Navegando por Autor "Portes, Melissa Ferreira"
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Item Elementos norteadores do trabalho desenvolvido pelo assistente social na proteção social básica da política de assistência social no município de Londrina-PRCampos, Soraya de Paula Garcia de; Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]; Ortiz, Fátima Grave; Portes, Melissa FerreiraResumo: A Dissertação ora apresentada, refere-se aos resultados da pesquisa desenvolvida na área de Serviço Social, cujo objeto é o trabalho desenvolvido pelo/a assistente social na política de assistência social, no município de Londrina O problema de pesquisa foi analisar os elementos que norteiam o trabalho do assistente social na Proteção Social Básica da Política de Assistência Social O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os elementos que norteiam o trabalho do assistente social na Proteção Social Básica da Política de Assistência Social no município de Londrina/PR Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos metodológicos foram assim propostos: a revisão de literatura, enfatizando as publicações em periódicos na área de Serviço Social, buscando conhecer como os autores vem discutindo esta temática Outro procedimento foi a entrevista com assistentes sociais Por se tratar de pesquisa envolvendo sujeitos, o projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética, parecer: 3145754 Os sujeitos da pesquisa são os assistentes sociais que atuam na política de assistência social, no âmbito da proteção básica, na cidade de Londrina, uma vez que é nesta política que está contratado o maior número de profissionais neste município Para tanto, foi construído o roteiro de entrevista, que foi utilizado para coleta dos dados Os resultados identificados na revisão de literatura indicam que o projeto ético político é um dos elementos norteadores, uma referencia para o trabalho do assistente social Outro elemento destacado relaciona-se a importância das normativas que regulam a profissão para o direcionamento do exercício profissional Outro resultado identificado é a identificação das políticas públicas no âmbito do Estado e a execução dos serviços sociais como elementos cruciais para o norteamento do trabalho do assistente social no campo relativo à política de assistencia social Com a realização da entrevista com os sujeitos destacam-se diferenças na identificação de elementos norteadores Foi verificado que as requisições e demandas da política de assistência social são centrais no trabalho desenvolvido pelo assistente social, assim como, a importância de considerar as condições de trabalho e os conhecimentos mobilizados pelo profissional na realização do trabalho como elementos norteadores no cotidiano profissionalItem O estágio e a supervisão no processo formativo dos assistentes sociais : a centralidade em questãoPortes, Melissa Ferreira; Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]; Ortiz, Fátima Grave; Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva; Battini, Odária; Suguihiro, Vera Lúcia TiekoResumo: Esta tese tem como objeto de estudo o estágio supervisionado no processo formativo dos Assistentes Sociais O problema de pesquisa analisou se o estágio supervisionado, indicado como componente curricular nos PPC’s, tem centralidade na formação dos Assistentes Sociais Para tanto, identificou-se como as Unidades de Ensino reconhecem o estágio supervisionado no Projeto Político Pedagógico dos cursos de Serviço Social A metodologia foi composta por passos metodológicos O primeiro: a revisão de literatura apresentando a profissão e a formação profissional do assistente social, indicando as diferentes concepções de estágio e de supervisão que revelaram as permanências e rupturas O segundo passo foi a pesquisa de campo que foi organizada em dois momentos Primeiro a pesquisa documental através do levantamento online dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Serviço Social das Unidades de Ensino Superior do Estado do Paraná, suas respectivas estruturas curriculares e o regulamento de estágio A segunda fase consistiu em contato via e-mail dirigido às coordenações dos cursos para solicitação dos documentos anteriormente citados e autorização do manuseio Quatro escolas aceitaram participar da pesquisa e passaram a compor a amostra O terceiro passo foi a aproximação com os sujeitos envolvidos no processo de estágio e de supervisão: estagiários, supervisores de campo e supervisores acadêmicos O instrumento definido para a coleta de dados foi a entrevista coletiva com supervisores acadêmicos e estagiários do terceiro e do quarto ano e oficinas com os supervisores de campo Participaram dessa fase 139 estagiários; 12 supervisores acadêmicos e 3 supervisores de campo A pesquisa revelou que a produção de conhecimento existente sobre a temática, pela ausência de tradição de pesquisa, congrega poucos pesquisadores Verificou-se um hibridismo na compreensão do estágio com predominância no entendimento do estágio como treinamento; como o “lugar” do ensino da profissão, a partir da apropriação e desenvolvimento de habilidades e competências profissionais com ênfase no saber fazer instrumental Nas propostas curriculares o estágio é ofertado como componente curricular no formato de disciplina O estágio supervisionado e a supervisão de estágio são tomados como sinônimos, principalmente na forma de apresentação das ementas das disciplinas, indicando também que o estágio não assume centralidade no processo formativo de acordo com a lógica curricular construída pela ABEPSS Embora os projetos pedagógicos dos cursos e os sujeitos entrevistados tomem como referência a direção que está preconizada nas Diretrizes Curriculares, identificou-se que essa preocupação é apenas formal, pois tal hegemonia não aparece em relação à apropriação que os tais sujeitos fazem da concepção de formação profissional, de estágio e de supervisão A potencialidade da supervisão enquanto processo pedagógico e formativo fica subsumida na medida em que ela tem sido conduzida muito mais por um caráter tecnicista, burocrático e imediatista A aproximação da discussão com o estágio explicitou a precarização das condições de trabalho dos profissionais e a fragilização teórico-metodológica da formação profissionalItem Um estudo sobre as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba frente à pandemia(2023-08-14) Costa, Fernanda dos Santos da; Portes, Melissa Ferreira; Torres, Mabel Mascarenhas; Lacerda, Lélica Elis Pereira deA dissertação ora apresentada é resultado da pesquisa desenvolvida na área de Serviço Social, cujo objeto foram as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba - SP. O problema da pesquisa analisou as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba. Para tanto, identificou-se como se deram as condições de trabalho das/os assistentes sociais nos CRAS durante os dois primeiros anos de pandemia. A metodologia foi composta por passos metodológicos, a saber: o primeiro passo foi a revisão bibliográfica sobre a pandemia e as condições de trabalho da/o assistente social nos CRAS. O segundo passo foi a pesquisa de campo, organizada em dois momentos: a pesquisa documental através do levantamento online dos documentos que orientaram o exercício profissional da/o assistente social no contexto da pandemia, e documentos institucionais digitais como primeira etapa da pesquisa. A segunda fase consistiu no contato telefônico com as/os assistentes sociais dos CRAS da prefeitura de Sorocaba, selecionando profissionais que atuaram na ação direta com as/os usuárias/os dos CRAS no período de 2020 a junho de 2022. Apresentou-se a proposta metodológica que seria empregada nos encontros para os 06 (seis) sujeitos que haviam aceitado e acordado com o agendamento para entrevistá-las/os. O terceiro passo metodológico ocorreu por meio da pesquisa envolvendo os sujeitos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista individualizada com as/os profissionais que atuaram na ação direta com as/os usuárias/os dos CRAS no período de 2020 ao primeiro semestre de 2022. Por meio de pesquisa, identificaram-se as condições de trabalho da/o assistente social nos CRAS, em Sorocaba. A pesquisa evidenciou como as condições de trabalho da/o assistente social têm sido impactadas pela nova morfologia do trabalho e pelas contrarreformas do Estado. A revisão bibliográfica e a pesquisa de campo revelaram que a profissão é constituída majoritariamente por pessoas do sexo feminino, e denotou a ordem patriarcal presente na sociedade. Outro resultado apontado foi a sobrecarga de trabalho das/os assistentes sociais potencializada pela pandemia, impondo-lhes uma dupla jornada de trabalho. Verificou-se ainda que o trabalho híbrido limitou as intervenções profissionais, o uso das TICs trouxe prejuízos em relação ao sigilo e intensificou a precarização do trabalho da/o assistente social. Identificou-se que as requisições e demandas impostas pelo empregador tem resultado no adoecimento das/os assistentes sociais. A pesquisa revelou que as/os assistentes sociais são submetidas/os a um conjunto de determinantes que fogem do controle profissional e lhes impõem limites na atuação. O avanço para a condução do trabalho requer estratégias político-profissionais, fortalecimento e alianças junto aos sujeitos coletivos.Item A unidade teórico-prática expressa no exercício profissional dos assistentes sociais da região de Presidente Prudente / SPCouto, Eduardo Luis; Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]; Martinelli, Maria Lúcia; Battini, Odária; Rodrigues, Terezinha de Fátima; Portes, Melissa FerreiraResumo: A pesquisa realizada para fins de obtenção de título de doutor tem como objeto de estudo o exercício profissional dos assistentes sociais O problema de pesquisa construído versa sobre as expressões da construção da unidade teórico-prática presentes no exercício profissional dos assistentes sociais Para tanto, analisou-se o processo pelo qual os assistentes sociais, na região de Presidente Prudente, constroem a unidade teórico-prática em seu exercício profissional O percurso metodológico da pesquisa foi constituído em três momentos No primeiro, a revisão de literatura tratou da relação teoria e prática e sua possível configuração como unidade, identificando as particularidades da discussão relacionada à referida unidade A revisão de literatura ocorreu por meio do levantamento on-line de artigos publicados em periódicos da área do Serviço Social que discutiam a unidade teórico-prática no exercício profissional O segundo momento se deu por meio de pesquisa de campo, com assistentes sociais que atuam na região de Presidente Prudente – SP A aproximação ocorreu por contatos telefônicos e de aplicativos de mensagens instantâneas, para efetivar o convite a participar da pesquisa Após o processo de aproximação aos sujeitos, foi enviado o questionário on-line, via plataforma Google Docs Foram enviados 151 questionários e obtidas 113 respostas O terceiro momento, por fim, foi a realização de entrevistas com 1 sujeitos, com o objetivo de conhecer e entender o modo como os assistentes sociais pensam e constroem as relações teórico-práticas Verificou-se que os profissionais, na operacionalização de políticas públicas e na atenção aos usuários, apresentam uma extensa gama de ações operacionalizadas no seu cotidiano profissional Respondem, também, a requisições e demandas majoritariamente vinculadas aos interesses e às necessidades institucionais dos espaços onde operacionalizam seu trabalho Na execução e no planejamento de suas ações profissionais, os assistentes sociais pesquisados entendem e consideram como determinantes do seu exercício profissional os conhecimentos das normativas das políticas públicas e sociais nas quais se inserem profissionalmente, bem como os conhecimentos para fundamentação do trabalho profissional e os conhecimentos acerca da realidade social na qual se inserem como trabalhadores Obtivemos, como achados da pesquisa, a construção da relação e da unidade teórico-prática a partir de três elementos: estabelecendo a referida relação a partir do ponto de vista pragmático; estabelecendo a partir das normativas legais das políticas públicas e sociais; estabelecendo, enquanto unidade teórico-prática, movimento e contradição entre os conhecimentos e a realidade interventiva