CEFE - CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
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Navegando CEFE - CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE por Autor "Aburachid, Layla Maria Campos"
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Item Análise temporal, ações e demandas fisiológicas de atletas paranaenses de badmintonIstchuk, Loani Landin; Dourado, Antonio Carlos [Orientador]; Aburachid, Layla Maria Campos; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg; Gonçalves, Hélcio Rossi [Coorientador]Resumo: O estudo teve por objetivo caracterizar as demandas fisiológicas e características de tempo de jogo no “Circuito Paranaense de Badminton” para as modalidades de simples Masculina(SM), simples feminina(SF), duplas masculinas (DM) e femininas (DF) assim como duplas mistas (DX)por meio de análise temporal, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço A amostra foi constituída por 4 a O estudo teve por objetivo caracterizar as demandas fisiológicas e características de tempo de jogo no “Circuito Paranaense de Badminton” para as modalidades de simples Masculina(SM), simples feminina(SF), duplas masculinas (DM) e femininas (DF) assim como duplas mistas (DX)por meio de análise temporal, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço A amostra foi constituída por 4 atletas de badminton, 16 do gênero feminino (15,5±5,37 anos, 56,2±6,72 kg, 1,62±,5m e IMC de 21,95±2,11 kg/m2) e 24 do gênero masculino (19,5 ± 5,19 anos, 69±17,33 kg, 1,75±,8m e IMC 23,28±4,4 kg/m2) em37 jogos, 12 jogos de SM, 6 SF, 7 DM, 5 DF e 7 DX Os resultados principais para análise temporal revelaram que jogos de SF duram menos tempo que SM, porém possuem um maior tempo efetivo, e que DM foi o jogo com menor duração e o mais rápido em termos de frequência de golpes, quando comparadas as modalidades (ANOVA) um elevado número de variáveis apresentou diferenças quando comparadas com SM Para as análises relacionadas a frequência cardíaca foram relatadas seguintes médias para SM 165,26± 23,78 bpm, SF 172,38 ± 21,45 bpm, DM 141,5 ± 26,12 bpm, DF 143,61 ± 32,33 bpm e DX 157,44 ± 23,53 bpm Os resultados para as intensidades de jogo nas zonas de FCmáx para SM foram 28,1% do jogo acima de 9% e 39,7% entre 81 e 9%, a SF apresentou-se em 51,1% do jogo acima de 9% e em 32,7% entre 8 e 9% Ao observar o comportamento nas duplas, verifica-se que a DM manteve uma linearidade em todas as zonas e um tempo consideravelmente menor a partir de 9%, para DF observa-se que a FC se manteve durante grande parte do jogo nas zonas abaixo de 6% e de 71 a 9%, e em menor quantidade a partir de 9% Para a DX o que se observa são menores quantidades de tempo nas zonas mais baixas e tendo uma maior concentração a partir dos 71% da FCmáx destacando que a atleta feminina jogou em zonas mais elevadas A percepção subjetiva de esforço relatada para SM obteve a maior média 4,82, índice “forte”, resultado muito próximo ao relatado pelas atletas de SF que reportaram média de 4,75 “forte”, as duplas apresentaram valores menores quando comparados a simples, sendo que os valores de DX e DF se aproximaram 3,75 e 3,28 respectivamente “moderado”, enquanto a DM apresentou o menor valor dentre todas as modalidades 2,62 “fracos” Conclui-se que os resultados apresentados pelo presente estudo possuem grande potencial prático e científico pois identificam e caracterizam as diferenças existentes entre as modalidades disputadas no badminton, trazendo dados de competições reais e de atletas Brasileiros, contribuindo com informações que podem ser utilizadas por técnicos e preparadores físicos na elaboração de treinamentos das modalidadesItem Esporte e educação : competências da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná(2023-08-29) Grubertt, Guilherme Alves; Serassuelo Júnior, Hélio; Alvarez, Miquel Torregrossa; Aburachid, Layla Maria Campos; Costa, Felipe Rodrigues da; Dourado, Antonio CarlosNo âmbito da ciência do esporte, os desafios da combinação entre a formação educacional ou vocacional e esporte é denominada dupla carreira. As competências relacionadas a dupla carreira são caracterizadas pelo conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos que permitem os atletas combinarem de maneira efetiva a formação educacional com a carreira esportiva. Diante de todas as características multifatoriais do processo de adaptação humana, as etapas de transição da dupla carreira devem ser consideradas tanto em termos de desenvolvimento como em um âmbito holístico. Até o momento, os trabalhos realizados no Brasil que identificaram e quantificaram características da dupla carreira não investigaram as competências dos estudantes-atletas utilizando instrumentos específicos baseados em uma abordagem holística. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi analisar as competências, atitudes e habilidades da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná-Brasil através de investigações com delineamento quantitativo. Os objetivos específicos foram: (1) apresentar as propriedades psicométricas e evidências de validades de conteúdo, baseada na estrutura interna e resposta aos itens da versão brasileira do Dual Career Competency Questionnarie for Atlhetes (DCCQ-A); (2) investigar em que medida os escores das competências da dupla carreira variam para estudantes-atletas de ambos os sexos, tipos de instituições de ensino (IES) e nível de escolaridade. Para tanto, foram avaliados 745 estudantes-atletas (Midade17,3 + 5,4; sexo feminino 54%; estudantes-atletas com deficiência 8%) do Programa de bolsas do estado do Paraná – Geração Olímpica e Paralímpica. A versão Brasileira do DCCQ-A apresentou propriedades psicométricas satisfatórias através cálculo da validade de conteúdo, da análise fatorial confirmatória e índices de ajuste excelentes (CFI = 0.982, TLI = 0.980, SRMR = 0.057, RMSEA = 0.056). A análise Rasch multidimensional indicou uma excelente consistência interna das pontuações e uma boa discriminação dos participantes. Além disso, houve resultados estatisticamente significativos no efeito principal para sexo (F(4, 738) = 17,782, p < 0,001), instituição de ensino (F(4, 738) = 5,509, p <0,001) e escolaridade (F(4, 738) = 3,335, p<0,05). Estudantes-atletas do sexo feminino de IES públicas apresentaram escores maiores para a gestão da dupla carreira (M = 4,23 + 0,38) quando comparados ao sexo masculino de IES públicas (M = 4,03 + 0,04). Em IES privadas, estudantes-atletas do sexo feminino apresentaram escores menores da competência consciência emocional (M = 3,73 + 0,04). Escores de consciência emocional também foram menores para estudantes-atletas do sexo feminino nos dois tipos IES (ensino básico, M = 3,78 + 0,03; p < 0,05; ensino superior, M = 3,66 + 0,06; p < 0,001). Devido a robustez psicométrica da versão brasileira do DCCQ-A, esse instrumento indica uma contribuição importante para a aplicabilidade prática e de pesquisa da psicologia do esporte. Os resultados desse estudo demonstraram a relevância das competências da dupla carreira e recomenda que as diferenças entre sexo e IES devem ser consideradas no desenvolvimento da dupla carreira. Esse desfecho pode auxiliar treinadores, gestores do esporte, estudantes-atletas e todos os envolvidos a compreenderem e otimizarem suas atitudes referentes a dupla carreira, além de auxiliar pesquisadores a avançar o conhecimento nessa área tão recente no Brasil.