Navegando por Autor "Teixeira, Lilian Aparecida"
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Item Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1° ciclo em PortugalTeixeira, Lilian Aparecida; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Passos, Ângela Meneghello; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloResumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal Deste modo, a questão de pesquisa norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto, gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e entrevistas semiestruturadas com os alunos Para realizar a análise, selecionamos um corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2 (desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos eles evidenciaram-se Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos, principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos do projeto educativo da escola Ademais, as entrevistas foram importantes para identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado), 5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas Como resultado, concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistasItem Tornando-se pesquisadores : um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemáticaTeixeira, Lilian Aparecida; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Nardi, Roberto; Arruda, Sergio de MelloResumo: A presente pesquisa, qualitativa em sua natureza, tem o objetivo de investigar a formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Educação Matemática, no contexto de um grupo de pesquisa denominado Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) Para tanto, utilizamos como acervo 116 Memórias – metodologia de coleta de dados desenvolvida pelos membros do grupo e elaboradas entre os anos de 27 e 212 Em analogia com os Focos da Aprendizagem Científica de Ciências, construímos os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP) e neles articulamos esta aprendizagem mediante seis eixos: 1 Interesse [envolvimento com a pesquisa]; 2 Conhecimento [aprendizado dos principais referenciais teóricos da área]; 3 Metodologia [aprendizado dos métodos e técnicas de coleta e organização dos dados]; 4 Criatividade [articulação dos referenciais teóricos e dados]; 5 Comunidade [participação em uma comunidade de pesquisa]; 6 Identidade [visão de si mesmo como pesquisador] Para levantamento bibliográfico das Memórias e também para análise das falas de três sujeitos de pesquisa nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva Realizou-se ainda, uma entrevista semiestruturada com cada sujeito, com a finalidade de coletar dados complementares que identificassem fatores considerados pelos mesmos, como importantes na formação para a pesquisa Mediante toda a análise realizada percebemos que as discussões das reuniões têm tratado, principalmente, de questões de ordem metodológica, articulações entre referenciais teóricos e dados e divulgação dos resultados das investigações em diferentes comunidades de pesquisa Além disso, os sujeitos de pesquisa apontam a aprendizagem da pesquisa na participação nas disciplinas do mestrado e do doutorado, no estágio de docência na graduação e, principalmente, nas reuniões do grupo que, segundo os mesmos, constituem um momento de avaliação e aprimoramento das análises realizadas, bem como fornecem apoio e segurança para se tornarem pesquisadores emancipados, o que condiz com a evidenciação, nas Memórias, do discurso da pesquisa orientada e da pesquisa autônoma