Navegando por Autor "Marson, Marilice Zavagli"
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Item Ensino de inglês e a internacionalização do ensino superior : percepções sobre o Programa "Paraná Fala Inglês" na UELMarson, Marilice Zavagli; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Bizon, Ana Cecília Cossi; Gimenez, Telma NunesResumo: O Programa “Paraná Fala Inglês” (PFI) foi criado em 213 como uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, objetivando capacitar agentes universitários, discentes e docentes das sete Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses para o acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica Tal iniciativa surgiu em um momento de intensificação de políticas públicas para a internacionalização do ensino superior brasileiro Reconhecendo a importância da análise mais sistemática desse contexto, propomos compreender como o PFI pode contribuir para a internacionalização do ensino superior, tendo em vista a percepção dos participantes desta pesquisa (alunos, instrutores e coordenadora do PFI e gestoras da UEL) Para isso, vislumbramos dois objetivos específicos: a) conhecer as percepções dos participantes sobre o PFI e b) discutir o papel de políticas linguísticas para a internacionalização do ensino superior A natureza desta pesquisa é de base interpretativista O conjunto de instrumentos de geração de registros foi composto pelos documentos oficiais que regem o programa (Termo de Cooperação entre SETI e UEL, Projeto Estratégico da SETI/UGF com a UEL e o Projeto de Extensão cadastrado na IES), por questionários aos alunos participantes, à coordenadora e aos instrutores do programa, e por roteiro de conversa com gestoras da IES investigada Os resultados mostraram ser necessário replanejamento nos âmbitos institucional e pedagógico do PFI Esse replanejamento precisa considerar, primeiramente, a ampliação de suas ofertas, seja no âmbito de formas de atendimento às demandas dos diferentes grupos da comunidade acadêmica, seja no âmbito da variedade de línguas estrangeiras No âmbito institucional, a definição de uma política linguística com vistas à internacionalização do ensino superior, articulando as diversas instâncias da universidade, pode orientar as prioridades na formação da comunidade acadêmica em termos de línguas estrangeirasItem Ensino por meio do inglês (EMI) pela perspectiva de inglês como língua franca (ILF): um estudo sobre possibilidades para o desenvolvimento profissional de docentes de pós-graduação stricto sensu da UEL(2023-04-10) Marson, Marilice Zavagli; Gimenez, Telma Nunes; Sarmento, Simone; Calvo, Luciana Cabrini Simões; Furtoso, Viviane Bagio; El Kadri, Michele SallesEsta pesquisa objetiva investigar possibilidades da perspectiva de inglês como lingua franca (ILF) para o desenvolvimento profissional de docentes atuantes na pós-graduação stricto sensu de uma universidade estadual pública, visando ao Ensino por Meio do Inglês (EMI). Os objetivos específicos são: 1) Identificar o papel do inglês nas atividades acadêmicas dos docentes; 2) Verificar se as crenças e ideologias linguísticas dos participantes se aproximam ou se distanciam da perspectiva ILF; 3) Compreender como os docentes se autoavaliam quanto ao inglês com referência a suas experiências de uso e de aprendizagem; 4) Investigar os requisitos apontados pelos participantes como necessários à implementação do EMI na instituição pesquisada; 5) Propor requisitos para desenho de cursos de formação docente para EMI, pela perspectiva de ILF, com foco na reconstrução do conhecimento pedagógico de conteúdo. O motivo pelo foco nesses docentes da instituição é pela maior ocorrência de EMI na pós-graduação stricto sensu (BRITISH COUNCIL; FAUBAI, 2019). A crescente expansão de EMI na literatura se destaca pela visão do campo como estratégia para internacionalização, fundamentado pelo discurso de predominância do inglês na academia. Isso evidencia a necessidade de ressignificação da área, atribuindo diferentes entendimentos e possibilidades, a começar pela formação docente para esse propósito, no qual os profissionais operam segundo suas experiências e convicções, e não a partir de uma formação pedagógica específica. Assim, esta pesquisa instiga debates e questionamentos a esse respeito, com base na lacuna de pesquisa, que se fundamenta pelo EMI concebido como estratégia para internacionalização, levando em conta o pressuposto de importância do inglês na academia, e os efeitos provocados na atuação docente na pós-graduação, o que pode demandar a reconstrução de visões sobre conhecimento pedagógico de conteúdo nesse âmbito. Para isso, faz-se importante a investigação dessa iniciativa por meio da perspectiva de ILF, considerando a abertura no contexto investigado para uma possível contribuição crítica. Assim, este estudo faz uma ponte entre ILF e a concepção de internacionalização crítica, pela influência da internacionalização em EMI e os discursos que permeiam esse processo. As escolhas metodológicas ancoram-se em base qualitativa-interpretativista, por análise de conteúdo como procedimento analítico. O contexto pesquisado é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada com docentes de programas de pós-graduação stricto sensu, além de revisão de literatura e da contextualização de documentos da CAPES e da instituição. Os resultados deste estudo sinalizam a possibilidade de capacitação dos docentes da instituição na perspectiva de ILF, considerando que, em todas as áreas acessadas (Educação Física e Esporte, Exatas, Letras e Ciências Humanas, Tecnologia e Urbanismo, Biológicas, Educação, Comunicação e Artes, Agrárias e Saúde), há visíveis espaços a ser trabalhados e ressignificados por meio dessa visão, de modo a abrir novos caminhos para a prática de docência desses profissionais não somente em EMI, mas em sua atuação como um todo.