepção dos alunos sobre como ocorrem os diferentes tipos de conflitos ocorridos no espaço-tempo das aulas que participam e como podem influenciar a experiência de escolarização, as relações dos alunos com o conhecimento escolar, as relações interpessoais entre os alunos e com os professores, considerando a hipótese de que os conflitos em sala de aula podem se desdobrar em violências ou em atos pedagógicos (aprendizado) As relações entre os conflitos e as violências ou aprendizado decorrentes destes em sala de aula serão investigadas a partir dos elementos fornecidos pela realização de uma etnografia estruturada pela análise de registros feitos através da observação participante e pela realização de grupos focais com os alunos Através desta metodologia almeja-se compreender as percepções sobre conflitos elaboradas por alunos desta escola e os efeitos práticos (integração/exclusão social, evasão, posição hierárquica no campo) na experiência escolar destes na dimensão do relacionamento cotidiano em sala de aula, das relações estabelecidas com o conhecimento e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem Os resultados da pesquisa indicam que estes conflitos não podem ser ignorados e precisam ser repensados individual e coletivamente, com a necessidade de mudanças práticas