Navegando por Autor "Valezi, Sueli Correia Lemes"
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Item O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasValezi, Sueli Correia Lemes; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Araújo, Júlio César Rosa de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidosItem Sequência didática e aulas invertidas : uma proposta sustentada por metodologias ativas para promover práticas sociais de linguagemBrun, Edna Pagliari; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Valezi, Sueli Correia Lemes; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: Em um contexto de atividades remotas e aulas virtuais, as tensões do professor têm crescido muito Tendo como pressuposto o fato de que as práticas educacionais – independentemente da era e do paradigma de aprendizagem em que se localizem – são sempre mediadas pelo agir linguageiro de professores e alunos em interação (VYGOTSKY, 21; BRONCKART, 26; CLOT, 21), esta pesquisa objetivou verificar se é possível integrar aspectos do modelo de ensino híbrido aula invertida (BERGMANN; SAMS, 216) ao procedimento sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), considerando problemáticas que envolvem o ensino de língua Essa ação visou a integrar metodologias pensadas mais produtivas para a promoção de práticas sociais de linguagem, buscando entender de que forma essa integração contribui para a instauração de práticas de ensino mais inovadoras (LEMKE, 21) neste momento sócio-histórico, no qual a implementação de tecnologias em espaço escolar também é relevante para o desenvolvimento dos alunos Para tanto, o objeto de investigação foi uma intervenção formativa, baseada em um projeto didático de ensino adequado a uma prática social, a um gênero e a um tema, implementado por um professor de língua portuguesa de uma escola pública da capital sul-mato-grossense A análise, de âmbito multifocal (NASCIMENTO; BRUN, 217), concentrou-se em dois polos: no tratamento dos objetos e instrumentos de ensino e no agir docente Os aportes das vertentes teórica e didática do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 28; DOLZ, 216), tendo em vista uma engenharia instrumental para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 24; DE PIETRO; SCHNEUWLY, 214; DOLZ, 216), e os gestos profissionais do professor (fundadores, específicos e de ajustamento) materializados em sua atividade de trabalho (AEBY-DAGUÉ; DOLZ, 28; SCHNEUWLY, 29; NASCIMENTO, 211, 214), na operacionalização do gênero da atividade docente aula (CLOT, 27, 21), fundamentaram as análises Os resultados apontaram que a sequência didática favorece, de modo geral, a implementação de aulas invertidas, bem como de outros modelos de ensino híbrido, caracterizando-se como um instrumento favorável a iniciativas de inovação sustentada (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 213), que podem viabilizar indícios de desenvolvimento nos sujeitos envolvidos Ademais, a proposta de ensino de língua sustentada por essas metodologias ativas se refletiu em posturas diferenciadas do professor para apoiamento à aprendizagem, correspondidas por posturas de estudos diferenciadas dos alunos (BUCHETON; SOULÉ, 29; BUCHETON, 214; NASCIMENTO, 215) Igualmente, tal iniciativa agrega, ainda, além de outras preocupações à multiagenda do trabalho docente, gestos discentes para a institucionalização, presentificação e elementarização dos objetos de ensino