02 - Mestrado - Arquitetura e Urbanismo
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Navegando 02 - Mestrado - Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Architecture, Domestic"
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Item Potencialidade humanizadora da customização em massa para habitações unifamiliares de interesse socialLeite, Raquel Salla Morato; Guadanhim, Sidnei Junior [Orientador]; Kowaltowski, Dóris Catharine Cornelie Knatz; Hirota, Ercília HitomiResumo: No Brasil, é comum a produção de unidades habitacionais padronizadas como estratégia à redução de custos de projeto e produção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) Isso levou à redução do portfólio de produtos e ao não atendimento dos aspectos humanizadores do ambiente Existe a necessidade de melhor adequação do espaço ao crescimento familiar, às atividades de trabalho e à necessidade dos seres humanos de personalizar o espaço, consequentemente, atingindo uma maior satisfação dos moradores e um maior tempo de retenção destas famílias nessas residências Nesse sentido, a customização em massa (CM) surgiu como uma estratégia de produção adversa à produção em massa, e que tem como foco a produção de bens diferenciados, com alto valor agregado Esforços vêm sendo realizados para viabilizar a adoção dessa estratégia também no setor da construção civil Diante disso, a formulação do problema de pesquisa baseia-se na necessidade de investigar a potencialidade humanizadora da customização em massa como uma alternativa à padronização excessiva da habitação produzida em massa visando à contemplação das necessidades requeridas do ambiente pelo usuário Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar a potencialidade humanizadora da customização em massa de habitação unifamiliar de interesse social Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi estruturada em quatro etapas: A primeira etapa é destinada ao levantamento da literatura e tem por objetivo apropriar-se dos conceitos relativos à humanização e à customização em massa Para tanto, a pesquisa bibliográfica sobre a customização em massa focou no contexto da construção civil No que se refere aos parâmetros humanizadores, baseiam-se nos trabalhos de Alexander et al (1977/213) O desenvolvimento da segunda etapa visou à seleção dos parâmetros humanizadores propostos por Alexander et al (1977/213) à escala da habitação unifamiliar A terceira etapa consistiu na condução do estudo de caso único cujo fenômeno analisado foi a humanização em habitações unifamiliares customizadas em massa, tendo como unidade caso uma empresa que desenvolveu projetos de habitações unifamiliares customizadas em massa Por fim, a quarta etapa destinou-se ao estudo das implicações da humanização na customização em massa de Habitações unifamiliares de interesse social (HUIS) Com base no método de Alexander et al (1977/213), a pesquisa contribui em identificar oportunidades de aplicação de conceitos humanizadores para customização em massa de habitações unifamiliares de interesse socialItem Reflexões sobre a customização em massa no processo de provisão de habitações de interesse social : estudo de caso na COHAB de Londrina-PRTaube, Jaqueline; Hirota, Ercília Hitomi [Orientador]; Imai, César; Serra, Sheyla Mara BaptistaResumo: Pesquisas indicam que as Habitações de Interesse Social – HIS desenvolvidas no Brasil não tem atendido às reais necessidades dos clientes finais, o que gera a necessidade de adaptações no ambiente construído feitas pelos próprios usuários resultando em habitações com baixa qualidade Uma alternativa para agregar mais valor ao produto é utilizar a estratégia de customização em massa – CM na produção de casas pré-fabricadas A CM pode ser definida como uma estratégia que permite proporcionar aos clientes finais uma gama de opções de produtos, com base nas suas necessidades, com custos e tempo de entrega similar ao alcançado na produção em massa, e assim afetar de forma significativa a maior retenção e satisfação dos clientes atendidos Esta Dissertação tem como objetivo identificar as barreiras e oportunidades para customizar em massa a HIS destinada a famílias com renda até R$ 16, O desenvolvimento da pesquisa iniciou com revisão bibliográfica para uma clara compreensão do conceito de CM e suas implicações no contexto da construção habitacional A estratégia de pesquisa adotada é o estudo de caso realizado na Companhia de Habitação da cidade de Londrina-PR (COHAB_LD) O método de pesquisa foi dividido em duas etapas: caracterização das demandas dos clientes realizados por meio da análise dos dados de uma Avaliação Pós-Ocupação, realizada em um empreendimento com características similares aos do estudo de caso, e o estudo de caso realizado na COHAB_LD, com objetivo de identificar a possibilidade de inserção de pontos de envolvimento do cliente no processo de provisão de HIS Como resultados, este trabalho apresenta o mapeamento do fluxo organizacional do processo de provisão de HIS da COHAB-LD e os requisitos demandados pelos clientes que se destinam a este tipo de habitação O desenvolvimento desta Dissertação possibilitou identificar que a aplicação da CM é viável neste contexto Constatou-se que o processo de provisão de HIS apresenta diversas oportunidades, como também várias barreiras para implementação da CM neste contexto Verificou-se, também, a necessidade de capturar as necessidades destes clientes, bem como a consideração destas informações ao longo do processo de desenvolvimento das unidades habitacionais O estudo também indicou que os dois processos de desenvolvimento do produto, incluindo a produção das habitações e de seleção das famílias, devem ser desenvolvidos de forma simultânea e convergente E, por fim, recomenda-se a utilização de um sistema construtivo que possibilite maior agilidade e flexibilidade, para que o OPP do cliente, ou a definição das famílias, possa ser próximo à fase final das unidades