Navegando por Autor "Silva, Aline Oliveira Gomes da"
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Item Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais nas licenciaturas de ciências sociais e filosofiaSilva, Aline Oliveira Gomes da; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Franco, Sandra Aparecida Pires; Lima, Thatiana Helena deResumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo de Ação Docente, movida pelo objetivo de investigar possíveis relações e diferenças apresentadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Filosofia, conciliando, para tal, não apenas constructos da compreensão de leitura, mas também estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais A pesquisa foi norteada por contribuições da área da Psicologia Cognitiva, mais especificamente da teoria do processamento de informação Para a geração dos dados, foram utilizados três instrumentos: o teste de cloze para verificar o nível de compreensão de leitura, a escala de avaliação de aprendizagem denominada escala de avaliação de estratégias de aprendizagem (EAVAP-EM) e o inventário de estilos de pensamento revisado (TSI-R2) para análise do estilo intelectual dos estudantes Participaram da pesquisa 552 estudantes oriundos de quatro universidades estaduais e de duas instituições federais localizadas no estado do Paraná, no Brasil Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva Os dados foram organizados em planilha Excel® e submetidos ao método de análise e estatística descritiva e inferencial com base no programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS), versão 22 Os resultados evidenciaram que, no que concerne à compreensão de leitura, o teste de cloze situou a média geral da amostra no nível de frustração Em relação às estratégias de aprendizagem, a amostra pontuou nas subescalas de ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e na de estratégias metacognitivas No que se refere ao estilo intelectual, a amostra total apresentou as maiores médias nos estilos judicial e legislativo, enquanto as menores pontuações incidiram sobre os estilos local e oligárquico Em relação às diferenças entre os cursos em avaliação, destacaram-se como significativos apenas os estilos intelectuais; as ciências sociais evidenciaram pontuação no estilo executivo, enquanto os alunos de Filosofia se destacaram no estilo local Em relação às diferenças entre as séries, os dados apontaram diferença em referência à ausência estratégias metacognitivas disfuncionais e às estratégias cognitivas e em relação ao estilo intelectual Não foram observadas diferenças significativas na pontuação do teste de cloze em relação aos grupos que contavam com disciplinas de produção textual no curso Em referência às possíveis relações entre os constructos, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os estilos e as estratégias Diante da ausência de fonte de pesquisa na área, o presente estudo aponta para a necessidade de mais investigações sobre os constructos nesse temaItem Nome social como política pública nas universidades estaduais do Paraná : coalizões, permanências e persistênciasSilva, Aline Oliveira Gomes da; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Maio, Eliane Rose; Menezes, Celso Vianna Bezerra deResumo: Este trabalho, em seara das ciências sociais, converge sua atenção para as universidades estaduais do Paraná, centralizando seu objetivo em analisar o processo de regulamentação do uso do Nome Social para identificação de gênero envolvendo estudantes de graduação, professores, professoras, servidores e servidoras, com enfoque especial à forma de regulamentação da política em referência na Universidade Estadual de Londrina (UEL), entidade eleita em razão de essa universidade encontrar-se em processo de regulamentação do uso do Nome Social de seu pessoal quando a presente pesquisa foi realizada Diante dessas questões, três perguntas-chave norteiam a Dissertação : como ocorrem as discussões sobre as regulamentações do uso do Nome Social nos diversos espaços das universidades estaduais do Paraná? O que há de especificidades no caso da UEL? Que relações existem entre a política pública do uso do Nome Social com as políticas de permanência estudantil no Ensino Superior do Paraná? Como metodologia, optou-se pelo aporte teórico-metodológico do modelo de Coalizões de Defesa (MCD ou Advocacy Coalition Framework - ACF), buscando analisar como os grupos de atores e de atrizes, constituído por políticos, comunidade científica, militantes, movimentos sociais, docentes, estudantes, servidores técnicos, entre outros, têm se organizado diante da política pública envolvendo o Nome Social no estado do Paraná Como procedimentos de investigação, nesta pesquisa qualitativa, utiliza-se a análise documental, a revisão bibliográfica, os questionários abertos com as atrizes e os atores sociais que já utilizam o Nome Social O estudo parte do pressuposto de que a universidade pública tem papel de destaque na difusão de teorias/práticas legitimadoras de direitos, num constante combate a toda forma de desigualdade, violência e discriminação Estuda-se se a forma como a universidade assume seu papel sociocultural e político pode facilitar ou dificultar o acesso e a permanência de estudantes transgêneros, travestis e transexuais