Navegando por Autor "Salermo, Renan Luis"
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Item O fantástico nos quadrinhos : interações semióticas e leitura na escolaSalermo, Renan Luis; Limoli, Loredana [Orientador]; Portela, Jean Cristtus; Silveira, Ana Paula Pinheiro da; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Lima, Sheila OliveiraResumo: Esta tese tem o objetivo de constatar como a significação do tema fantástico é fomentada pelos quadrinhos experimentais e seu potencial de instaurar dinâmicas de leitura diferente das mais programadas, como as que são comumente empregadas no ensino-aprendizagem de leitura Diante disso, nossa pergunta norteadora é: como seria a disposição da narrativa fantástico nos quadrinhos experimentais e quais as diferentes dinâmicas de leitura que podem ou não distinguir das já adotadas nos ambientes da escola? Sendo assim, a atenção desta pesquisa está voltada para investigar como o efeito do insólito é produzido discursivamente, contando com traços de experimentalismo que refazem o ritmo mais frequente de leitura dos quadrinhos Ao sugerir novos roteiros de interação, os quadrinhos experimentais parecem não corresponder aos regimes de sentido implementados no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, por exemplo A base teórica adotada nesta investigação foi o instrumental da Semiótica greimasiana, com o seu potencial metodológico de investigar como o sentido se organiza para dizer aquilo que diz Além do método canônico de leitura Semiótica, adotamos os desdobramentos da Sociossemiótica de Eric Landowski, que dispõe de um instrumental capaz de pormenorizar as interações de sentido dos sujeitos na leitura dos quadrinhos experimentais fantásticos e as interações estabelecidas na leitura dos quadrinhos na escola Os corpora da pesquisa correspondem a dois quadrinhos, o primeiro, Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente, de Lourenço Mutarelli, publicado em 211, e Campo em Branco, de Emilio Fraia e Dw Ribatski, publicado em 213, além dos documentos oficiais que direcionam as ações educacionais no Brasil Os resultados demonstram que a organização da significação desses quadrinhos e seu sincretismo dinâmico determinam um ritmo de leitura distinto do comumente empregado na interação com os quadrinhos e, assim, desafiam as práticas de leitura assentadas na de sala de aula Com isso, consolidam-se novos e oportunos diálogos teóricos entre a Semiótica e a Escola por meio da leitura do texto sincréticoItem Leitura visual da HQ CachaloteSalermo, Renan Luis; Limoli, Loredana [Orientador]; Cézar, Adelaide Caramuru; Perfeito, Alba MariaResumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhos