02 - Mestrado Profissional - Sociologia
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Sociologia por Autor "Araújo, Angélica Lyra de"
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Item A evasão escolar e casos de infrequências estudantil no município de Rosário do Ivaí(2024-04-28) Silva, Fábio Pereira da; Araújo, Angélica Lyra de; Diaz, Sandra Maria Mattar; Silva, Ileizi Luciana FiorelliEste estudo tem como objetivo compreender as causas da evasão escolar e casos de infrequência estudantil no Município de Rosário do Ivaí. A evasão escolar tem sido identificada como um problema persistente nas instituições educacionais, de modo geral, porém, os índices de evasão do município de Rosário do Ivaí, não são tão altos comparados a níveis nacionais. Mas ainda assim, é relevante se aprofundar nas causas desses poucos casos de evasão. O objetivo da pesquisa é enfrentar os obstáculos internos das escolas, propondo estratégias para mudar a cultura da comunidade escolar e diminuir os índices de evasão, especialmente no Ensino Médio, e suas consequências. A evasão escolar é um desafio que afeta as instituições educacionais, e para abordar esse problema, foram entrevistados estudantes que abandonaram os estudos ou apresentaram baixa frequência nos anos de 2017 a 2022, em duas escolas do município. No propósito de levantar informações sobre as causas da evasão escolar e suas consequências, este trabalho foi dividido em quatro etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica, observação participante, aplicação de questionários estruturados e semiestruturados, e pesquisa documental. Os resultados indicam que, na escola do campo, a constituição familiar precoce, acompanhada da gravidez na adolescência, é o fator predominante que leva à evasão escolar. Na escola do centro da cidade, a principal causa, segundo os entrevistados, foi a necessidade de buscar trabalho para auxiliar na renda familiar. Como projeto de intervenção, etapa posterior a este trabalho, pretende-se apresentar os resultados aos professores e desenvolver na escola uma rede de amparo aos estudantes em situação de infrequência ou evasão escolar.Item A ressignificação do componente curricular “projeto de vida” em uma perspectiva sociológica para o novo ensino médio(2023-02-17) Ghizone, Simone Ricken; Schevisbiski, Renata Schlumberger; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Araújo, Angélica Lyra de; Bueno, Zuleika de Paula; Jesus, Adriana Regina deEste trabalho apresenta e analisa uma proposta para o ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio em cinco escolas do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã- PR, entre os anos de 2021 e 2022. O objetivo da pesquisa é identificar, desenvolver e aferir um processo formativo e sensibilizador para permanência e consolidação do ensino de Sociologia no currículo do Novo Ensino Médio através da inserção de conhecimentos sociológicos no novo componente curricular Projeto de Vida, visto que esse não possui um repertório científico. Partiu-se da hipótese do componente curricular Projeto de Vida ser ressignificado em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio com referências teóricas da Sociologia, pois os conteúdos permitem a construção de uma abordagem sociológica. Tal abordagem, no entanto, é sociológica, propositiva e consiste em responder alguns questionamentos: Como os professores atuarão com a diminuição significativa da disciplina de Sociologia no campo escolar, após a Lei Federal n.º 13.415/2017? Como ressignificar o componente curricular Projeto de Vida em uma perspectiva sociológica no Novo Ensino Médio? Para responder essas perguntas foi realizada uma pesquisa exploratória dos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e uma revisão da literatura das concepções e conceitos dos teóricos da Sociologia. Além disso, a pesquisa apresenta a intervenção pedagógica no espaço escolar, através de um seminário formativo com cinco palestras com o tema: “Educação, protagonismo juvenil e projeto de vida em uma perspectiva sociológica” e de um grupo focal com o tema: “Políticas Públicas para a juventude, Novo Ensino Médio e projeto de vida” para levantamentos de dados quantitativos e qualitativos acerca das percepções dos participantes da pesquisa. Em seguida, com os resultados obtidos, desenvolveu-se uma proposta metodológica para os planos de aulas do componente curricular Projeto de Vida, intitulada como “Metodologia em uma perspectiva sociológica”, após a elaboração de uma sequência didática com o tema “Planejando