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Navegando Publicações externas à UEL por Autor "Cordoni Junior, Luiz"
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Item Análise das possíveis consequências da implantação do regime de Hospital Dia em um hospital públicoLioti, Carlos José Estevam; Silva, Ana Maria Rigo [Orientador]; Cordoni Junior, Luiz; Carvalho, Sérgio Carlos deResumo: O serviço de Hospital Dia vem se expandindo pelo Brasil, inicialmente com o foco centrado na gestão hospitalar e no aumento da eficiência da oferta de serviços ao Sistema Único de Saúde - SUS, porém, concomitantemente, também se apresenta como uma alternativa à disseminação dos conceitos de humanização do atendimento aos usuários O presente estudo analisou as internações passíveis de atendimento em um Serviço de Hospital Dia ocorridas num Hospital Público em 27 Tratou-se de um estudo transversal, observacional, com base nas informações disponíveis nos bancos de dados informatizados do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina Foram identificados 829 casos passíveis de atendimento em regime de Hospital Dia, conforme critérios fixados pelo Ministério da Saúde, de um universo de 9425 atendimentos ocorridos no período de janeiro a novembro de 27 Analisadas as características sociodemográficas dos pacientes identificou-se que 63% eram do sexo masculino; 36,5% se enquadram no perfil de adulto/jovem (2 a 39 anos), e 84% eram residentes na região metropolitana de Londrina Da análise das características das internações dos pacientes, 49,7% tiveram um tempo de internação entre um e três dias; 45,2% dos casos foram classificados em grau I e II, quanto ao grau de dependência de cuidados de enfermagem, e 51,5% dos casos se concentraram em 13 procedimentos principais, de baixa e média complexidade A comparação entre o custo e a receita ocorrida no regime de internação convencional versus o custo e a receita estimada no regime de Hospital Dia, resultou de modo favorável ao segundo regime, sendo avaliados em três cenários diferentes O custo estimado para o cenário I (484 pacientes potenciais no regime de Hospital Dia); cenário II (3872 pacientes) e cenário III (829 pacientes), foi 84,5%, 85,8% e 89,8% menor que o custo ocorrido com os 829 pacientes atendidos no regime convencional Quanto às receitas financeiras estimadas para o serviço de Hospital Dia, estas seriam 34,8% maiores no cenário I e 272,6% no cenário II e 58,4% menores no cenário III, em relação àquelas efetivamente ocorridas no regime convencional, levando-se em conta o pagamento pelo SUS de um procedimento por paciente e média de permanência de um dia por paciente Soma-se ainda que, para o Hospital Público e para o Sistema de Saúde, haveria a possibilidade de expansão de 2 leitos em regime de Hospital Dia; um aumento estimado de 8,8% dos atendimentos no regime convencional e um aumento estimado de atendimentos no regime de Hospital Dia de 484 casos no cenário I; 3872 no cenário e 829 no cenário III O Hospital Dia mostra-se, portanto, como uma alternativa viável para o enfrentamento de parte dos problemas do Sistema Único de Saúde, em resposta às inúmeras demandas de serviços de saúde requeridos pela sociedadeItem Auditoria interna operacional : percepção dos gerentes de um hospital públicoCeolin, Aparecida Inês; Almeida, Marcio José de [Orientador]; Garanhani, Mara Lúcia; Cordoni Junior, LuizResumo: A auditoria está se tornando um sistema de gestão ou uma ferramenta de suporte para os gestores ao apontar em suas recomendações as implementações necessárias para a melhoria dos processos e para o monitoramento de controles, com vistas a dar apoio ao processo de gestão nas áreas auditadas A insuficiência de literatura sobre o acompanhamento das auditorias e a verificação de como vem sendo interpretada e aplicada as recomendações feitas nos relatórios de auditoria interna operacional justificam a realização do presente estudo O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos gerentes de um hospital público sobre as auditorias internas operacionais realizadas em suas gerências nos anos de 27 e 28 A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção de 23 auditorias internas classificadas como operacionais, das quais 6 foram realizadas no ano de 27 e 17 em 28 Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, com realização de entrevistas semi-estruturadas com os gerentes das áreas auditadas A análise das entrevistas foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo da qual emergiram quatro categorias analíticas: 1) estratégias utilizadas na divulgação das recomendações das auditorias; 2) dificuldades, facilidades, contribuições e resultados percebidos na aplicação das recomendações; 3) sentimentos e percepções vivenciadas em relação à auditoria; e 4) o significado de auditoria para os gerentes dos serviços auditados Em relação às estratégias ficou evidenciado que cada gerente se utilizou de sua capacidade pessoal para desenvolver e implantar as recomendações As dificuldades, facilidades, contribuições e resultados referidos mostraram diferentes dimensões relacionadas a: infraestrutura, recursos humanos e processos de trabalho Quanto aos sentimentos e percepções vivenciadas pelos gerentes de serviço em relação à auditoria, as entrevistas revelaram o reconhecimento do benefício que as auditorias trouxeram na resolução dos problemas das gerencias, mas que sentimentos negativos ainda afloram quando são auditados Os significados de auditoria mostraram diferentes compreensões, que vão desde a percepção de um instrumento de fiscalização e controle até a noção de auditoria como instrumento de gestãoItem Características do atendimento médico-hospitalar prestado pelo Sistema de Assistência à Saúde ao servidor público estadual na região de Londrina-PRHaddad, Fahd; Souza, Regina Kazue Tanno de [Orientador]; Cordoni