02 - Mestrado Profissional - Química
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Assunto "Audio-visual education"
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Item A produção de videoaulas e o uso das redes sociais na educação : uma perspectiva para o ensino de químicaSantana, Moacir Tomaz; Bispo, Marcelle de Lima Ferreira [Orientador]; Perez, Carla Cristina; Cedran, Débora PiaiResumo: A tecnologia é uma realidade na vida humana Não podemos negar o impacto que as Redes Sociais, como os aplicativos de imagens, vídeos e mensagens instantâneas, provocaram no nosso cotidiano Os avanços dos recursos tecnológicos nos últimos anos são notáveis propondo novas ressignificações às práticas pedagógicas adotadas até então O cenário atual se destaca pelas inúmeras possibilidades de introduzir a tecnologia no cotidiano Escolar Diante dessa realidade, acreditamos que as Redes Sociais podem ser adaptadas como ferramentas educacionais para propagação e divulgação de videoaulas de Química Portanto, esse trabalho se propôs a desenvolver um Produto Educacional audiovisual, bem como demonstrar e verificar a viabilidade da utilização das Redes Sociais como ferramentas educacionais, a fim de se propor uma reflexão sobre como a abrangência dos conteúdos divulgados podem contribuir no processo de ensino e aprendizado em Química Nesse contexto, desenvolveu-se um projeto com três turmas do Terceiro ano do Ensino Médio de duas Escolas da Rede Estadual de Ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Maringá, PR, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná Nesse trabalho, uma série de nove vídeos sobre funções orgânicas oxigenadas foi produzida e divulgada por intermédio de três Redes Sociais, o Facebook, o YouTube e o WhatsApp Por meio da análise de dados obtidos através da interação do público pelas Redes Sociais e da aplicação de um questionário respondido voluntariamente ao final do projeto, verificamos que cada Rede Social apresenta uma potencialidade a ser explorada como ferramenta pedagógica educacional Diante disso, observamos maior abrangência para o Facebook, onde constatamos que as publicações referentes aos vídeos, apesar de terem obtido maior visualização, não acompanharam a mesma proporção após o término do projeto, diferente do ocorrido no YouTube, que apesar de não ter atingido o mesmo número de pessoas que o Facebook, quando comparadas as visualizações entre as duas Redes Sociais, manteve proporcionalmente o crescimento do número de visualizações até mesmo após o término do projeto Diante do contexto Pedagógico, verifica-se que as duas Redes Sociais, bem como o compartilhamento dos links através do WhatsApp, mostraram-se eficientes para propagação e o envolvimento do público com os conteúdos abordados nesse projeto