meu projeto de vida, o mundo do trabalho e a escolha profissional” e implementada em sala de aula. As concepções teóricas destacadas na proposta metodológica sociológica são: Basil Bernstein (1996) com o conceito do campo recontextualizador pedagógico (sala de aula) diante do currículo; Charles Wright Mills (1969) com o conceito de imaginação sociológica e François Dubet (1994) com o conceito de experiência social, entre outros. Nas discussões encontradas nos relatos dos estudantes após o desenvolvimento da sequência didática, apresenta-se a importância da construção de uma consciência sociológica como embasamento científico para os jovens no Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Projeto de Vida, já que muitos sentem-se despreparados para fazer escolhas e tomar decisões em relação ao seu futuro. Em virtude das considerações acima, o resultado da pesquisa problematiza as perdas do espaço no currículo da disciplina de Sociologia no Novo Ensino Médio e a importância de repensar a disciplina neste novo espaço do currículo numa visão de ressignificação e perspectiva sociológica nas aulas do componente curricular Projeto de Vida.Item As juventudes do ensino médio no contexto da pandemia da COVID-19 : estudo de caso de um colégio público de Londrina/PR(2023-02-02) Yamamoto, Fabiana Miyuki; Araújo, Angélica Lyra de; Diaz, Sandra Maria Mattar; Lanza, FábioEste estudo foi desenvolvido no contexto específico de uma escola pública considerada de grande porte, localizada na periferia de Londrina/PR. O objetivo foi compreender como a crise sanitária da covid-19 (2020-2021) afetou os duzentos e sessenta e sete jovens estudantes matriculados no Ensino Médio da instituição Colégio Estadual Vista Bela. O ponto de partida foram as relações sociais para se chegar à explicação de que forma o cotidiano institucional se articula ao amplo processo social. Considerando o contexto de pandemia, a reflexão girou em torno das formas que a crise sanitária afetou a vida desses jovens estudantes matriculados no colégio. À luz das referências teóricas consultadas, de autores considerados estado da arte em suas pesquisas sobre juventudes, como Marialice Foracchi (1965), Juarez Dayrell (2007), Alexandre Barbosa Pereira (2010) e ainda autores regionais da área de Assistência Social, como Jolinda Alves (2002), Andréa Beidack (2011), entre outros, se colocou em discussão as investigações que foram levantadas: o conceito de juventudes, as vulnerabilidades, o processo de exclusão que vivenciam e as experiências escolares e territoriais. Por meio da Etnografia Institucional, análise de dados documental e depoimentos dos próprios estudantes, a pesquisa percebeu que tipos de escola desejam, compreendendo como é formada essa juventude e identificou como ocorreu o processo de socialização durante a pandemia da covid-19. Os resultados mostraram as características desses jovens estudantes e indicaram que, por um lado, caíram na inexistência social durante o período retratado e por outro, não deixaram de se socializar, mesmo em tempos de isolamento social.Item Contribuições do ensino de sociologia para as questões da diversidade na escola públicaGaldino, Luciana Vasques Lopes; Souza, Márcia Rejania Lemos de [Orientador]; Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Morais, Edson Elias de; Araújo, Angélica Lyra deResumo: Os conhecimentos da Área de Sociologia podem contribuir para uma perspectiva de Educação que contemple a Diversidade e os Direitos Humanos Visando desenvolver um debate sobre o tema, este estudo traz reflexões de como estão sendo percebidas e experienciadas por docentes que ministram a disciplina de Sociologia nas Escolas Públicas, as questões ligadas à diversidade Contamos com o referencial teórico de Freire (1979, 1976, 1983, 1996, 1997, 2, 22) e Bernard Charlot (2, 25, 21, 214) Os sujeitos da Pesquisa são 78 professores de 53 cidades de 11 diferentes estados do Brasil Para coleta de dados usamos questionários aplicados a professores de Sociologia com questões objetivas e abertas no sentido de compreender os saberes e fazeres docentes Intencionamos compreender como trabalham as questões da diversidade na escola e as contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da Diversidade na Escola Pública Verificou-se que 95% dos professores de Sociologia presenciaram situações de discriminação e preconceito no ambiente escolar, 68% relataram enfrentar dificuldades no ambiente escolar para tratar as questões da diversidade Referente às Contribuições do Ensino de Sociologia