Navegando por Autor "Rocha, Marcelo Augusto"
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Item O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) aplicado ao ensino de geografiaRocha, Marcelo Augusto; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Arruda, Sérgio de Mello; Torres, Eloiza Cristiane; Kenski, Vani Moreira; Beline, WillianResumo: O presente estudo investigou as noções de professores de Geografia em formação continuada, a respeito dos componentes do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge) Analisou também em que grau esses professores fazem uso em sua prática docente, desses conhecimentos isolados e combinados Investigou ainda, como se dá o processo de desenvolvendo dos conhecimentos do TPACK entre professores, na formação inicial e continuada Paralelamente, desenvolveu-se uma abordagem de ensino/aprendizagem alicerçada em diferentes teorias educacionais, gerando um contexto pedagógico integrado de conhecimentos para a formação de professores que combina o uso sistemático de instrumentos tecnológicos digitais, com teorias de aprendizagem e conteúdos geográficos Ao tratar da formação docente para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em contextos de ensino e aprendizagem, esclarece-se que essa formação visa à promoção do modelo conceitual TPACK, por meio do desenvolvimento de técnicas pedagógicas integradas ao conteúdo geográfico e a instrumentos digitais, com o auxílio da internet A respeito do método de classificação e análise dos dados, fez-se uso da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (27) Alguns dos resultados alcançados apontam para a necessidade de implementação de disciplinas específicas que tratem das TDIC na formação inicial e de cursos de formação continuada voltados para o ensino de Geografia, sob o viés do TPACK, buscando integrar as habilidades necessárias ao professor hodierno para fazer uso das TDIC vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem A análise aprofundada da forma como os professores se relacionam com as TDIC possibilitou ainda, outros olhares para essa questão, além do viés formativo Como por exemplo, o estado de inércia intelectual em que se encontra uma parte dos professores em exercício na atualidadeItem Contribuições da teoria da atividade : proposições para repensar a natureza do erro no processo de ensino e aprendizagem em geografiaFavarão, Cláudia Fátima de Melo; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Veiga, Léia Aparecida; Lopes, Claudivan Sanches; Rocha, Marcelo AugustoResumo: O objetivo desta pesquisa é repensar da natureza do erro junto a professores do Ensino Fundamental, anos finais, no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, tendo como aporte a Teoria da Atividade de Leontiev, em uma formação docente A pesquisa com abordagem qualitativa, partiu da investigação sobre a natureza do erro de duas professoras de Geografia, sujeitos da pesquisa, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Sertanópolis, norte do Paraná Os instrumentos de coleta de dados empíricos utilizados foram a Observação Periférica, a Entrevista e o Grupo de Discussão, os quais mediaram o relacionamento entre a pesquisadora e os sujeitos pesquisados, permitindo que ambos repensassem o conceito de erro na Geografia Escolar A função principal do Grupo de Discussão foi proporcionar momentos de formação pedagógica e geográfica na perspectiva Histórico-Cultural, mobilizando professores(as) e alunos(as) em sala de aula para entrarem em Atividade A formação docente privilegiou não apenas pensar a respeito dos conceitos geográficos, mas também à prática pedagógica em sala de aula, com adaptação em estudos de Moura (24, 21, 213, 217) Para a análise, ateve-se na forma como organizavam antes do Grupo de Discussão o ensino e a aprendizagem em Geografia, destacando para essa análise três elementos: o sentido pessoal atribuído aos erros, a organização da aula (as ações) e o porquê de ensinar o conteúdo (a necessidade) Os resultados evidenciaram a relevância da sintonia entre a atividade de ensino e da aprendizagem na mobilização dos elementos da Teoria da Atividade, possibilitando encaminhamentos para a compreensão conceitual pedagógica e geográfica docente e consequentemente para seus discentes Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para desvelar o conhecimento conceitual geográfico, contextualizando as relações entre o lugar e o global, tendo como premissa a proposição de uma Geografia mais viva e atuante na sociedadeItem O currículo no ensino de geografia : por uma abordagem humanistaSilva Junior, Haroldo José da; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Rocha, Marcelo Augusto; Hirata, Carlos AlbertoResumo: Ao analisar a problemática que envolve o currículo, constata-se o distanciamento entre a teoria apreendida em sala e os saberes da prática profissional, visto que tal aplicabilidade é questionada frente às novas demandas geradas pela sociedade contemporânea, relativas ao perfil profissional desejado O objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes conceitos de currículo e propor uma abordagem humanista fenomenológica para se pensar e construir o currículo nos moldes contemporâneos, em um momento em que se discute a transformação do currículo em grade para a matriz articulada A metodologia de pesquisa é qualitativa, de revisão bibliográfica, análise documental e descrição interpretativa das percepções sobre o currículo e a formação profissional Um currículo fenomenologicamente construído pode oferecer uma formação diferenciada, plural e aberta às necessidades de trabalho no futuro campo profissional, este cada vez mais incerto Como resultados desta pesquisa, espera-se contribuir com a ampliação de ideias acerca da necessária proposição de uma base curricular que valorize a formação integral da pessoa, centrado na experiência vivida, o «mundo da vida» de cada estudante-futuro profissional, proporcionando um olhar crítico e reflexivo da sociedade e do meio em que viveItem Espacialização de riscos : análise de indicadores de doenças respiratórias, hipertensão e diabetes na zona norte de LondrinaFerrari, Heitor Petinari; Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]; Rocha, Marcelo Augusto; Pereira, Adriana Castreghini de FreitasResumo: Esta pesquisa busca analisar e avaliar as condições de saúde da população de crianças e idosos residente na Zona Norte da cidade de Londrina Foi estudado desde o surgimento da Geografia da Saúde até a criação do Sistema Único de Saúde no Brasil Como metodologia foi realizado um mapeamento de indicadores de saúde da região estudada Esses indicadores, guardados num banco de dados, antes utilizava-se o SIAB e atualmente utiliza-se o E-sus, mostram as doenças típicas da faixa etária estudada Foi considerado também neste estudo, as variações sócio demográficas que influenciam diretamente nas condições de saúde da população, além do nível de instrução, condições sanitárias, entre outros Foi realizado uma discussão referente a utilização do termo de território na concepção da saúde Como resultados, obteve-se a espacialização dos indicadores de saúde, juntamente com a interligação com a saúde pública e compreensão de sua importância para realizar um planejamento de ações voltadas para a melhoria do bem-estar da populaçãoItem O trabalho de campo em periódicos da área de ensino de ciências : categorização e tipologiaRocha, Marcelo Augusto; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Lorencini Junior, Álvaro; Mendonça, Francisco de AssisResumo: Buscou-se aliar neste estudo, um tema que fosse suficientemente interessante tanto para a área de Ensino de Ciências, de uma forma geral, como para a Geografia, especificamente Deste modo, a ocorrência deste encontro pode render frutos de ambos os lados, favorecendo o ensino-aprendizagem de diversos conteúdos científicos, por meio das revelações incididas a partir desta análise Pretendeu-se investigar, como vem sendo utilizado os trabalhos de campo no contexto do Ensino de Ciências, identificando quais questões estão sendo levantadas e como elas vêm sendo abordadas, buscando, deste modo, um maior aprofundamento teórico sobre este cenário investigativo, sobretudo no Brasil, por meio dos artigos publicados em periódicos desta área de concentração A elaboração deste estudo se deu em duas fases, sendo que, a primeira, correspondeu ao levantamento e organização dos artigos que tratavam de alguma forma de saídas de campo Utilizou-se como fontes, artigos publicados nos principais periódicos da área 46 (Ensino de Ciências) e de Qualis A e B da CAPES, ano base 27, antes de haverem, as atuais alterações O recorte temporal desta pesquisa compreendeu os anos de 25 a 29, ou seja, os últimos cinco anos de publicações A segunda fase correspondeu à análise desses trabalhos por meio do uso da Análise Textual Discursiva O Capítulo I estabelece diferenciações ou aproximações entre as diversas tipologias encontradas, em relação às saídas de Campo O Capítulo II trata da fundamentação da metodologia utilizada na pesquisa, esclarecendo-a conceitualmente, e explicitando as etapas desenvolvidas tanto para a seleção, classificação e acervo dos artigos, como para a análise dos dados obtidos Já no Capítulo III tem início a categorização, unitarização e análise dos dados Uma das principais conclusões deste estudo é o fato de haver poucos pesquisadores preocupados em teorizar ou mesmo utilizar os trabalhos de campo em sua prática O estudo demonstra ainda que a Geografia vem contribuindo a partir das suas conversas interdisciplinares com as disciplinas de ciências para os trabalhos de campo no ensino Porém, ainda de forma acanhada e muito menos do que poderia, dentro do Ensino de Ciências Isso demonstra o quanto essa área ainda permanece fechada para compreensões e práticas além das usuais da Química, Física e Biologia Espera-se que a elaboração deste estudo surja como uma ação positiva abrindo um leque de novas investigações acerca das inúmeras questões que surgiram ao longo dos processos de observação, desenvolvimento e construção dos resultados, objetivando, dessa forma, o contínuo avanço do conhecimento científico e da qualidade da Educação Científica praticada atualmente nas escolas