Navegando por Autor "Vitor, Leonardo George Victorio"
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Item Análise da influência de fatores intrínsecos na avaliação do controle postural em crianças com desenvolvimento típicoVitor, Leonardo George Victorio; Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]; Santos, Suhaila Mahmoud Smaili; Costa, Viviane de Souza Pinho; Oliveira, Márcio Rogério de; Lopes, JosianeResumo: Introdução: O controle postural (CP) em crianças vem sendo amplamente estudado, devido as suas diferentes metodologias e respostas de avaliação Inúmeros são os fatores que influenciam positivamente ou negativamente a qualidade das estratégias de equilíbrio, como exemplo, o processo de evolução motora, o sexo, a antropometria e as informações visuais, que podem alterar o padrão de respostas de ação Objetivos: Verificar o controle postural de crianças em desenvolvimento típico, por meio de dois estudos: 1) Analisar a influência de fatores intrínsecos (faixa etária, sexo, informação visual e antropometria) no CP de crianças com desenvolvimento típico, e; 2) Identificar a qualidade das estratégias de equilíbrio da criança sobre a plataforma de força durante o teste de alcance Métodos: Participaram ao todo 62 crianças No estudo 1 foram avaliadas 62, e no 2 participaram 61 crianças Em ambos estudos as crianças foram divididas em grupos por faixa etária: G1 5-6 anos; G2 7-8 anos e G3 9-1 anos No estudo 1 foram analisados os parâmetros área de deslocamento do centro de pressão (A-COP) e velocidades (VEL) anteroposterior (AP) e médio-lateral (ML) na plataforma de força (PF) em condições bipodal olhos abertos e olhos fechados O estudo 2 avaliou o teste de alcance funcional (TA) nas direções anterior e laterais direita e esquerda sobre a PF, extraídos os principais parâmetros do centro de pressão Resultados: No estudo 1, o G3 apresentou melhor desempenho de equilíbrio com e sem informação visual As meninas, inicialmente, tiveram pior CP do que os meninos em G1, mas em G2 e G3 já não apresentaram diferenças O avanço da idade influenciou positivamente a qualidade das respostas de equilíbrio em melhora da A-COP de 21%, 24% menor VEL AP e 39% em VEL ML No estudo 2, os resultados da PF e TA não se correlacionaram e o G3 teve melhor alcance (p<,1), mas não melhores estratégias na PF As meninas apresentaram melhor CP sobre a plataforma, mas não alcançaram significativamente mais do que os meninos A idade foi o fator de maior influência positiva no TA Conclusão: O avanço da idade tem maior influência no CP, em função do processo evolutivo Meninas, inicialmente, tiveram piores respostas de CP, mas aos 7–8 anos de idade, superam os meninos As crianças com maior limite de estabilidade, nem sempre apresentam boas estratégias de CP A idade aumenta o limite de estabilidade em todas as direções, mas não melhora os índices de CP sobre a PF As meninas têm melhores estratégias sobre a PF nos deslocamentos, mas não tem maior limite de estabilidade do que os meninosItem Controle postural de crianças com paralisia cerebral e desenvolvimento típicoVitor, Leonardo George Victorio; Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador]; Silva Junior, Rubens Alexandre da; Ries, Lilian Gerdi KittelResumo: A criança com paralisia cerebral apresenta comprometimento das reações de equilíbrio em função das manifestações clínicas Objetivo: verificar o comprometimento do controle postural em crianças com paralisia cerebral Métodos: 64 crianças foram avaliadas e divididas em quatro grupos G1: cinco e seis, G2: sete e oito, G3: nove e dez anos com desenvolvimento típico e G4: cinco a 12 anos com paralisia cerebral O controle postural foi avaliado por meio da Escala de Equilíbrio Pediátrica, Teste de Alcance e Plataforma de Força Resultados: O déficit no controle postural foi identificado no G4, na escala de equilíbrio pediátrica o G4 obteve 52 pontos, quando comparadas as crianças do G2 (55,5) e G3 (56), com diferença significante; no teste de alcance anterior G4 (19 cm) e G2 (25,5 cm) foram diferentes significantemente; sobre a plataforma de força, na postura bipodal, a área do centro de pressão do G2 (1,62 cm²) e G3 (1,36 cm²) foram menores que do G4 (4,24 cm²) significantemente Conclusão: A criança com paralisia cerebral tem prejuízo no controle postural, na realização de atividades funcionais, mobilidade e área do centro de pressão, e seu desempenho aproximou-se das crianças com desenvolvimento típico na faixa etária entre cinco e seis6 anos