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Navegando Publicações externas à UEL por Autor "Cordoni Junior, Luiz [Orientador]"
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Item Avaliação das práticas em serviço público odontológico na estratégia Saúde da FamíiaNakagawa, Meiri Cristina Sakuma; Cordoni Junior, Luiz [Orientador]; Pinto, Leila Maria Cesário Pereira; Souza, Regina Kazue Tanno deResumo: A expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) evidenciou a importância de questões relacionadas à qualificação das equipes e à resolubilidade dos serviços Considerando as características do processo de trabalho em saúde, é necessário avaliar os serviços com ênfase na atuação dos trabalhadores Os indicadores de saúde bucal atualmente em uso não possibilitam analisar adequadamente os serviços Para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) torna-se cada vez mais necessária a avaliação dos serviços públicos odontológicos, seja pela sua importância na racionalização dos recursos, seja para subsidiar o planejamento ou para monitorar o real impacto das ações e dos serviços Este estudo analisou adequação das práticas das equipes de saúde bucal (ESB) em serviço odontológico das Unidades Saúde da Família (USF) no município de Cambé, estado do Paraná, com a sua inserção na ESF Foram abordados os seguintes aspectos: Uso do Protocolo de Atenção Odontológica do Município de Cambé, preparo das ESB para o desenvolvimento das atividades relacionadas às mudanças do modelo assistencial, práticas multidisciplinares e a integração das ESB com as equipes de Saúde da Família, participação dos profissionais no processo de gestão e a satisfação no desenvolvimento do trabalho Trata-se de um estudo de caso onde foi aplicada uma Matriz de Indicadores A avaliação foi realizada por meio de pontuações convertidas em percentuais por uma fórmula, os quais correspondem a parâmetros classificatórios: “Crítico”, “Insuficiente”, “Aceitável” e “Satisfatório” Os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise documental e observacão O resultado entre as 11 USF foi variável, predominando o “Satisfatório” em todos os indicadores a seguir: Conhecimento e Aplicação do Protocolo, Esclarecimento para Uso do Protocolo, Treinamento para Registro de Informações, Participação em Oficinas de Educação Permanente em Saúde, Presença da ESB nas Reuniões Realizadas na USF, Práticas com Equipes Multidisciplinares, Participação dos Profissionais no Processo de Gestão e Satisfação dos Profissionais em Desenvolver Seu Trabalho O município obteve classificação geral ‘Satisfatório” e quanto às USF, nove obtiveram resultado “Satisfatório” e duas, “Aceitável” Todos os cirurgiões-dentistas conheciam o Protocolo e o aplicavam em todas as USF, mesmo que não o fosse de forma integral e homogênea Contrastando com o resultado “Satisfatório” da maioria das USF, em três o resultado foi “Insuficiente” para o indicador Presença das ESB nas Reuniões Realizadas na USF e em uma unidade foi “Crítico”, para o indicador Práticas com Equipes Multidisciplinares A matriz de indicadores evidenciou as qualidades e deficiências em cada USF e mostrou as diferenças entre elas Este nível de detalhamento permitiu identificar as fragilidades e o direcionamento dos esforços para superar as dificuldades, assim como os fatores positivos que podem ser estimulados, com vistas a melhorar os resultados e atingir os objetivos propostos Embora se tenha identificado problemas em algumas USF, concluiu-se que as práticas das ESB do serviço odontológico são coerentes com princípios e diretrizes do SUSItem Avaliação do serviço público odontológico na estratégia Saúde da Família em município de médio porte na região sul do BrasilFaé, Odimara Regina; Cordoni Junior, Luiz [Orientador]; Souza, Regina Kazue Tanno de; Pinto, Leila Maria Cesário PereiraResumo: A ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) redefiniu sua importância enquanto estratégia reorganizadora da atenção básica, mas colocou no centro da discussão, questões relacionadas à qualificação das equipes e à resolubilidade dos serviços O Ministério da Saúde propõe que as atividades desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família sejam freqüentemente avaliadas e adaptadas às necessidades da comunidade e o monitoramento desses dados deverão servir de base para o planejamento e redirecionamento das ações e serviços Este trabalho tem por objetivo analisar a organização do serviço público odontológico no município de Cambé na ESF, com base na cobertura das ações de saúde bucal; na realização do diagnóstico das necessidades; na integralidade/efetividade dos serviços pela oferta do tratamento completado na Atenção Básica; e na avaliação do desempenho do serviço de saúde bucal em relação as metas municipais estabelecidas Trata-se de uma pesquisa avaliativa que utiliza como estratégia de análise o estudo de caso onde foi aplicada uma Matriz de Indicadores A avaliação foi realizada por meio de pontuações convertidas em percentuais por uma fórmula, os quais correspondem a parâmetros classificatórios: “Crítico”, “Insuficiente”, “Aceitável” e “Satisfatório” Os resultados demonstraram que a cobertura das ações foi aceitável ou satisfatória na maioria das unidades O diagnóstico da demanda apresentou classificação geral satisfatória, porém a cobertura de cadastramento familiar foi insuficiente Os melhores resultados alcançados pelas unidades e pelo município foram para os indicadores dos critérios: Pacto pela Saúde, Diagnóstico da Demanda e Atendimento aos Indivíduos Os piores resultados apresentados foram para os indicadores de Cobertura de Tratamentos Completados em gestantes, famílias e maiores de 19 anos Constatou-se que não há uniformidade entre as unidades com algumas diferenças expressivas entre elas Na classificação geral por unidade de saúde, nove obtiveram classificação “aceitável” e duas atingiram a classificação “satisfatória” Das 16 metas pactuadas e avaliadas neste trabalho o município conseguiu cumprir de forma satisfatória apenas a metade A classificação final “aceitável” para o município indica que o serviço odontológico de Cambé está bem estruturado O processo de trabalho das Equipes de Saúde Bucal apresenta características da ESF coerentes com os princípios da universalidade, equidade e integralidade, porém, necessita ser aprimorado a fim de garantir a efetivação do modelo proposto e melhorar os resultados principalmente quanto à ampliação do acesso das famílias e à conclusão dos tratamentos em gestantes e adultos O município ainda apresenta um estágio de transição entre o atendimento preferencial às crianças e o modelo universalizado A matriz de indicadores evidenciou as qualidades e deficiências de cada Unidade de Saúde Este nível de detalhamento é importante porque permitiu identificar pontos positivos e algumas fragilidades do serviço e permitirá que as equipes e os gestores analisem, planejem e direcionem as ações futuras no sentido de ampliar o acesso e melhorar as condições de saúde bucal da população assistidaItem Percepção dos trabalhadores sobre processos padronizados em instituição de saúde de Londrina-PRLuz, Ana Paula Cantelmo; Cordoni Junior, Luiz [Orientador]; Garanhani, Mara Lúcia; Munck, LucianoResumo: A busca pela competitividade tem demandado uma maior capacidade das lideranças de promover mudanças nas organizações Nesse contexto as instituições são forçadas a adequar seus padrões e procedimentos, o que tem afetado significativamente o gerenciamento de suas operações As empresas que estruturaram sua gestão e orientação por meio de processos de negócios não deixam de ter suas áreas funcionais, embora objetivos, serviços, fluxos de atividades e demais aspectos gerenciais sejam definidos e analisados de acordo com a visão de processos O presente estudo foi realizado em um complexo de saúde do Paraná composto por 4 hospitais (4 leitos) que no ano de 24 implantou modelo de gestão por processos com utilização de ferramenta de informações integrada O objetivo dessa pesquisa qualitativa foi conhecer a percepção dos trabalhadores em relação aos processos de trabalho padronizados (PP) A população do estudo é composta por 51 trabalhadores da área de atendimento na função de Secretária de Unidade Assistencial O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas Para analisar as entrevistas foi escolhida a análise de conteúdo temática Os resultados foram apresentados em cinco categorias: compreensão dos trabalhadores em relação aos processos de trabalho; facilidades encontradas para o desempenho do trabalho; dificuldades encontradas para o desempenho do trabalho; alternativas encontradas pelos trabalhadores para a realização das atribuições; e sugestões que possam garantir maior adesão aos PP A partir da análise dos resultados foi possível identificar a ausência de assimilação do modelo e cultura de gestão de processos O aporte da ferramenta de gestão integrada e informatizada não representou a incorporação do modelo de gestão de processos pela instituição As sugestões dos entrevistados corroboram a posição de diversos autores quando referem a importância do treinamento, tanto conceitual como operacional para o adequado desenvolvimento e consolidação da administração de processos na empresa Observou-se ainda o predomínio da visão funcional do trabalho e da organização, onde as tarefas possuem mais ênfase do que o processo de trabalho como um todo Alguns fatores podem ter contribuído para os altos índices de descumprimento ou cumprimento parcial dos PP: fragilidade ou inexistência de planejamento estratégico e de visão estratégica para as mudanças pretendidas; apego aos paradigmas; inexistência de uma cultura de processos por desconhecimento técnico do modelo de gestão ou por falta de convicção no mesmo; insuficiência de comunicação interna; desconhecimento de quem são os clientes dos processos e das suas necessidades Para a superação das fragilidades mencionadas sugere-se: elaborar planejamento estratégico que defina claramente a missão da organização e seus objetivos institucionais e operacionais; desenvolver ações que promovam a integração da equipe, além da capacitação sobre os principais conceitos que envolvem a gestão de processos; desenvolver canais e mecanismos de comunicação com o cliente interno e externo; incluir e envolver o corpo clínico nos programas de capacitação existentes relacionados aos PP; e desenvolver metodologia de capacitação sistemática tanto das lideranças quanto das equipes nos PP