02 - Mestrado - Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Engenharia Civil por Assunto "Ações de projeto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Investigando as ações de problematização no processo de projeto de arquiteturaGomes, Danilo Fernando de Oliveira; Hirota, Ercília Hitomi [Orientador]; Shimbo, Ioshiaqui; Guadanhim, Sidnei JuniorResumo: O Processo de Projeto tem origem naquilo que Donald A Schön (1983) chama de situação problemática, ou seja, uma situação real caracterizada pela incerteza, complexidade e indeterminação, na qual existe o imperativo de mudança É nesse contexto que se desenvolve a atividade de projeto, de forma que o produto final dessa atividade é a representação de um plano de mudança para essa situação considerada problemática Uma das iniciativas necessárias ao desenvolvimento da atividade de projeto é a iniciativa do arquiteto em buscar compreender essa situação, tentando identificar todos os elementos que influenciam nela, e concebendo uma configuração, mesmo que abstrata e mental, da percepção que ele tem dela Apesar de já existirem muitos estudos sobre a natureza dos problemas de projeto, ainda restam muitas dúvidas sobre como os arquitetos lidam com esses problemas, ou seja, como os arquitetos problematizam a situação de projeto Nesse sentido, o problema de pesquisa abordado nesta Dissertação é a falta de um conhecimento aprofundado sobre as ações de projeto, o que propiciaria um conhecimento dos processos cognitivos envolvidos nessa manipulação dos problemas de projeto Diante dessa delimitação do problema de pesquisa, o objetivo desse trabalho foi identificar as ações de problematização no processo de projeto de arquitetura, utilizando a Análise de Protocolo como ferramental metodológico em um experimento de projeto Com o desenvolvimento desse experimento foram identificadas as ações de problematização desenvolvidas pelo arquiteto durante o processo de projeto, e, conseqüentemente, foi possível classificar essas ações com relação ao seu direcionamento: à compreensão do problema ou à elaboração da solução Os resultados deste trabalho contribuem para estudos futuros com foco na investigação dos processos cognitivos relacionados às ações de projeto identificadas O desenvolvimento desses estudos pode trazer grandes avanços no entendimento da atividade de projeto, referente o desenvolvimento de competências e, conseqüentemente, para o processo de ensino e aprendizagem em projeto