02 - Mestrado - Engenharia Civil
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Navegando 02 - Mestrado - Engenharia Civil por Assunto "Aditivos"
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Item Cinza de madeira de eucalipto como adição mineral em argamassas de cimento PortlandCouto, Álisson Franco do; Morales, Gilson [Orientador]; Magagnin Filho, Nilson; Florian, Márcio; Ângulo, Sérgio CirelliResumo: A incorporação de adições minerais ao cimento Portland é considerada a melhor alternativa de curto prazo para mitigar os impactos ambientais provocados pela sua produção Esse estudo teve por objetivo avaliar as características físico-químicas e a viabilidade técnica da incorporação da Cinza de Madeira de Eucalipto (CME) como adição mineral em argamassas de cimento Portland A CME previamente peneirada por uma malha de 75µm foi submetida a diferentes tempos de moagem e temperaturas de calcinação, identificando-se o melhor resultado no ensaio de IAP com cimento para o material moído por 3h (CME-3h) Esse material foi então submetido às análises de caracterização físico-químicas e, posteriormente, avaliou-se o teor ideal de substituição de cimento, assim como características mecânicas das argamassas produzidas Identificou-se que a CME-3h apresentou massa específica de 2,62g/cm³, partículas majoritariamente prismáticas e compreendidas na faixa de 1 a 3µm, com tendência de formação de grumos que se desfazem satisfatoriamente no processo de mistura Quimicamente, apresenta elevada alcalinidade, baixo potencial reativo com o hidróxido de cálcio e elevada cristalinidade, com fases majoritárias de calcita, portlandita e carbonato de potássio-cálcio Por fim, identificou-se que argamassas produzidas com 3% de CME-3h em substituição ao cimento não apresentaram diferença estatística significativa em relação ao compósito de referência em termos de resistência à compressão, módulo de elasticidade dinâmico e densidade de massa aparente Sendo assim, conclui-se que a CME é uma adição mineral em potencial, embora mais estudos sejam necessários para melhor compreender seu comportamento e atestar a segurança de sua utilizaçãoItem Influência da incorporação de nanopartículas de sílica em compósitos cimentíciosNogueira, Geovana Souza Ferreira; Toralles, Berenice Martins [Orientador]; La Porta, Felipe de Almeida; Vanderlei, Romel DiasResumo: Pesquisas na área de tecnologia em compósitos cimentícios têm buscado materiais que melhorem suas propriedades e características Para tanto, a incorporação de nanopartículas de sílica (NS) em compósitos cimentícios vem sendo estudada como uma alternativa promissora No entanto, a literatura científica ainda é restrita Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a influência de NS no comportamento macro e microestrutural de compósitos cimentícios, a partir da verificação da resistência à compressão, das características microestruturais e da exposição em ambientes agressivos, com a utilização de duas NS diferentes A campanha experimental foi dividida em 3 Estudos, sendo o primeiro para caracterizar as NS, o segundo para definir a melhor forma de incorporação (em pó ou dispersa em água) e o último para avaliar o comportamento macro e microestrutural Os compósitos cimentícios foram analisados mediante o ensaio de resistência à compressão aos 3, 7 e 28 dias de idade, absorção de água, porosimetria por intrusão de mercúrio (PIM), microtomografia computadorizada de raios-X(µ-CT), análise no microscópio eletrônico de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX) e ataque ácido Foram incorporados os teores de ,5% e 1,% de NS Com os resultados obtidos no segundo estudo verificou-se que a forma de incorporação em pó obteve melhores resultados Após a realização do terceiro estudo, verificou-se que a incorporação de NS promoveu a redução da absorção de água e da porosidade, melhorou a densificação da microestrutura, diminuiu a quantidade de hidróxido de cálcio presente nas amostras e minimizou a deterioração pelo ataque ácido No entanto, não foram observadas melhorias significativas na resistência à compressão Por fim, constatou-se que os melhores resultados foram obtidos para o teor de ,5% de ambas as NS e que essa incorporação influenciou principalmente nas características microestruturaisItem Viabilidade técnica da adição de finos de basalto à pasta de cimento portlandGuerra, Leonardo; Morales, Gilson [Orientador]; Stamm Junior, Mário; Cavalaro, Sérgio Henrique PialarissiResumo: A utilização crescente de adições minerais no processo de fabricação do cimento Portland vem sendo intensificada cada vez mais, sendo grande parte dela composta por resíduos provenientes de indústrias mineradoras, siderúrgicas e usinas termelétricas O foco deste estudo é o resíduo de britagem (RB) do basalto, subproduto da indústria mineradora, gerado através do processo de cominuição das rochas para produção de agregados utilizados na construção civil O interesse comercial por este material é muito inferior em relação aos agregados produzidos, o que justifica sua pequena demanda Este trabalho tem como objetivo avaliar a interferência da adição de finos de basalto nas propriedades mecânicas do cimento Portland O material utilizado neste estudo foi coletado junto à pedreira localizada na região metropolitana de Londrina – Paraná, sendo este, caracterizado por meio dos seguintes ensaios: granulometria à laser, massa específica, massa unitária, superfície específica, difração de Raios-X e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) Foram analisadas pastas compostas por cimento Portland CP-V ARI e diferentes teores de RB As propriedades mecânicas destas composições foram avaliadas por meio de corpos de prova cilíndricos de argamassa, segundo o traço unitário em massa 1:3, rompidos à compressão axial Os resultados obtidos demonstraram que, em função das características físicas do RB, sua incorporação em substituição parcial ao cimento Portland trouxe ganhos na resistência mecânica da pasta para valores de 2,5% em relação ao cimento CP-V ARI de referência, bem como foi observada a ocorrência de pontos de nucleação na microestrutura da pasta Esta pesquisa vem contribuir para a aplicação do RB como material alternativo incorporado ao cimento Portland, destacando sua aplicação na execução de bases de rodovias