Navegando por Autor "Portes, Lorena Ferreira"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A formação de trabajadores sociales na una: um estudo sobre o ensino do trabajo profesional(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-25) Neri, Filipe Silva; Torres, Mabel Mascarenhas; Portes, Lorena Ferreira; Silva, José Fernando Siqueira da; Silva, Maria Geusina daResumo: O estudo em tela apresenta sínteses da pesquisa cujo objeto é a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. O objetivo é conhecer como se estrutura e se desenvolve o ensino do trabajo profesional na formação profissional de trabajadores sociales Universidad Nacional de Asunción. Para tanto, partimos de um estudo de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura. Assim, por tratar-se de uma pesquisa de fonte documental, analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social; e a proposta pedagógica expressa no plan/programa e na malla curricular da universidade pesquisada. Essa pesquisa documental foi acompanhada por revisão de literatura, privilegiando os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de nova proposta curricular a partir de 2015. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. A partir da sistematização das informações contidas no plan currucular nos programas de estúdios e na malla curriculare, foi possível identificar que a formação profissional se direciona a objetivos e a um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que a Malla Curricular expressa componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social. Foi possível evidenciar que as asignaturas remetem a importância de uma formação em movimento, em constante processo de avaliação; focada nos fenômenos sociais e nos desafios vivenciados pelos/as trabajadores sociales. Observamos ainda que a formação profissional vem sendo associada ao exercício profissional, às condições objetivas de trabalho, às exigências postas pelas políticas sociais, reafirmando a indissociabilidade entre a tríade formação, investigação e intervenção. Abstract: The study on screen presents summaries of research whose object is the profesional training of trabajadores sociales in Paraguay. The objective is to know how the teaching of profesional work is structured and developed in the profesional training of social workers at Universidad Nacional de Asunción. For that, we started from a study with a qualitative approach through documental research and literature review. Thus, as this is a research with a documentary source, we analyze the laws and regulations that guide higher education in Paraguay; the training process in social work; and the pedagogical proposal expressed in the plan/program and in the curriculum of the researched university. This documental research was accompanied by a literature review, privileging the Paraguayan authors who discuss both the process of socio-historical constitution of the Paraguayan State and the higher education policy, as well as the social work in the country studied. We identified that training began to be regulated from a critical perspective from the 2000s onwards, with the creation of laws and regulations, such as the code of profesional ethics, the law that regulates the profession and the implementation of a new curricular proposal from 2015 Another aspect identified is that profesional training also responds to the needs posed by the development and contradictions of capitalism. From the systematization of the information contained in the curriculum plan in the studio programs and in the curriculum malla, it was possible to identify that profesional training is directed towards objectives and a profile to be formed. Regarding the objectives, we highlight those related to the analysis of social life; to the knowledge that supports the training; the skills; technical-operative and theoretical-methodological instruments; ethics; and the implementation of social policies. Regarding the profile to be formed, the direction is centered on the interpretation of the social question; in the elaboration of intervention proposals; and profesional skills. We also consider that the Curricular Mall expresses components linked to profesional work; the fundamentals of Social Work; and understanding of social life. It was possible to show that the signatures refer to the importance of training in motion, in a constant process of evaluation; focused on social phenomena and challenges experienced by trabajadores sociales. We also observed that profesional training has been associated with profesional practice, with objective working conditions, with the demands posed by social policies, reaffirming the inseparability of the triad training, investigation and intervention. Resumen: El estudio en pantalla presenta resúmenes de investigaciones cuyo objeto es la formación profesional de los trabajadores sociales en Paraguay. El objetivo es conocer cómo se estructura y desarrolla la enseñanza del trabajo profesional en la formación profesional de los trabajadores sociales de la Universidad Nacional de Asunción. Para ello, partimos de un estudio con enfoque cualitativo a través de investigación documental y revisión de literatura. Así, por tratarse de una investigación con fuente documental, analizamos las leyes y reglamentos que orientan la educación superior en Paraguay; el proceso de formación en trabajo social; y la propuesta pedagógica expresada en el plan/programa y en el currículo de la universidad investigada. Esta investigación documental estuvo acompañada de una revisión bibliográfica, privilegiando a los autores paraguayos que discuten tanto el proceso de constitución sociohistórico del Estado paraguayo y la política de educación superior, como el trabajo social en el país estudiado. Identificamos que la formación comenzó a regularse desde una perspectiva crítica a partir de la década de 2000, con la creación de leyes y reglamentos, como el código de ética profesional, la ley que regula la profesión y la implementación de una nueva propuesta curricular a partir de 2015. El aspecto identificado es que la formación profesional responde también a las necesidades que plantea el desarrollo y las contradicciones del capitalismo. A partir de la sistematización de la información contenida en el plan curricular en los programas de estudio y en el currículo malla, se pudo identificar que la formación profesional se dirige hacia unos objetivos y un perfil a formar. En cuanto a los objetivos, destacamos los relacionados con el análisis de la vida social; al conocimiento que sustenta la formación; las habilidades; instrumentos técnico-operativos y teórico-metodológicos; ética; y la implementación de políticas sociales. En cuanto al perfil a formar, la dirección se centra en la interpretación de la cuestión social; en la elaboración de propuestas de intervención; y habilidades profesionales. También consideramos que el Mall Curricular expresa componentes vinculados al trabajo profesional; los fundamentos del Trabajo Social; y comprensión de la vida social. Se pudo evidenciar que las firmas hacen referencia a la importancia de la formación en movimiento, en un constante proceso de evaluación; centrado en los fenómenos sociales y los desafíos que viven los trabajadores sociales. También observamos que la formación profesional ha sido asociada a la práctica profesional, a las condiciones objetivas de trabajo, a las exigencias planteadas por las políticas sociales, reafirmando la indisociabilidad de la tríada formación, investigación e intervención.Item A concepção de democracia no serviço social brasileiro pós - 1980Felix, Lourival Souza; Silva, Cláudia Neves da [Orientador]; Colmán Duarte, Evaristo Emigdio; Portes, Lorena FerreiraResumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar a concepção de democracia no Serviço Social brasileiro a partir da década de 198, cujo núcleo encontra-se na discussão da democracia como único caminho para o socialismo no Brasil e de seu desenvolvimento posterior Para isso, buscou-se examinar as revistas Serviço Social e Sociedade, Cadernos ABESS e Revista Inscrita para inferir a concepção de democracia que destacou-se com as vanguardas da profissão nas quais evidenciou que ao longo das décadas pesquisadas a própria concepção de democracia foi dando lugar à defesa da democratização a medida que consolidou o processo de transição democrática Foi possível verificar também que a democracia forjada no interior da profissão estava vinculada aos diversos movimentos sociais nas décadas de 198 e 199, posteriormente concluiu seu ciclo com o governo democrático e popular, o que levou a críticas por parte da própria vaguarda da profissão Nesse sentido, tanto a formulação da democracia posta como único caminho para construir o socialismo no Brasil como a defesa da democratização demonstrou sua inviabilidade em romper com a propriedade privada capitalistaItem O currículo na constituição de conhecimentos e habilidades para intervenção dos assistentes sociais formados pela UELBarreiros, Luciene Aparecida; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Portes, Lorena FerreiraResumo: A pesquisa aqui apresentada se refere aos conhecimentos e habilidades para a intervenção dos assistentes sociais no Currículo do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) O objetivo da pesquisa é o de aferir a compreensão dos assistentes sociais, formados em Serviço Social na UEL, acerca dos conhecimentos e habilidades para intervir propiciados pelo curso Para tanto, foi necessário reconstituir, no percurso dos diversos Currículos mínimos do Serviço Social, a preocupação pelos conhecimentos e habilidades necessários para intervenção dos assistentes sociais; analisar, nas anteriores e na atual proposta de Formação Profissional do curso de Serviço Social da UEL, a atenção para as necessidades da intervenção