Navegando por Autor "Santos, Annie Rose dos"
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Item O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distânciaSantos, Annie Rose dos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Costa, Maria Luisa Furlan; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Araújo, Júlio César; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioResumo: Nesta pesquisa, empreendo uma reflexão para interpretar a ação e, por meio dela, o agir do tutor da Educação a Distância (EaD), mediante a identificação das representações construídas sobre seu trabalho nos textos prescritivos das instâncias governamentais, nos discursos de especialistas em EaD e na detecção das representações/reconfigurações e análises dos discursos de dez tutores a distância do curso de Letras a Distância de uma instituição de ensino superior vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Utilizando-me de uma metodologia compreensiva/interpretativa inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 28), objetivei caracterizar o gênero de atividade profissional do trabalho pela linguagem do tutor da EaD, interpretar as representações dos tutores geradas nos textos produzidos por esses profissionais antes, durante e depois da observação da tutoria, buscando dados por meio da utilização dos instrumentos questionário (GIL, 28) e entrevistas de pesquisa (BULEA, 21), assim como os dados das análises da mediação e transposição didática dos objetos de ensino por eles realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma disciplina oferecida a distância O quadro teórico-metodológico adotado tem por base o ISD (BRONCKART, 23; 25), com aportes do Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, [1992] 23), além das contribuições das pesquisas atuais que fazem uso das Ciências do Trabalho, como a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade (CLOT, 27; BUENO, 27) e das Ciências da Linguagem As categorias analíticas empregadas são as provenientes do ISD, complementadas pela Teoria da Atividade e Transposição Didática, e nos procedimentos de análise busquei caracterizar o gênero de atividade de linguagem do trabalho do tutor da EaD Os resultados alcançados permitem entender: a) a representação do agir do tutor a distância como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) o processo de mediação empregado nesse agir, sobressaindo-se a mediação entre os objetos de ensino, docentes e acadêmicos do curso; c) no plano do agir, possibilitaram identificar que os artefatos tecnológicos por eles utilizados são as ferramentas virtuais constantes no AVA e os artefatos simbólicos são os diferentes gêneros textuais mobilizados e o gênero de atividade do trabalho da tutoria em EaD Os resultados apontam ainda que as capacidades desenvolvidas para a mediação de suas ações didáticas são as cognitivas, adquiridas mediante os gestos profissionais inerentes e necessários a sua profissão, indicando ainda que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país, considerando que o tutor é o responsável pelo ensino e aprendizagem dos acadêmicos dessa modalidade de ensinoItem Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de casoSilva, Kleber Ferreira da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Santos, Annie Rose dos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Zirondi, Maria IlzaResumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidadeItem A reescrita no ensino fundamental I : o olhar do professor pedagogo sobre o seu agirCampos, Carla Giovana de; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Saito, Cláudia Lopes Nascimento; Santos, Annie Rose dos; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Resultados alcançados na educação fundamental têm suscitado calorosas reflexões de ordem política, social e cultural sobre o fazer, o pensar e o agir relacionado à educação Entretanto, o que acontece na sala de aula? Como os professores das séries iniciais realizam seu trabalho específico relacionado à escrita e reescrita? Que elementos o constituem? Que implicação a relação entre esses elementos gera no trabalho docente? Promover esse debate é buscar possíveis soluções para os problemas e respostas para os questionamentos que envolvem os obstáculos, impedimentos e dificuldades no âmbito efetivo do fazer profissional Na esfera educacional, o trabalho do professor tem sido objeto de pesquisas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 26; 28; DOLZ; SCHNEUWLY, 29) Esse quadro teórico-metodológico dá sua contribuição às investigações quando postula a importância crucial do papel da linguagem para a compreensão da natureza das ações em uma determinada atividade profissional Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer pedagógico mediado por instrumentos materiais e semióticos, o objetivo geral desta pesquisa é o de investigar quais são as figuras interpretativas do agir que constituam pistas das representações de um professor que ministra aulas para o 5º ano do Ensino Fundamental sobre o trabalho com a reescrita de textos dos alunos Para atingir esse objetivo geral a pesquisa apresenta os seguintes objetivos específicos: 1) Verificar quais são as representações de professores sobre seu contexto de trabalho, mais especificamente o trabalho realizado e o processo de revisão e reescrita de textos; 2) Promover, com professores de 5º anos do Ensino Fundamental I, momentos de reflexão, debate e estudo acerca da reescrita nas aulas de língua portuguesa; 3) Propor, coletivamente, possibilidades para a reescrita considerando as particularidades da série, o contexto de trabalho do município e os saberes próprios dos professores pedagogos Os dados emergem de dois momentos da investigação: a) Textos produzidos em questionários pelos participantes da pesquisa b) Textos produzidos oralmente e posteriormente transcritos referentes ao grupo de estudos desenvolvido com os professores colaboradores Os resultados alcançados demonstram que os professores das séries iniciais têm consciência de suas dificuldades no trabalho com o ensino de escrita e, em certa medida, estão dispostos a buscar embasamentos que tornem sua prática A reescrita no Ensino Fundamental I, da rede de educação básica de Cambé, mostra indícios de que começa a ocorrer como um movimento de repensar o texto, mas ainda se mantem presa aos moldes tradicionais de reescrita como correção