02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Ensino de Física por Assunto "Bombas hidráulicas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A bomba carneiro hidráulico : uma proposta para o ensino sobre energia mecânicaRodrigues, Rogério; Simões Filho, Manuel [Orientador]; Fujii, Américo Tsuneo; Piratelo, Marcus Vinícius MartinezResumo: O presente trabalho aborda a metodologia Estudo de Caso variante Aprendizagem Baseada em Problemas No desenvolvimento desta metodologia os alunos foram divididos em grupos para resolverem um caso O problema consistiu em investigar o funcionamento do carneiro hidráulico, equipamento utilizado na agricultura para o bombeamento de água O estudo foi realizado com estudantes do ensino médio na disciplina física de um colégio localizado na área rural O papel do professor é de mediador da aprendizagem Verificou-se nesta proposta que os alunos obtiveram interesse e compreenderam os conceitos físicos envolvidos, dentre os quais a energia mecânicaItem Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulicoSilva, Mauricio Ferla da; Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]; Simões, Manoel; Henrique, OsmarResumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência