02 - Mestrado Profissional - Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Química por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Calagem e pH do solo : uma proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade para um contexto de escola do campoVila, Marcela de Fátima; Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador]; Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco; Assaí, Natany Dayani de SouzaResumo: A Casa Familiar Rural (CFR) é uma Escola do Campo que apresenta um alunado bem diferenciado, onde a temática Calagem e pH do solo é uma realidade de trabalho, praticada empiricamente pelos alunos, sem compreensão ou vínculo aos conhecimentos científicos Criar pontes entre a prática e o ensino teórico tornou-se uma oportunidade a este trabalho, do qual objetivou promover conceitos químicos e biológicos de pH do solo, por meio da metodologia de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando desenvolver atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT) sobre o tema Calagem A metodologia IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do filósofo Gérard Fourez, que tem como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio Atendendo a esses conceitos, foi elaborada uma IIR dividida em oito etapas, organizadas ao longo de vinte oito aulas O desenvolvimento e aplicação ocorreu em um segundo ano do ensino médio, pertencente ao curso técnico profissionalizante em agropecuária O desenvolvimento do projeto norteou-se pela situação-problema: correção química do pH do solo pelo processo de Calagem Adaptou-se uma ficha de observação das etapas da IIR como instrumento de análise, que evidenciaram o desenvolvimento de habilidades, e posturas que sinalizavam os atributos pretendidos A evolução interdisciplinar dos conceitos científicos relacionados a temática, da primeira etapa em comparação a oitava, demonstrou presença de autonomia, domínio e comunicaçao em 1% dos alunos, notando-se assim que as habilidades pretendidas foram desenvolvidas nos três atributos esperados Desta forma, por meio de uma temática problematizadora interdisciplinar a metodologia IIR foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar o embasando científico de conhecimentos antes fragmentados, ou pouco compreendidos pelas limitações das disciplinas isoladas em temas especificamente curriculares