para as questões da diversidade na Escola, as consideradas mais relevantes foram que o Ensino de Sociologia, por seus instrumentos conceituais e analíticos colaboram para construção do pensamento reflexivo e crítico dos alunos acerca dos temas sobre Diversidade na EscolaItem Educação inclusiva no contexto escolar : desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da escola justaTeixeira, Tatiane Vanessa Machado; Rezende, Maria José de [Orientador]; Jesus, Adriana Regina de; Lanza, Fábio; Panta, Mariana Santos; Araújo, Angélica Lyra deResumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a temática da escola justa e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais Teve como objetivo compreender o processo da educação inclusiva a fim de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar sob a perspectiva da escola justa A inclusão escolar diz respeito a novas concepções de justiça escolar, bem como à necessidade de se criar dispositivos de intervenção orientados a reverter essa inclusão forçada para se chegar a uma inclusão eficaz Verificou-se uma disjunção entre aquilo que está pautado nas orientações internacionais e nacionais e o que ocorre na prática do contexto escolar A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de escola justa e os princípios de justiça; pesquisa documental sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino; e de observação participante no intuito de apreender como ocorre a inclusão na realidade escolar As observações apontam para um processo de inclusão precária que reforça as diversas injustiças sedimentadas em nossa sociedade Como: a visão normalizadora que ainda permeia a ideia de inclusão; o princípio de justiça pautada na meritocracia; a dificuldade em aplicar uma justiça diferencialista e a inclusão relacionada às ações sociais compensatóriasItem "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PRMotta, Silvia Conceição Longuin; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Araújo, Angélica Lyra de; Pereira, Alexandre Barbosa; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Bueno, Zuleika de PaulaResumo: No Brasil, a partir de 28, a Sociologia disseminou-se para um público juvenil muito maior, indo além do ensino superior A sua reinserção no currículo do Ensino Médio passou a exigir que novas metodologias de ensino fossem mobilizadas no sentido de ressignificar a teoria sociológica e a prática escolar Tudo isso, num contexto socialmente dinâmico, politicamente adverso e economicamente cada vez mais desigual, além das peculiaridades dos retrocessos pelos quais perpassaram as políticas públicas educacionais após a publicação da Lei nº 13415/217 Uma das mais importantes características da educação e, sem dúvida, um dos maiores desafios dos educadores está no ato de ensinar Em face desta realidade e dessas concepções é que escolhemos o Projeto “Escola dá Vida” como objeto de análise dessa Dissertação Esse projeto que foi implantado há onze anos no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia/PR, partiu de uma proposta de metodologia de ensino e de metodologia de pesquisa diferenciadas, por proporcionar aos alunos do Ensino Médio maiores possibilidades de participação no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia Neste percurso, partindo da observação científica da própria prática docente, elegemos como problema de pesquisa: reescrever sociologicamente estes onze anos do Projeto “Escola dá Vida” (28-219), de modo que pudéssemos, por meio da observação participante, das entrevistas com os jovens do Ensino Médio, dos relatos de alguns profissionais envolvidos e dos depoimentos dos egressos dimensionar a abrangência socioeducacional deste Projeto, dentro e fora da sala de aula, buscando apreender seus efeitos, sobretudo, para as juventudes protagonistas neste processo Neste contexto atual de significativos retrocessos político- curriculares no Brasil, compreendemos tal iniciativa didático-pedagógica como uma proposta teórico-metodológica que contribui para firmar a relevância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio Trata-se de uma iniciativa didático-pedagógica que busca proporcionar ao estudante significativas possibilidades de aprendizagem sociológica, fazendo-o perceber-se sujeito de sua história, ativo no processo ensino e aprendizagem quando desafiado em situações concretas dentro e fora da escola Assim, o Projeto buscou demonstrar que pode contribuir para despertar nos estudantes a imaginação sociológica, possibilitando-os uma formação mais crítica, criando novas disposições, ao mobilizar diferente saberesItem Experiências de ensino voltadas para a construção sociodramática do aprendizado de conteúdos de sociologia brasileiraBaraldi Junior, César Luchiari; Rezende, Maria José de [Orientador]; Jesus, Adriana Regina de; Araújo, Angélica Lyra deResumo: Este trabalho apresenta uma possibilidade metodológica para o ensino e para a pesquisa na área de Ensino de Sociologia Inspirado pelas experiências desenvolvidas por Jacob Moreno, Guerreiro Ramos e Raul Rojas Soriano este trabalho desenvolveu sociodramas com jovens estudantes de uma escola de Londrina-Pr com intuito de compreeender a atribuição de sentidos dadas pelos alunos em relação às ideias de Oliveira Vianna (1938; 1939) quando este faz a defesa do autoritarismo no Brasil Em diálogo com autores como Norbert Elias, Anthony Giddens, Wright Mills e Bernard Charlot, neste trabalho os jovens aparecem enquanto sujeitos sociais, a escola enquanto instância de democratização do saber e o ensino de sociologia enquanto intrumento de promoção de autoconhecimento e conhecimento social Na forma de uma pesquisa-ação experimental realizada pelo professor na condição de observador participante, estão aqui relatadas e analisadas uma sequencia de doze aulas em que os jovens puderam expor, por meio de suas falas, produções textuais e dramatizações, os sentidos que atribuem para o autoritarismo estudado, a prática sociodramática e para suas próprias vivências sociais Ao final, concluiu-se que as experiências sociodramáticas contribuiram para uma mobilização maior dos estudantes para com os saberes escolares na medida em que possibilitaram aos (às) alunos (as) demonstrarem raciocínios sociológicos, além de oferecerem ao professor pesquisador a chance de compreender aspectos da subjetividade dos (as) estudantesItem Os desafios da escola pública no norte do Paraná na integração dos estudantes haitianos(2024-07-26) Leão, Vânia Cristina de Carvalho; Araújo, Angélica Lyra de; Lima, Ângela Maria de Sousa; Borgh, Eduardo BaroniO fenômeno migratório tem se intensificado no Brasil, destino para onde diversos povos têm buscado estabelecer uma nova vida, destacando-se, dentre eles, a população de haitianos. Dado esse cenário e considerando se tratar de questão inserta no campo de proteção dos direitos humanos, torna-se premente o estabelecimento de condições adequadas para acolhimento dessa população, proporcionando meios para uma vida digna, que amenize a situação de vulnerabilidade decorrente impacto causado pelo afastamento de seu país de origem e inserção em uma nova cultura, sendo certo que os jovens em idade escolar estão entre os mais afetados. A partir da experiência no convívio com estudantes haitianos, atuando como professora da rede pública, emergiu a pretensão de refletir e entender o papel da escola na superação das dificuldades pelos jovens estudantes haitianos, o que se tornou possível com o desenvolvimento da presente pesquisa, que tem por escopo identificar os desafios da escola na acolhida do jovem estudante imigrante, descrevendo como a escola, atualmente, pode contribuir para que essa realidade aconteça e quais as políticas públicas aptas para essa finalidade. Para tanto, parte-se da hipótese de que a escola, no presente momento, não apresenta condições favoráveis para acolher o estudante haitiano. Porém, com a implantação de políticas públicas, fundamentadas na vivência dos próprios estudantes imigrantes, a escola pode passar a ser um espaço de acolhimento. Para alcançar esse desiderato, buscou-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, envolvendo os métodos bibliográfico e documental, colecionar os entendimentos sedimentados e os dados correlacionados ao tema. Em um segundo passo, realizou-se, também na perspectiva qualitativa, um estudo de caso em uma escola pública, localizada no distrito de Pirapó, município de Apucarana, estado do Paraná, contemplando entrevistas semiestruturadas. Também foram contatadas organizações civis que atuam na acolhida e proteção dos imigrantes e refugiados, no município de Apucarana. Com as informações levantadas, produzir-se-á um material pedagógico, com vistas a contribuir com professores, estudantes e equipe pedagógica, na construção de um ambiente que acolha, integre e valorize a identidade do estudante imigrante haitiano.Item Saberes da sociologia e das artes visuais : conexões dialógicas numa intervenção pedagógicaAlves, Ellen Pyles Pereira; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Araújo, Angélica Lyra de; Rezende, Maria