Logo do repositório
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o RIUEL
    • UEL
    • Sistema de Bibliotecas - UEL
    • Identidade Visual - Marca RIUEL
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regimento do RIUEL
    • Termo de autorização
    • Modelo de Capa e Normalização
    • Gerador de Ficha Catalográfica
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Nilmaer Souza da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das emissões de dióxido de carbono e impacto econômico da substituição do diesel por biodiesel na geração termelétrica
    Silva, Nilmaer Souza da; Guedes, Carmen Luisa Barbosa [Orientador]; Ralisch, Ricardo; Camara, Márcia Regina Gabardo da; Zapparoli, Irene Domenes [Coorientadora]
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo mensurar o impacto ambiental e calcular o impacto econômico da inserção gradual do biodiesel no diesel de petróleo no processo de geração de energia elétrica em uma usina termelétrica Foi utilizada a metodologia de cálculo teórico da emissão de dióxido de carbono para a determinação do impacto ambiental e a metodologia da formação de preço de combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para a avaliação do impacto econômico Os resultados mostraram benefícios ambientais do aumento da proporção do biodiesel ao diesel de petróleo A utilização do diesel B S18 foi responsável pela emissão de 21784 tCO2, em 213 Os cálculos indicaram que com a utilização do B1 haveria uma redução da emissão de 3,48% de CO2, chegando a 2125 tCO2 O CO2 liberado durante a combustão do biodiesel é absorvido pela fotossíntese, durante o crescimento da biomassa que dará origem ao biocombustível, gerando assim um ciclo de carbono menos impactante ambientalmente do que o do diesel de petróleo O aumento gradativo do biodiesel ao diesel de petróleo permite ainda a redução da emissão dos óxidos de enxofre, cujos gases contribuem para a formação da chuva ácida e comprometem a saúde humana Sob a perspectiva econômica, os resultados mostraram não haver, nos limites e critérios considerados nesta pesquisa, viabilidade econômica para a substituição gradual do óleo diesel pelo biodiesel em proporções maiores que as regulamentadas Os cálculos indicaram que o preço do B1 chega a ser 9,19% maior que diesel de petróleo O preço médio do biodiesel comercializado em 213 foi de R$ 2,132 O preço do biodiesel que viabilizaria a sua utilização em substituição ao óleo diesel B S18 é de R$ 1,8975, isto é, 1,92% menor do que o preço de comercialização de 213 A utilização do B1 ao invés do B S18 aumentaria do custo de aquisição do combustível em R$ 194396,55 ao ano
Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina

Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 | Campus Universitário - Biblioteca Central
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - Paraná
Contatos: e-mail: riuel@uel.br | fone: 43 3371-4409

DSpace Cloud Software copyright © 2023-2025 Digital Libraries Assessoria e Consultoria

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão