Navegando por Autor "Reis, Sandra Gomes de Oliveira"
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Item Identidade profissional do bibliotecário e sua atuação em ambientes não convencionais(2023-01-24) Reis, Sandra Gomes de Oliveira; Bortolin, Sueli; Zaninelli, Thaís Batista; Santos Neto, João Arlindo dos; Valentim, Marta Ligia Pomim; Valls, Valéria MartinO desenvolvimento da ciência, assim como as mudanças ocorridas tanto no fazer do bibliotecário como na melhor forma de utilização dos recursos que estes dominam; são indispensáveis para a compreensão dos caminhos da prática bibliotecária. Assim sendo, é necessário entender e assimilar com melhor exatidão as constantes transformações da área de informação no decorrer dos anos no Brasil. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a identidade profissional do bibliotecário e a sua atuação em ambientes não convencionais. Para isso mapeamos os bibliotecários que atuam nos segmentos/nichos não convencionais existentes no mercado de trabalho, identificando e caracterizando as funções e as atividades exercidas nesses ambientes; verificamos quais elementos se relacionam à sua identidade profissional; sistematizamos os segmentos/nichos não convencionais de atuação do bibliotecário e as competências essenciais para atuar nesses espaços de trabalho. Destacar a atuação desses profissionais se faz necessário com o alvo de entusiasmar os bibliotecários, graduandos e a sociedade quanto a projeção da imagem profissional do bibliotecário. A pesquisa envolveu a caracterização das atividades desenvolvidas por esse profissional em ambientes diferentes dos comumente divulgados. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizamos a abordagem qualitativa, tendo o universo da pesquisa composto de 142 bibliotecários que atuam em espaços não convencionais, destes 58 foram entrevistados e estão distribuídos em segmentos como e-commerce, mercado financeiro, educação, consultorias, gestão do conhecimento e empreendedorismo no âmbito brasileiro e internacional. O método de pesquisa foi a Bola de Neve e a técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa que possibilitou ao entrevistado discorrer sobre sua atuação em ambientes não convencionais. Após os dados coletados utilizamos a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo que demonstrou que os bibliotecários entrevistados atuantes em ambientes não convencionais foram autoafirmando sua identidade profissional conforme sua interação nesses ambientes e suas relações sociais. Concluímos que a compreensão de sua identidade profissional e de suas competências o leva a buscar ambientes não convencionais. Tende a aumentar seu entendimento de que além do local de atuação e do objeto, ele é um bibliotecário e sua autoafirmação o leva a se valorizar e mudar a forma como o outro o vê. Pode ainda mudar o seu espaço de atuação, suas relações sociais e sua autoimagem e, por isso, há a eminente necessidade de trazer luz sobre os profissionais que atuam em ambientes não convencionais.Item Serviços informacionais de acesso livre : um olhar em torno da adesão e uso dos repositórios institucionais da Universidade Tecnológica Federal do ParanáReis, Sandra Gomes de Oliveira; Zaninelli, Thais Batista [Orientador]; Curty, Renata Gonçalves; Vechiato, Fernando LuizResumo: Os Repositórios Institucionais (RI) representam uma solução para a dificuldade de disponibilização da produção institucional por meio do acesso livre e é uma forma de armazenamento de materiais digitais, que podem ser teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, recursos educacionais abertos, artigos, dentre outros materiais Os RI têm a capacidade de manter e gerenciar por longos períodos de tempo e de prover o acesso apropriado à Informação Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a adesão dos pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ao uso do RI A metodologia adotada foi o estudo de caso exploratório, em uma primeira fase foi realizado um grupo de foco com docentes que coordenam a pós-graduação Stricto Sensu no câmpus Londrina com o objetivo de levantar dados que embasaram o questionário respondido por 95 docentes permanentes da pós-graduação Stricto Sensu dos 13 campi da UTFPR Os resultados mostram o grau de conhecimento dos participantes em relação ao acesso livre à informação científica, identificamos o seu comportamento de busca e uso da informação científica e o grau de conhecimento que esses pesquisadores possuem sobre o RI da UFTPR, a respeito de suas utilidades e funcionalidades e quais motivações e impedimentos para o seu uso efetivo, no armazenamento e na divulgação das produções científicas Concluímos que os pesquisadores conhecem os repositórios de forma superficial Isso se justifica principalmente devido a dois fatores: pouco uso ou por ainda, não terem “ouvido falar” sobre Em relação ao conhecimento sobre o acesso livre, mais uma vez, identificamos que é também de forma superficial O que nos leva a destacar a necessidade de ampliar a forma como o repositório é divulgado e também voltar os olhos para o usuário e para o fazer diário do pesquisador, com o objetivo de pensar novas estratégias tanto de divulgação como gestão do repositório