Navegando por Autor "Silva, Camila Maria da"
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Item As contribuições de instrumentos de pesquisa na construção do métier de um professor de língua portuguesa em formação inicialSilva, Camila Maria da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: As atividades educacionais têm sido o foco de pesquisas na Linguística Aplicada e, nesse cenário, orientações governamentais são criticamente analisadas, assim como as propostas de intervenção implementadas para a formação inicial de professores nos cursos de Letras Tendo como contexto a formação inicial do professor de Língua Portuguesa , esta Dissertação visa identificar e interpretar as representações dos professores em formação inicial evidenciadas pelos instrumentos de pesquisa investigando o processo da construção das capacidades e do agir docentes do aluno-professor de Língua Portuguesa articulado à disciplina de Estágio Curricular O arcabouço teórico-metodológico utilizado está embasado principalmente em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na engenharia didática (DOLZ, 216; DOLZ, SCHNEUWLY, 24) e nos aportes da Clínica da Atividade (CLOT, 26) A pesquisa de cunho qualitativo está pautada em um estudo de caso e é inserida na área de Linguística Aplicada no campo de formação inicial docente Devido a recortes realizados, um professor em formação inicial aparece como participante-protagonista do estudo enquanto outros alunos-professores compõem o coletivo participane da pesquisa Os dados de pesquisa emergiram de: a) Questionário, b) Planejamento de Miniaula (ORTALE; MARTINS, 27) , c) Implementação de Miniaula e d) Entrevista de Autoconfrontação simples (CLOT, 26:21) Os resultados alcançados possibilitaram a identificação das representações dos participantes da pesquisa quanto à formação inicial e à prática docente e apontam também para os modelos profissionais como elementos que caracterizam o métier do professor em formação inicial Concluimos, portanto, que o contato com o instrumento Entrevista de Autoconfrontação Simples evidenciou como a construção de um agir docente é inacabada e constantemente aperfeiçoada e, por isso, pode e deve ser desenvolvida em parceria com a pesquisa, em especial àquelas que preconizam o ensino como trabalho