José de; Aulicino, Marcos RodriguesResumo: Neste trabalho procuramos discutir como os diálogos e as conexões de saberes e práticas pedagógicas entre duas áreas do conhecimento, neste caso a Sociologia e as Artes Visuais, podem colaborar com a formação crítica dos estudantes do Ensino Médio Para isto, esta pesquisa, configurada como intervenção pedagógica com estudantes de 1ª série do Ensino Médio e do Curso Técnico Profissional de Formação Docente, de uma escola da rede estadual pública do município de Arapongas, Paraná, buscou registrar os produtos da parceria entre estes dois campos do conhecimento Objetivou-se evidenciar uma possibilidade didático-metodológica no ensino de Sociologia, em torno das reflexões acerca dos eixos “diversidades e desigualdades”, tendo por base o conteúdo “trabalho”, mobilizado através da releitura crítica de obras de artistas brasileiros clássicos (Tarsila do Amaral e Cândido Portinari) e contemporâneos (Rosana Paulino) Para tanto, na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, discutiu as contribuições do ensino das duas disciplinas, testadas em um conjunto de aulas de Sociologia e os resultados dessa mediação pedagógica interdisciplinar, demonstrando na prática docente concreta, como os diálogos entre tais saberes podem mobilizar ainda mais o aprendizado sociológico dos estudantes e ampliar seus repertórios socioculturais Utilizando relatos das aulas de Sociologia, impressões dos estudantes do Ensino Médio, revisão bibliográfica, análise documental, observações e pesquisa participante, esta intervenção pedagógica objetivou contribuir com a demarcação do papel central dessas disciplinas no currículo da Educação Básica, especialmente neste momento histórico de significativos retrocessos para ambas, vivenciados após a publicação da Lei nº 13415/217 no Brasil Teorizando a própria prática docente e analisando-a cientificamente por meio dos aportes ofertados pelo PROFSOCIO, tentamos destacar que além da reflexão crítica para a construção da autonomia e da auto percepção como sujeito coletivo, estas disciplinas possibilitam que os estudantes compreendam, problematizem e conduzam seus papéis ativos e criativos nesta sociedade capitalista desigual Assim, entendemos que cabe à escola mediar os conteúdos necessários para humanizar e incentivar a expressão das subjetividades no jovem estudante, levando-o à desnaturalização, ao estranhamento dos fenômenos sociais e, por consequência, à construção mais significativa dos conhecimentosItem Segurança pública e direitos humanos : problemas práticos para o ensino de sociologia no ensino médioLopes, Jesuel Sergio; Rezende, Maria José de [Orientador]; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Araújo, Angélica Lyra deResumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre educação e segurança pública no panorama dos Direitos Humanos e das possibilidades de trabalhar o tema na disciplina de Sociologia no ensino médio Com o olhar voltado para a educação como um direito fundamental, a perspectiva abraçada é a da educação como espaço de disputa política, de difusão de discursos e produção de subjetividades, de modo que, na relação com as condições sociais, pode colocar-se no processo de manutenção de uma dada realidade ou de sua transformação Contudo, não se pode perder de vista que o seu objetivo principal é a transmissão do conhecimento historicamente acumulado, a produção de novos saberes e a busca pela emancipação humana Para a discussão, foram priorizadas as ideias, embates, ações e as práticas educativas vindas a público através de documentos diversos da área educacional Estes postos a serviço no limiar do século XXI no Brasil e da articulação de um debate nacional, regional e local sobre a segurança pública como um Direito Humano Os documentos analisados apontaram para uma educação em Direitos Humanos, bem como indicações para a discussão do tema da segurança pública para a Sociologia no ensino médio Entretanto, observou-se que nos livros didáticos desta disciplina selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 218 há uma preocupação diminuta em abordar tais questões Entre os cinco livros analisados, em apenas três a discussão da segurança pública foi realizada em um capítulo específico Notou-se que alguns conceitos e teorias fundamentais não foram mencionados ou sequer apresentados Em prol de contribuir para diminuição deste déficit, foram produzidos textos que versam sobre o tema e que se apresentam como sugestões para os (as) professores (as) de Sociologia do ensino médio