Junior, Luiz; Carvalho, Sérgio Carlos deResumo: O Sistema Único de Saúde mesmo sendo universal é utilizado apenas por 75% da população brasileira e os 25% restantes utilizam-se do Sistema Suplementar que por meio de suas diversas variantes presta assistência a aproximadamente 5 milhões de pessoas em todo o país Um dos grupos sociais assistidos por esse sistema é o do funcionalismo público, que corresponde a 22,54% do total dos serviços de saúde suplementar O objetivo desse estudo foi analisar as características do atendimento prestado aos servidores públicos estaduais do Paraná, na macrorregião de Londrina em 28, considerando-se entre outras variáveis, idade, sexo, número de atendimentos ambulatoriais, internações e concentração de atendimentos por beneficiário Os dados foram coletados junto ao gestor estadual e analisados por meio de estatística descritiva exploratória Os resultados mostraram que 4,98% da população residente na macrorregião de Londrina são cobertos pelo Sistema de Assistência à Saúde ao Servidor Público Estadual (SAS) A faixa etária de maior uso tanto em mulheres quanto em homens foi a de 45 a 54 anos (21,35%) As mulheres utilizam os serviços 53,7% a mais que os homens nessa mesma faixa etária e 46,22% do total dos beneficiários atendidos Constatou-se que a utilização do SAS no primeiro ano foi menor, aumentando em 198,84% no segundo ano e em 31,84% até 28 As especialidades médicas de maior procura para consultas e exames foram clinica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria, perfazendo 39,47% do total de consultas Nas internações cirúrgicas a clinica ginecológica e obstétrica teve o maior percentual, com 31,32%, seguida da cirurgia geral com 21,33% A taxa anual de internações em 28 foi de 3,95% Observou-se que aqueles que tiveram dez ou mais atendimentos ambulatoriais, e que representavam apenas 3,43% dos beneficiários, utilizaram 4,56% do total de consultas efetuadas em 28, o que corresponde em média a 26,42 consultas/ano por beneficiário O tempo médio de internação dos que utilizaram o SAS foi de 4,5 dias e o gasto/dia com materiais e medicamentos foi 33,22% menor do que o de outros convênios Com as informações obtidas na caracterização dos atendimentos prestados pelo SAS, verificou-se que o mesmo atende a demanda por serviços de saúde de parcela da populaçã na região de Londrina, com características de um plano privado de saúde diminuindo consequentemente a procura por atendimento nos serviços públicosItem Caracterização das pessoas internadas por hipertensão arterial e doenças cerebrovasculares em um hospital de referência regional : perfil de risco e utilização de serviços ambulatoriaisCarvalho, Evandro Bazan de; Souza, Regina Kazue Tanno de [Orientador]; Cordoni Junior, Luiz; Cabrera, Marcos Aparecido SarriaResumo: As doenças do aparelho circulatório têm se revelado importante causa de morbimortalidade no Brasil Na região da 18ª Regional de Saúde do Estado do Paraná as taxas estão superiores às do Estado e do País Dentre as doenças do aparelho circulatório, as doenças cerebrovasculares (DCV) constituem as principais causas de óbitos e de seqüelas incapacitantes em adultos, com forte impacto na população devido à sua prevalência, morbidade, mortalidade e ainda elevado ônus social e familiar A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco, podendo ser evitada, tratada e controlada por mudanças de hábitos de vida, prevenção de fatores de risco e terapêutica medicamentosa Existe relação muito próxima entre DCV e HA, sendo cerca de 8,% os casos de DCV relacionados à HA O objetivo da pesquisa foi caracterizar a população de estudo, constituída por adultos internados no hospital de referência da 18ª Regional de Saúde do Paraná por hipertensão arterial e por doenças cerebrovasculares quanto aos aspectos sociodemográficos, presença de fatores de risco e utilização de serviços ambulatoriais Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas entre 13 de outubro de 29 e 13 de fevereiro de 21 Entre os 18 pacientes internados, a idade mediana foi de 65 anos, com predomínio de mulheres (59,6%), de pessoas analfabetas ou que cursaram até a 3ª série do ensino fundamental (52,8%), de baixa renda (88,4% pertencentes às classes C, D e E pelos critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e que se internaram pelo SUS (79,6%) A hipertensão arterial respondeu por 71,3% das internações A prevalência referida de fatores de risco modificáveis foi de 13,2% para tabagismo, 9,8% de consumo de álcool, 42,2% de sobrepeso ou obesidade, 79,% de inatividade física, 33,% de colesterol elevado, 49,% de baixo consumo de frutas, 59,3% baixo consumo de legumes e verduras O diagnóstico médico anterior de HA (82,%), diabetes (42,2%) e internações nos últimos 12 meses (6,4%) foram superiores aos valores observados na população geral A utilização de serviços de saúde nos últimos 12 meses mostrou-se elevada para consultas médicas (91,7%), dosagem de colesterol (83,3%) e verificação de pressão arterial (77,7%), com dificuldade referida pelos usuários do SUS para obtenção de consultas médicas, realização de exames complementares e encaminhamento a especialistas Entre os entrevistados, 79,8% referiram residir em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família Destes, 69,6% mencionaram visitas mensais dos agentes comunitários de saúde, sem diferença significativa entre as faixas etárias, portadores de hipertensão e diabetes e internados nos últimos 12 meses Os resultados sugerem a necessidade de melhorar a atenção à saúde a essa população, com organização de estratégias específicas para diferentes perfis de risco e ênfase nas ações de educação em saúde, prioridade no acompanhamento dos indivíduos com risco cardiovascular aumentado pelas equipes saúde da família, melhoria no acesso aos serviços especializados e fornecimento regular de medicamentos