02 - Mestrado Profissional - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Sociologia por Autor "Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]"
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Item Intervenção pedagógica nas aulas de sociologia acerca da mulher negra e do racismo no BrasilZaganini, Geralda de Paula; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Campos, Margarida de CássiaResumo: O presente trabalho aborda a construção e aplicação de uma sequência didática na perspectiva histórico-crítica da Sociologia, destacando assim o paralelo existente entre teoria e realidade social e a ferramenta didática como um meio que associa o universo conceitual acadêmico ao contexto social do educando e do educador Apresentamos uma sequência didática desenvolvida com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Londrina-Paraná com a colaboração da professora pesquisadora mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Sociologia, visando promover uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo abordado, explorando as habilidades de leitura e interpretação que já possuem os estudantes e contribuindo também, com estratégias para a superação das dificuldades nessa área, identificadas através da avaliação diagnóstica externa: Prova Paraná Os conteúdos da sequência didática ocorreram de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Sociologia, Arte e Língua Portuguesa, através das obras de “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre e a “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, de Florestan Fernandes Na perspectiva da Arte recorremos às composições “A Negra”, de Tarsila do Amaral e “Bastidores, de Rosana Paulino Observamos todo o processo de elaboração das atividades e percebemos o quanto essas experiências possibilitaram aos estudantes a ocupar seu lugar enquanto produtores de conhecimento, sujeitos de sua formação e do processo ensino e aprendizagem, apropriando-se da escola como espaço para desenvolver autonomia e a cidadaniaItem Juventudes no ensino médio : produção de vídeos como recurso metodológico para o ensino de sociologiaRibeiro, Katie Fabiane; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Lima, Ângela Maria de Sousa; Carloto, Elisa Emi TanakaResumo: O objeto desta pesquisa são os jovens estudantes do Ensino Médio público, no município de Cambé, e objetivou-se (re)pensar suas identidades juvenis em interface com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as possibilidades de mediar o processo ensino-aprendizagem em Sociologia através desse universo Os estudantes estão inseridos na modernidade líquida (BAUMAN, 21) e tem como marcas a efemeridade, a individualidade e a fluidez em todos os aspectos da vida social Neste contexto, outro fenômeno se evidencia: a negação da verdade, a irreflexão e, ao mesmo tempo, uma indiferença com relação aos fatos Essa nova consciência líquido-moderna é a consciência da pós-verdade (TESICH, 1992), um culto às crenças e paixões individuais, projetadas a longo alcance, de tal modo a criar comunidades que compartilham das mesmas crenças e sentimentos O ciberespaço (LEVY, 1997) torna-se um lugar próprio deste contexto, haja vista suas características fluidas e de informações constantes, bem como, das Redes Sociais (RECUERO, 29) Assim, pensar o ensino de Sociologia para os jovens estudantes é pensar em experiências de ensinagem (ANASTASIOU, 22) e de metodologias ativas (MORAN, 215) que sejam capazes, em um contexto de irreflexão, de despertar o pensamento crítico e a reflexão sobre a realidade que se inserem Diante disso, problematizou-se os usos que essas juventudes fazem nas NTIC e as possibilidades para o ensino de Sociologia através deste “universo digital” A pesquisa ocorreu em 219 e combinou os métodos quantitativo e qualitativo – por meio de um questionário semiestruturado, pôde-se compreender as interfaces dos jovens estudantes com as NTIC, através do uso das redes sociais e da influência dos Youtubers em suas experiências online e de aprendizagem; em um segundo momento, propôs-se uma experiência didática através da produção de vídeos, quando realizou-se uma observação participante A análise dos vídeos que resultaram desta experiência didático-metodológica evidenciou que, apesar de alguns percalços, os estudantes conseguiram desenvolver processos de reflexão sobre a realidade que vivem, perpassando a desnaturalização e o estranhamento do meio, de forma a desenvolver o pensamento crítico Os resultados apontam para a importância de considerar o potencial das NTIC como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia em uma perspectiva que centre o processo nos jovens estudantesItem Mediações pedagógicas das percepções dos estudantes do ensino médio sobre conflitos no ambiente escolarPeretti, Rafael Magalhães Pinto; Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]; Jeolás, Leila Sollberger; Lima, Ângela Maria de Sousa; Campos, Margarida de Cássia; Schevisbiski, Renata SchlumbergerResumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto específico de determinada escola pública londrinense, na qual desempenhei o trabalho de professor de Sociologia, com o objetivo de compreender a percepção dos alunos sobre como ocorrem os diferentes tipos de conflitos ocorridos no espaço-tempo das aulas que participam e como podem influenciar a experiência de escolarização, as relações dos alunos com o conhecimento escolar, as relações interpessoais entre os alunos e com os professores, considerando a hipótese de que os conflitos em sala de aula podem se desdobrar em violências ou em atos pedagógicos (aprendizado) As relações entre os conflitos e as violências ou aprendizado decorrentes destes em sala de aula serão investigadas a partir dos elementos fornecidos pela realização de uma etnografia estruturada pela análise de registros feitos através da observação participante e pela realização de grupos focais com os alunos Através desta metodologia almeja-se compreender as percepções sobre conflitos elaboradas por alunos desta escola e os efeitos práticos (integração/exclusão social, evasão, posição hierárquica no campo) na experiência escolar destes na dimensão do relacionamento cotidiano em sala de aula, das relações estabelecidas com o conhecimento e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem Os resultados da pesquisa indicam que estes conflitos não podem ser ignorados e precisam ser repensados individual e coletivamente, com a necessidade de mudanças práticas