Navegando por Autor "Molinari, Andressa Cristina"
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Item Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividadeMolinari, Andressa Cristina; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Finardi, Kyria Rebeca; Sforni, Marta Sueli de Maria; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Mello, Diene Eire de; El Kadri, Michele Salles; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidadeItem Entre “Isso é utópico!” e “There are no owners”: modos de agir e interagir de professores em formação sobre Inglês como Língua Franca em um experimento didático formativo(2024-03-28) Elias, Ana Beatriz Beraldo; El Kadri, Michele Salles; Ferreira, Claudia Cristina; Rosado, Leonardo Coelho Corrêa; Molinari, Andressa CristinaO conceito de Inglês como Língua Franca (ILF) tem sido amplamente debatido na comunidade acadêmica, devido à sua complexidade de definição, implicações para o uso e ensino aprendizagem da língua e também em vista de sua inclusão na versão mais recente da Base Comum Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, pesquisas apontam para a necessidade de refletir sobre a perspectiva de ILF na formação inicial de professores (Diniz de Figueiredo; Siqueira, 2021; Gimenez, 2015; Duboc; 2019; El Kadri, 2010a, 2010b, 2013), a fim de preparar futuros profissionais para lidar com questões pertinentes ao ILF na carreira docente. Assim, como objetivo geral, almejamos compreender os posicionamentos e atitudes de dois professores em formação inicial participantes do programa Residência Pedagógica em relação à perspectiva de Inglês como Língua Franca durante suas trajetórias em um experimento didático formativo. Além disso, como objetivos específicos, analisamos os modos de agir e interagir desses professores no processo de construção e negociação de significados sobre ILF. Esta pesquisa é qualitativainterpretativista, se baseia na abordagem sócio-histórica e está fundamentada nas pesquisas de André (2013), Bortoni-Ricardo (2008), Cohen; Manion; Morrison (2007), Denzin (2018), Fairclough (2003), Freitas (2002) e Gil (2002). Os dados foram coletados por meio de seis encontros síncronos conduzidos por três formadoras via Google Meet e as atividades produzidas no Google Classroom por esses dois alunos. Com isso, almejamos responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais são os posicionamentos e atitudes de dois alunos do 4º ano de Letras Inglês e participantes do programa Residência Pedagógica em relação ao conceito de ILF ao longo de um experimento didático formativo? Os dados selecionados para compor o corpus desta pesquisa foram analisados considerando o caráter gradual do fenômeno de aprendizagem e a natureza colaborativa do processo de construção de sentidos e os modos de agir e interagir (Fairclough, 2003; El Kadri, 2014). Como limitação deste estudo podemos citar o contexto remoto em que se deu o experimento, devido à pandemia de Covid-19. Os resultados apontam para a oscilação entre posicionamentos e atitudes favoráveis ou não ao ILF, marcados pelos modos de agir e interagir mais frequentes: compartilhar experiências pessoais (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020), expressar opiniões (El Kadri, 2014), avaliar o tópico discutido (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020), demonstrar abertura para aprender (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020) e, contraditoriamente, demonstrar pouca abertura para aprender.Item Pedagogia deliberativa na formação de professores de inglês : uma experiência no curso de letrasMolinari, Andressa Cristina; Gimenez, Telma [Orientador]; Mateus, Elaine Fernandes; Liberali, Fernanda CoelhoResumo: Tendo por princípio a preparação para a cidadania democrática como parte integrante de uma agenda crítica para a formação de professores, adoto a pedagogia deliberativa com o intuito de explorar o potencial das aulas de língua inglesa para formar professores na perspectiva da educação para cidadania A filiação a essa pedagogia se deu por meio de fóruns deliberativos inseridos como “gênero oral” na disciplina de Compreensão e Produção Oral III, com alunos do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Letras-Inglês em uma universidade paranaense, no ano de 214 A pedagogia deliberativa, associada ao conceito de democracia deliberativa, toma o diálogo deliberativo como uma prática social que possibilita a consideração de diferentes pontos de vista sobre um problema, permitindo aos interagentes contemplar caminhos alternativos para sua superação Nesse modelo de democracia, a linguagem exerce um papel fundamental, pois, por meio de argumentos, busca-se a identificação de um denominador comum para a ação coletiva (DOHERTY, 212; LONGO, 213; MATHEWS, 214) Foi objeto de análise nesta pesquisa um dos três fóruns realizados, sobre o tema “Bullying: how do we prevent it?”, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) identificar os tipos de questionamento argumentativo realizados nas diferentes etapas do fórum deliberativo e por quem foram realizados, de modo a determinar se houve simetria na participação dos alunos; b) verificar se houve diferenças entre os turnos vespertino e noturno no que diz respeito aos questionamentos da professora/moderadora e contribuições dos alunos; c) verificar quais tipos de contribuição foram feitos pelos alunos a partir dos questionamentos que encorajavam elaboração Para a análise dos dados, utilizei as categorias de Liberali (213), em que a ênfase está nos mecanismos de interrogação realizados durante o fórum, e as categorias de Strommer-Galley (27) para verificar se a participação resultante desses questionamentos levou à deliberação Em relação aos tipos de questionamentos que foram realizados nas diferentes etapas do fórum e se houve predomínio de algum participante nos tipos de questionamentos realizados, as análises mostraram que a utilização foi maioritariamente de pedidos de discordância/discordância, que tem menor possibilidade de levar a elaborações, e de questões controversas, que levam à deliberação No tocante aos tipos de contribuição desencadeados por questionamentos que encorajavam as elaborações, temos as explicações, exemplificações e narrações Conclui-se, pois, que a inserção de fóruns deliberativos em sala de aula tem a capacidade de favorecer espaços para diálogos deliberativos, tidos como mais democráticosItem Plataforma “Inglês Paraná”: representações, discursos e ideologias.(2024-03-28) de Deus, Renan William Silva; El Kadri, Michele Salles; Ferreira, Cláudia Cristina; Molinari, Andressa CristinaO objetivo geral desta pesquisa é identificar representações, discursos e ideologias do Estado, assim como representações e discursos de professores em formação inicial e continuada sobre o uso da plataforma educacional “Inglês Paraná”, implementada pela Secretaria de Estado da Educação no Paraná no ensino fundamental e médio. Há como justificativas para este estudo, os poucos trabalhos encontrados sobre o contexto de plataformização do ensino de língua inglesa no Paraná e a intenção de contribuir para uma discussão crítica a respeito da temática. O referencial teórico que embasa essa pesquisa são estudos sobre tecnologia educacional na área de Linguística Aplicada (Coscarelli, 2018; Freitas, M., 2010; Ribeiro, 2020; Baptista, 2014; Sant’ana, 2016) e sobre discursos de ideologias a respeito das tecnologias educacionais (Selwyn, 2014). Esta pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativista, compõe-se de dados gerados a partir de notícias de jornais, de dois grupos focais com os participantes, diários de observação de aulas e um questionário com perguntas abertas sobre a plataforma. Os dados foram gerados pelos instrumentos mencionados aplicados para vinte e sete (30) participantes (graduandos e professores) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto Pibid-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. Os dados foram analisados pelo viés da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) à luz dos referenciais teóricos previamente mencionados. Os resultados apontam para um antagonismo entre as representações e os discursos do Estado e as vozes dos professores em relação à eficácia da plataforma no aprendizado da língua inglesa. Destacamos ainda, como resultado, a identificação de uma visão mercadológica por parte do Estado, que se ancora nas correntes ideológicas do neoliberalismo e libertarianismo, a respeito da educação linguística de nossos alunos e do uso de tecnologias educacionais na educação.