Navegando por Autor "Zirondi, Maria Ilza"
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Item Ambientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa : uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmicaZirondi, Maria Ilza; Mello, Diene Eire de [Orientador]; Alonso, Kátia Morosov; Franco, Sandra Aparecida PiresResumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como este pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação Para isso, desenvolvemos um Curso de extensão on-line com carga horária de 4 horas de duração A experiência teve como participantes 3 estudantes do Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2 (WhatsApp, Meet, Facebook) para a geração dos dados Para isso, nos amparamos nos pressupostos da Teoria da Cognição Distribuída (SALOMON, 1993) e de outros autores que corroboram para sua elaboração, advindos de vertentes epistemológicas, principalmente, de caráter sócio-histórico e cultural Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999) e hipertexto (RAMAL, 22), o Desenho Didático proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo o gênero textual Resumo Acadêmico, no qual abordamos: o contexto de produção da linguagem científica e escrita acadêmica, características estruturais do plano textual global, mecanismos gramaticais, escolhas linguísticas e posicionamentos enunciativos Os dados foram gerados por meio de: 1) questionário inicial; 2) o Ambiente Virtual de Aprendizagem e ferramentas da web e suas interfaces; 3) conteúdos gerados e produzidos nos ambientes virtuais; 4) as produções iniciais e finais e; 5) questionário Final; entrelaçados aos processos de interatividade e colaboração (SILVA, 21) estabelecidos e vivenciados pelos sujeitos participantes em interação com os artefatos digitais A análise comparativa entre a produção inicial e final demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica Por outro lado, observou-se dificuldades em se estabelecer trabalho colaborativo entre o(a)s participantes a partir das interfaces disponibilizadas, devido a questões relacionadas aos problemas contextuais, como tempo e acúmulo de atividades, assim como limitações relacionadas ao processo formativo e questões contextuais envolvendo o trabalho do professor-pesquisador Contudo, a experiência demonstrou a importância de pesquisas que desenvolvam trabalhos formativos para o cenário contemporâneo de aprendizagens colaborativas, considerando não somente as relações contextuais envolvendo os sujeitos aprendentes, mas também, a construção de uma rede envolvendo os objetos de aprendizagem, os artefatos culturais e materiais para o desenvolvimento de uma cultura coletiva de aprendizagensItem Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de casoSilva, Kleber Ferreira da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Santos, Annie Rose dos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Zirondi, Maria IlzaResumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidadeItem Desvendando aspectos de linguagem no ENEM : uma contribuição para o processo educacional brasileiroZirondi, Maria Ilza; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Gregório, Maria Regina; Souza, Nádia Aparecida deResumo: O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma avaliação de caráter institucional e faz parte de uma das medidas governamentais para a auto-avaliação dos alunos em relação às capacidades de linguagem adquiridas ao longo de sua formação escolar Também é uma maneira do Ministério da Educação avaliar a qualidade do ensino proposto pela política educacional brasileira presente nos documentos oficiais A prova é destinada, principalmente, aos concluintes do Ensino Médio e tem como objetivo maior avaliar se as competências sugeridas como primordiais para o desenvolvimento humano foram adquiridas e, da mesma forma, se os alunos estão capacitados para resolver as situações-problema que propõe Os agentes produtores da Prova, membros de comissão destinada pelo governo para cumprir essa tarefa, formulam o Exame, baseados em dados coletados pelos testes anteriores e seguindo os critérios prescritos pelo regimento que norteia as práticas educativas, tanto no âmbito pedagógico quanto institucional, o que fornece subsídios para a formulação de questões de alcance interdisciplinar e a atividade de produção de texto Nosso objetivo é traçar um panorama das questões políticas e administrativas que interferem e podem (re)direcionar o ensino e, a partir daí, refletir em como as políticas educacionais se estabelecem e se colocam como organizadoras e orientadoras das práticas pedagógicas para a concepção do ensino e da aprendizagem Para que esse objetivo se concretize, analisamos a Prova não somente pelos seus aspectos lingüísticos, como uma organização codificada da língua com mero propósito de avaliação da prática de leitura e interpretação dos itens avaliados, mas como configuração discursiva resultante de uma ação humana em um contexto social que é resultante da relação de múltiplos aspectos (físicos, sociais, históricos, ideológicos, políticos etc) que envolvem a organização do Exame Como pressupostos teóricos, partimos das orientações vygotskianas e bakhtinianas que fundamentam a teoria sócio-interacionista e embasam o interacionismo sócio-discursivo e o modelo de análise proposto por Bronckart (1999; 26) Em relação à análise, metodologicamente, centramo-nos nos aspectos da infra-estrutura do texto para descrevermos a planificação geral da Prova, tendo em vista mencionar a organização do plano textual global e assim podermos desvelar as intenções e finalidades dos órgãos governamentais, assim como as prováveis conseqüências do Exame para a comunidade Dessa forma, percebemos que o ENEM, como um todo, está subjacente a propósitos políticos e burocráticos do Estado que, por meio de estratégias lingüísticas e discursivas, manipula as ações do aluno visando à realização da prova Os resultados obtidos exercem forte influência sobre os indivíduos que a ela se submetem, o que faz da ENEM um poderoso fator de inclusão ou exclusão socialItem Entre movimentos teóricos e práticos : o percurso de uma formação docente inicial práxicaPereira, Luciene Paula Machado; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Gonçalves, Adair Vieira; Carnin, Anderson; Zirondi, Maria Ilza; Saito, Cláudia Lopes NascimentoResumo: O objetivo desta pesquisa é o de analisar a potencialidade de dispositivos didáticos embasados em uma concepção de metodologia ativa – estudo dirigido, análise de cenas de aula, microaula – como sendo possibilitadores do desenvolvimento profissional do professor em formação inicial (PFI) A experiência formativa, que acompanhou o percurso de dois PFIs nas disciplinas de Práticas de Ensino e de Estágio Obrigatório, ambos de Língua Portuguesa, promoveu a articulação do conhecimento teórico e prático no agir manifestado em resposta às atividades de estudo dirigido, análise de cenas de aula, na implementação das aulas (microaula e regência), nas entrevistas de Instrução ao Sósia e nas sessões de autoconfrontação A análise considerou três objetivos específicos que compreendem: analisar o gesto didático de ativação da memória e a ficcionalização como estratégias formativas propiciadoras de desenvolvimento; compreender a pertinência do estudo das macropreocupações da multiagenda do trabalho docente e da tipologia dos gestos didáticos como embasamento teórico e prático possibilitador do desenvolvimento da atorialidade do PFI; e buscar índices de desenvolvimento de saberes e capacidades docentes dos PFIs no percurso formativo vivenciado A pesquisa se orientou pelos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, considerando como categorias de análise o conteúdo temático, saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; QUEVEDO-CAMARGO, 211; STUTZ, 212; TARDIF, 22; ZIRONDI, 213), a atorialidade (BRONCKART, 26; 28; ALMEIDA, 217) e as figuras de ação (ALMEIDA, 215; BULEA, 21) Relacionamos esse aporte à concepção de metodologia ativa (BERBEL, 211; VASCONCELLOS, 1999) e ao conceito de práxis (FREIRE, 214 [1974]; KONDER, 1992; VÁZQUEZ, 211 [1967]) Para a análise dos dispositivos que permitiram acessar a ação docente dos PFIs – adaptação do procedimento de IaS e as (micro)aulas – utilizamos a ferramenta da sinopse (SCHNEUWLY; DOLZ; RONVEAUX, 26), que viabilizou uma análise contrastiva de modo a identificar a mobilização dos saberes docentes e a sua evolução Já os instrumentos reflexivos – as sessões de AC –, bem como as Entrevistas de Pesquisa, foram analisados a partir do estabelecimento de seu cenário pelo procedimento de identificação dos SOT e STT e de sua respectiva etiquetagem/categorização (BULEA, 21; BRONCKART; BRONCKART, 217) Verificamos a predominância da figura de ação avaliação (ALMEIDA, 215) no discurso reflexivo dos PFIs participantes, o que nos indica uma forte atorialidade se manifestando, ou seja, há uma identidade profissional sendo construída Igualmente, a demonstração de indícios da apropriação da teoria ao analisar/refletir sobre o próprio agir também nos leva a compreender que o estudo das macropreocupações e dos gestos didáticos (NASCIMENTO, 215) é capaz de colaborar com a formação docente Os resultados das análises dos dados indicam que o gesto didático de ativação da memória e a estratégia da ficcionalização mostraram-se eficazes para a vivência de uma formação mais práxica, vinculada à necessidade de construção de experiências significativas Nas experiências prévias dos sujeitos com a docência e sua (res)significação por meio de uma atividade que propicie o agir para solucionar um problema, encontramos indícios de desenvolvimento de uma profissionalidade docenteItem Professor formador e professor em formação : uma teia colaborativa para aprendizagens e desenvolmentoZirondi, Maria Ilza; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Lousada, Eliane Gouvêa; Gonçalves, Adair Vieira; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: As práticas de linguagem que se desenvolvem no/com o trabalho educacional ou textos a respeito do trabalho docente podem contribuir para o aprofundamento das questões teóricas e metodológicas que subjazem às ações tanto dos professores em formação (PF) quanto do formador de professores (FP) Adotamos como base teórico-metodológica abordagens advindas do interacionismo sociodiscursivo em relação ao agir de linguagem e ao trabalho docente (BRONCKART, 1999, 26 e 28; BULEA, 21; BRONCKART E MACHADO, 24; MACHADO, 29; 211), que podem propiciar categorias de análises interpretativas que colaboram para a compreensão dos processos de interação formativa Baseados nesse quadro teórico, advindo de vertentes epistemológicas, principalmente, de caráter sócio-histórico e cultural, apoiamo-nos no pensamento de diversos autores como, por exemplo, Vygotsky (21/22); Leontiev (1998; 24); Bronckart (26; 28) Nossa hipótese é a de que a partir da interação entre FP e PF, a linguagem produzida possa nos conduzir à compreensão dos Cursos de Formação (CF) como propiciadores do desenvolvimento de capacidades docentes Devido aos múltiplos aspectos que envolvem os CFs, objetivamos averiguar o agir de linguagem dos participantes e como, por meio de instrumentos e sob mediação, é possível compreender as relações de ordem formativa para aprendizagens e desenvolvimento Nossos dados são provenientes de um contexto de intervenção formativa para um grupo inicial de 2 professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I em formação continuada da Rede Municipal de Ensino de um município próximo à cidade de Londrina/Pr Nosso projeto foi elaborado e proposto tendo por pressupostos o ensino de gêneros na escola, o de construção/elaboração de sequências didáticas (SD) e o desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (CL) (SCHNEUWLY; DOLZ, 24) A pesquisa é de natureza qualitativa com características de pesquisa-ação participativa, tendo como base a construção de Modelos Didáticos de Gêneros (MDG), como instrumento utilizado pelo PF para atingir seus objetivos Como resultado desse processo de formação do professor, obtivemos, majoritariamente, a elaboração de Projetos de Letramento (PL) com características pertinentes à SD, fruto do processo democrático e interativo proposto O agir de linguagem detectado nos trechos discursivos, propiciou-nos algumas interpretações relativas aos CF, que apontam para a continuidade da reflexão, tais como: a necessidade de que os planos de ação formativa (CF) sejam articulados aos respectivos contextos de atuação; os CFs partirem das reais necessidades e dificuldades docentes; o tempo de atuação estendido para acompanhar o desempenho dos PFs; proporcionar acompanhamento não só de tutores, mas de formadores de professores para que as ações não caiam no senso comum; propiciar a aproximação entre universidade e escola para que teoria e prática caminhem juntas; articular os CFs com os projetos de formação continuada das SEEDs; evidenciar a preocupação contínua com a escuta do outro, de modo que assessores municipais e formadores de professores se voltem para as contradições entre teorias e práticas, entre trabalho prescrito e trabalho real, constituindo, assim, um processo ininterrupto que une a universidade, os grupos de pesquisa e as escolas da rede