profissional; e analisar a relação que assistentes sociais, formados na UEL, estabelecem entre as dificuldades na intervenção profissional e a formação recebida durante o curso A pesquisa é de natureza qualitativa, foi realizada com base na revisão de literatura, na pesquisa documental, utilizando os documentos disponibilizados pela SAUEL e os encontrados no site da instituição e, na pesquisa de campo, através de entrevista semiestruturadas com professoras que participaram do processo de revisão curricular e implementação do Currículo em vigência e também com os egressos de 29-218 Os resultados alcançados evidenciam que a apropriação dos estudantes durante o curso se concentra nos conhecimentos teóricos e normativos, ficando as habilidades interventivas num plano secundário, embora houvesse uma grande preocupação da escola em equilibrar conhecimentos e habilidades interventivasItem Os fundamentos ídeo-políticos da direção social que orienta a formação profissional em serviço social no Brasil : a apreensão de assistentes sociais docentes que atuam em escolas paranaensesPortes, Lorena Ferreira; Alves, Jolinda de Moraes [Orientador]; Torres, Mabel Mascarenhas; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán; Silva, José Fernando Siqueira da; Tonet, IvoResumo: A formação profissional em Serviço Social no Brasil orientou-se por distintos projetos formativos que expressaram direções sociais particulares na trajetória sócio- histórica da profissão Tendo como finalidade analisar a direção social da formação profissional em Serviço Social no contexto contemporâneo, partindo do projeto profissional aprovado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS em 1996, explicita-se os fundamentos ideo-políticos desta direção social orientadora, apontando que esta direção expressa-se por uma perspectiva reformista em dois aspectos fundamentais: na crença de que a democracia, como princípio fundamental é o caminho para o socialismo; e na defesa de que a profissão de Serviço Social é contraditória, portanto, possui uma dimensão ética e política que, por sua vez, ao estar comprometida com os interesses da classe trabalhadora, tem um papel a cumprir para a emancipação humana O percurso metodológico da pesquisa foi constituído em três momentos organicamente articulados: a) revisão de literatura; b) pesquisa documental; c) pesquisa de campo A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas com dez assistentes sociais docentes que atuam na formação graduada presencial em Serviço Social em escolas paranaenses Buscando sustentação no referencial teórico-metodológico marxiano, foram construídas sínteses aproximativas que possibilitam problematizar a afirmação de que o Serviço Social, e por consequência a formação profissional, possuem um caráter contraditório e uma dimensão política e ética sustentada no compromisso com os interesses da classe trabalhadora Aponta-se, a partir do percurso metodológico traçado e desenvolvido, que no processo formativo de assistentes sociais, um conjunto de saberes formativos devem ser desenvolvidos: os saberes teórico-analíticos; os saberes sócio-políticos e os saberes prático-interventivosItem Projeto ético-político do serviço social e tendências pós-modernas : uma análise da produção dos anais do ENPESS E CBASScarparo, Taiane Cristine de Jesus Garcia; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Portes, Lorena FerreiraResumo: O Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social tem centralidade na identidade profissional, na orientação dos currículos das escolas e é, em grande parte, defendido pelos profissionais, por ser a ele atribuída uma perspectiva crítica de transformação societária O PEP tem como núcleo princípios e valores defendidos e difundidos na categoria profissional, que costumam ser considerados marxistas, mas, alguns desses na verdade consubstanciam tendências pós-modernas A pós-modernidade é um movimento cultural, político e ideológico que se espraiou para todas as áreas da dinâmica da vida social, com formulações que fundamentam o pluralismo metodológico, diversas visões de mundo, fazendo coro com o ideal da diversidade, negando as “metanarrativas” e pregando a harmonia onde impera o conflito Este estudo investiga como se manifestam as tendências pós-modernas no Serviço Social a partir de seu PEP Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica dos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social (ENPESS) e o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) com o objetivo de apurar as interferências das formulações pós-modernas no Projeto Ético-Político do Serviço Social e sua relação com o marxismo Analisamos 48 artigos publicados nos anais congressuais para responder aos objetivos da pesquisa, que ao final apontam como a teoria marxista é falsificada pelas abordagens pós-modernas, que substituem a perspectiva de classes pelas de etnia, gênero e sexualidades e as demandas destes grupos